Mais um erro de atualização: "Erro interno ao abrir o cache (1)"

Iniciado por Kursch, 26 de Dezembro de 2007, 01:51

tópico anterior - próximo tópico

Kursch

É o seguinte: tava com problemas pra instalar os drivers da Lexmark 1200 Series. Segui este tutorial (https://help.ubuntu.com/community/HardwareSupportComponentsPrinters/LexmarkMultifuncPrinters) e durante o passo 7 apareceu uma mensagem de erro (no momento não lembro qual). Eu a ignorei e continuei o processo, mas ao chegar ao passo 10, não apareceu a mensagem que deveria aparecer (direct z600:/dev/usblp0 "Lexmark  Lexmark X1100 Series" "Lexmark Printer").

Vendo que não tive sucesso, optei por uma solução mais simples. Fui em Sistema -> Administração -> Impressão, e a Lexmark 1200 series apareceu por lá. Ok. Tornei ela com padrão. Apertei uns botões de next, next e next e tudo mais. Fiz o teste de impressão. Deu certo. ÓTIMO!

Só que quando eu vou ao gerenciador de atualizações, aparece a seguinte mensagem:

Não foi possível inicializar as informações do pacote
Um problema impossível de se resolver ocorreu enquanto inicializava as informações do pacote.
Por favor reporte esse erro do pacote 'update-manager' e inclua a seguinte mensagem de erro:
'E:O pacote z600cups precisa ser reinstalado, mas não foi possível encontrar um arquivo para o mesmo.'

E agora? É impossível? Terei que desinstalar e instalar de novo? Não consigo mais fazer nenhuma atualização e consequentemente o pacote Synaptic e o Adicionar/Remover não processam nenhum download. E agora?

Kursch

1) Tentei, no terminal, os seguintes comandos:

sudo apt-get -f update

sudo apt-get -f upgrade

O primeiro funcionou tranqüilo, mas o segundo deu o mesmo erro que aparece nas janelas:

E: O pacote z600cups precisa ser reinstalado, mas não foi possível encontrar um arquivo para o mesmo.

2) Então, tentei um auto-clean:

sudo apt-get -fm autoclean

E novamente um upgrade. Mas ficou na mesma.

3) Joguei a pasta Lexmark na lixeira e tentei o sudo apt-get check. Mesmo problema.

K-23

Tente assim:
Ponha o pacote que está a dar erro na sua pasta pessoal.
Vá a Aplicações --> Acessórios --> Terminal (ou consola)

Depois introduza o seguinte comando:

sudo dpkg -i pacote.deb

onde pacote.deb deve ser substituído pelo nome do pacote. Este deverá estar na sua pasta pessoal, caso contrário o terminal não irá encontrar o pacote. Depois conte se funcionou.
Ajude os desenvolvedores e a comunidade do Ununtu. Teste o Hardy Heron e reporte os bugs.

clcampos

Se o sistema esta falando que o pacote precisa ser reinstalado é porque instalado ele já foi. Experimente então executar o comando abaixo:

sudo dpkg --remove --force-remove-reinstreq nome-do-pacote

Ele remove de forma forçada um pacote do sistema, e acho que pode resolver seu problema.

Esta dica eu tirei do tópico Instalação de Programas no Ubuntu criado pelo André (pinduvoz).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

K-23

Citação de: clcampos online 26 de Dezembro de 2007, 15:50
Se o sistema esta falando que o pacote precisa ser reinstalado é porque instalado ele já foi. Experimente então executar o comando abaixo:

Ele remove de forma forçada um pacote do sistema, e acho que pode resolver seu problema.

Esta dica eu tirei do tópico Instalação de Programas no Ubuntu criado pelo André (pinduvoz).

[]'s

Cristiano

Quando tive um problema igual, essa dica aparecia em todo o lado, porém comigo nunca funcionou. Mas se instalasse o pacote pelo terminal já deixava de dar erro no apt-get, por isso aconselhei a instalar desta maneira.
Ajude os desenvolvedores e a comunidade do Ununtu. Teste o Hardy Heron e reporte os bugs.

