Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Iniciado por Hqxriven, 24 de Dezembro de 2007, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

Gunss

@worm83, eu estou tentando no .34  >:(

@galactus eu já tentei com o menuconfig também.

@HQxriven, meu HD novo ta chegando. Ai vou deixar o HD novos com dados pessoas (/home) e o meu atual de 160BG somente para loucuras e insanidades  ;D
Acho que já tomei de uns dias pra cá uns 8 kernel panic e deixei o gnome doido inúmeras vezes.

Agora eu to afim de achar uma config ideal para Folding Home. Vi que usando 100hz e no-prempt tenho um desempenho melhor. Não instalo nenhum driver de vídeo, agora estou atraz de remover o máximo de "lixo" do kernel pelo menuconfig. Agora to vendo se é melhor usar BFS ou CFS. Usar o CFQ ou BFQ tanto faz, o F@H não usa quase nada do disco.

buli

Pessoal, sempre acompanho as novidades deste tópico, mas sempre fico na dúvida sobre postar por que não sou usuário do Ubuntu.

Agora estou experimentando com o 2.6.36 no Debian Lenny. Gostaria saber se tem aí alguem usando o 36, afim de experimentar e trocar idéias.

Aqui vão os patches que estou usando:

Kernel do kernel.org no link:
http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.36.tar.bz2

BFS: 2.6.36-sched-bfs-357-1.patch no link:
http://ck.kolivas.org/patches/bfs/2.6.36/2.6.36-sched-bfs-357-1.patch

Nota: No site de Kolivas tinha outros dois patches:

2.6.36-sched-bfs-357.patch
bfs357-worker_fix.patch

Porém, o 2.6.36-sched-bfs-357-1 é como si fosse aqueles dois juntos.

CK-1: Peguei o broken-out no link:
http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/people/ck/patches/2.6/2.6.35/2.6.35-ck1/2.6.35-ck1-broken-out.tar.bz2

e apliquei todos os patches, exceto:

2.6.36-sched-bfs-357.patch -> porque já tinha aplicado antes.
ck1-version.patch -> porque uso outro esquema de versão.

Notem que patchset do CK para a série 36 inclui um patch novo:

mm-decrease_default_dirty_ratio.patch

que faz isso mesmo, ou seja, reduz o dirty_ratio do valor default de 20 para o novo valor 5.

Isso ai é o básico. Tengo outros patches.

Uma coisa que gostaria saber é se vocês usam alguma série de testes padronizados, para poder comparar resultados da melhor maneira possível.

Hqxriven

Citarmas sempre fico na dúvida sobre postar por que não sou usuário do Ubuntu.

Vc contribuiu muito para o omnislash buli!! Mesmo não sendo usuário do ubuntu sempre me deu uma ajuda nos patches!!

Já falei e falarei novamente, o omnislash não avançaria sem a ajuda da galera e sem a sua ajuda!!

Citarque faz isso mesmo, ou seja, reduz o dirty_ratio do valor default de 20 para o novo valor 5.

Será que para compensar a falta de cache alteraram de forma melhor a latência?? Vou dar uma olhada depois...

CitarIsso ai é o básico. Tengo outros patches.

Isso eu sabia... Vc é o senhor dos patches!! Consegue portar patches que eu considero muito complicados e me ajuda bastante!!  :D
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Gunss

rapaz, buli... Brigadão!  ;D ;D ;D

vou aqui me acabar de encher o kernel de patchs que julgo bons para mim como o "cpufreq-bfs_tweaks.patch"

Vou estudar melhor tudo isso.  ;D :D

worm83

Uma coisa que gostaria saber é se vocês usam alguma série de testes padronizados, para poder comparar resultados da melhor maneira possível.

O que eu faço para testar é apenas usar o sistema. Em um dos testes que fiz, o mouse travava com o virtualbox. Ainda não testei com esse kernel, mas é apenas questão de tempo. Seria interessante algum aplicativo para medir o tempo de carregamento de programas.
Porem ai tbm entra a questão de hardware que difere de um user para o outro.

hiltongil

Então, após algum tempo usando o omni .34 posso fazer algumas considerações.
Como tinha postado em um comentário anterior o desempenho dele apresentou uma melhora perceptível, contudo o uso de memória se comparado com o kernel original é maior. Também notei que utilizando o omni eu tive alguns travamentos quando desconectava minha internet 3g (modem sony ericsson md300) e travava geral só enfiando o dedo e desligando. Utilizando o kernel generic não ocorreu isso. Ainda não tive coragem de compilar um kernel para a máquina só utilizei os debs disponibilizados pelo HQx (mão na roda com certeza). Também acompanhei que não existe uma "receita pronta" para todo e qualquer hardware, mas gostaria de saber se vocês tem algumas indicações para a compilação para um:
Notebook acer aspire 5050-3371
Proc: Turion64, MK-36, 512k cache L2
Video ATI Xpress 1100
1gb de ram 667mhz
hd 80 gb hitachi
SO LinuxMint 9
Antecipo já os agradecimentos a toda e qualquer ajuda.

Gunss

cara, é aquele negócio, podemos falar algumas dicas para o processador, como não usar prempt e sim o voluntary, 300hz, ondemand para um maior aproveitamento da bateria, remover drivers que você não usa. Agora como você mencionou não existe formula pronto, você vai ter que compilar algumas vezes o kernel pra ver qual config encaixa melhor na tua máquina.