Kursch

Citação de: K-23 online 26 de Dezembro de 2007, 13:12
Tente assim:
Ponha o pacote que está a dar erro na sua pasta pessoal.
Vá a Aplicações --> Acessórios --> Terminal (ou consola)

Depois introduza o seguinte comando:

sudo dpkg -i pacote.deb

onde pacote.deb deve ser substituído pelo nome do pacote. Este deverá estar na sua pasta pessoal, caso contrário o terminal não irá encontrar o pacote. Depois conte se funcionou.

kursch@kursch:~$ sudo dpkg -i lexmark/z600cups_1.0-2_i386.deb
(Lendo banco de dados ... 100627 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Preparando para substituir z600cups 1.0-2 (usando .../z600cups_1.0-2_i386.deb) ...
Descompactando substituto z600cups ...
/var/lib/dpkg/info/z600cups.postrm: 2: /etc/init.d/cups: not found
dpkg: aviso - antigo script post-removal retornou erro de estado de saída 127
dpkg - tentando script do novo pacote em vez disso ...
/var/lib/dpkg/tmp.ci/postrm: 2: /etc/init.d/cups: not found
dpkg: erro processando lexmark/z600cups_1.0-2_i386.deb (--install):
subprocesso novo script post-removal retornou código de saída de error 127
/var/lib/dpkg/tmp.ci/postrm: 2: /etc/init.d/cups: not found
dpkg: erro enquanto efetuava-se a limpeza:
subprocesso post-removal script retornou código de saída de error 127
Erros foram encontrados durante processamento de:
lexmark/z600cups_1.0-2_i386.deb

Parece que não deu certo.

[]'s

Cristiano

kursch@kursch:~$ sudo dpkg --remove --force-remove-reinstreq z600cups
[sudo] password for kursch:
dpkg - aviso, ignorando problema porque --force foi habilitado:
O pacote está em um estado grave de inconsistência - você deve
reinstalá-lo antes de tentar uma remoção.
(Lendo banco de dados ... 100626 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Removendo z600cups ...
dpkg: erro processando z600cups (--remove):
z600cups

Kursch

root@kursch:/home/kursch/lexmark# alien -t z600cups-1.0-1.i386.rpm
Warning: Skipping conversion of scripts in package z600cups: postinst postrm preinst
Warning: Use the --scripts parameter to include the scripts.
z600cups-1.0.tgz generated

root@kursch:/home/kursch/lexmark# alien -t z600llpddk-2.0-1.i386.rpm
Warning: Skipping conversion of scripts in package z600llpddk: postinst postrm preinst prerm
Warning: Use the --scripts parameter to include the scripts.
z600llpddk-2.0.tgz generated

Estes foram os erro do passo 7. Mas como foram gerados os arquivos, deixei por isso mesmo.

Kursch

Eu tô pensando em formatar, já que as respostas não solucionaram o problema e ficar sem atualizar o sistema é soda, mas não queria perder as coisas que já configurei. Quais arquivos do sistema devo salvar?

K-23

Citação de: Kursch online 28 de Dezembro de 2007, 00:38
Eu tô pensando em formatar, já que as respostas não solucionaram o problema e ficar sem atualizar o sistema é soda, mas não queria perder as coisas que já configurei. Quais arquivos do sistema devo salvar?
Abra a sua pasta pesssoal e presse Ctrl + H para ver os ficheiros ocultos. Vão aparecer pastas que têm um ponto final antes do nome, essas pastas guardam as suas configurações. Basta copiá-las par algum lado. Depois de formatar e reinstalar, basta voltar copiar esses ficheiros para a sua pasta pessoal.

jamiro

[]'s

Cristiano

Tive o mesmo problema e essa dica funcionou comigo. Valeu Cristiano e André(pinduvoz)!

Abraços,

Jamiro

P.S.: De onde André tirou esse nick?  :)

Kamei Hyoga

Estou revivendo o tópico, pq acabou de acontecer comigo. Também estava tentando instalar o mesmo pacote para minha impressora Lexmark.

Bem, já tentei todos os comandos possiveis e não gostaria mesmo de ter que reformatar todo o sistema.

Quando executo o comando sudo apt-get install -f, rebeco a seguinte msg:

Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Reading state information... Pronto
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  z600cups
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 1 a serem removidos e 2 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso fazer o download de 0B de arquivos.
Depois de desempacotar, 246kB de espaço em disco serão liberados.
Quer continuar [S/n]? y
(Lendo banco de dados ... 108934 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Removendo z600cups ...
dpkg: erro processando z600cups (--remove):
z600cups
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Olhei meu /etc/init.d/ e lá só exite um cupsys

Realmente preciso da ajuda de vcs, pq a última coisa que quero e posso é formatar tudo denovo.

Kamei Hyoga

Acabei de resolver sozinho KKKKKKKKK Coisa de doido mesmo heheheh

Foi só prestar atenção no erro. Ele dizia que o /var/lib/dpkg/info/z600cups.postrm não achava o /etc/init.d/cups, então editei o z600cups.postrm e mudei cups para cupsys. Executei o sudo apt-get install -f novamente e foi removido ^^

Aparentemente está tudo OK agora ^^

bdmstyle

Ola pessoal é meu primeiro post, tava apanhando deste erro consegui resolver de forma simples vai na pasta var/lib/dpkg/info e excluir nomedopacote.* depois mandar atualizar que resolve