Quando ao modem 3G, procura no google patchs para ele, não deve ser difícil de achar

worm83

Alguém ja fez algum teste com sistema 32 e 64 bits na mesma maquina usando o omnislah? Tem uma diferença no desempenho?

vampire_thunder

Citação de: galactus online 22 de Outubro de 2010, 15:02
Citação de: worm83 online 22 de Outubro de 2010, 12:20
Desculpa eu ta enchendo o saco aqui [:p]
.
Mas o que seria esse ureadahead?
E qual a utilidade de habilitar o Debug Filesystem?

O ureadahead serve para acelerar a inicialização do sistema, ele é responsável por iniciar serviços em paralelo para tornar a inicialização mais rápida!  Ele faz uso do Tracers que por sua vez faz uso do Debug Filesystem! Sem isso ele não funciona! O Debug filesystem é um sistema de arquivos que funciona na ram coletando dados do sistema para saber o que está acontecendo! Passou o cartão?   

Resolvi compliar o 2.6.36 e então resolvi também dar uma passadinha aqui  :D
Como vou compilar o kernel do Ubuntu Natty, será que ele já vem com esse patch?
Até então eu achava que o ureadahead era um pacote.

Gunss

Citação de: vampire_thunder online 26 de Outubro de 2010, 23:44
Citação de: galactus online 22 de Outubro de 2010, 15:02
Citação de: worm83 online 22 de Outubro de 2010, 12:20
Desculpa eu ta enchendo o saco aqui [:p]
.
Mas o que seria esse ureadahead?
E qual a utilidade de habilitar o Debug Filesystem?

O ureadahead serve para acelerar a inicialização do sistema, ele é responsável por iniciar serviços em paralelo para tornar a inicialização mais rápida!  Ele faz uso do Tracers que por sua vez faz uso do Debug Filesystem! Sem isso ele não funciona! O Debug filesystem é um sistema de arquivos que funciona na ram coletando dados do sistema para saber o que está acontecendo! Passou o cartão?   

Resolvi compliar o 2.6.36 e então resolvi também dar uma passadinha aqui  :D
Como vou compilar o kernel do Ubuntu Natty, será que ele já vem com esse patch?
Até então eu achava que o ureadahead era um pacote.

o kernel padrão do ubuntu sempre vem com o patch do ureadahead incluso.

O problema é que o programa ureadahead precisa de uma entrada no kernel para funcionar, e essa entrada não existe no kernel vanilla, somente no kernel do ubuntu, por isso a tentativa de anexar esse patch. Com o galactus deu certo, agora comigo......

galactus

Citação de: worm83 online 26 de Outubro de 2010, 01:28

O que eu faço para testar é apenas usar o sistema. Em um dos testes que fiz, o mouse travava com o virtualbox. Ainda não testei com esse kernel, mas é apenas questão de tempo. Seria interessante algum aplicativo para medir o tempo de carregamento de programas.
Porem ai tbm entra a questão de hardware que difere de um user para o outro.

Se você já viu algum dos meus vídeo já viu meu "padrão" de testes!  Também anoto os tempos de boot e presto atenção em questões subjetivas como fluidez do sistema e a maneira que ele se comporta em geral.

Se vocês querem padronizar os testes, tem o Hardinfo que possui 6 testes de Benchmarks, infelizmente quase todos de processador!   Então ia valer muito mais a força bruta do processador do que outros aspectos de uso do sistema!  Ainda vale lembrar do que é mais importante pra você!  É ter um sistema ultra rápido e que funciona com poucas aplicações ao mesmo tempo? Ou um sistema não tão rápido mas que resiste bem a muita carga sobre o sistema sem travar? Daí seus testes mudam de figura também!

Agora, tem o Phoronix Test Suite!  Mas eu não consegui usar aquilo! Tem que instalar uma carrada de dependências pra fazê-lo funcionar!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

Citação de: worm83 online 26 de Outubro de 2010, 23:31
Alguém ja fez algum teste com sistema 32 e 64 bits na mesma maquina usando o omnislah? Tem uma diferença no desempenho?

Tem diferença sim!  Com o 64bits ele aproveita muito melhor o cache!  Abertura e carregamento de fotos e vídeos são mais rápidos no 64bits!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Hqxriven

CitarEntão, após algum tempo usando o omni .34 posso fazer algumas considerações.
Como tinha postado em um comentário anterior o desempenho dele apresentou uma melhora perceptível, contudo o uso de memória se comparado com o kernel original é maior. Também notei que utilizando o omni eu tive alguns travamentos quando desconectava minha internet 3g (modem sony ericsson md300) e travava geral só enfiando o dedo e desligando. Utilizando o kernel generic não ocorreu isso. Ainda não tive coragem de compilar um kernel para a máquina só utilizei os debs disponibilizados pelo HQx (mão na roda com certeza). Também acompanhei que não existe uma "receita pronta" para todo e qualquer hardware, mas gostaria de saber se vocês tem algumas indicações para a compilação para um:
Notebook acer aspire 5050-3371
Proc: Turion64, MK-36, 512k cache L2
Video ATI Xpress 1100
1gb de ram 667mhz
hd 80 gb hitachi
SO LinuxMint 9
Antecipo já os agradecimentos a toda e qualquer ajuda.

Modem 3g e o omnislash batem de frente mesmo... Possivelmente o kernel padrão tem algum patch que desconhecemos ou é um bug do próprio 2.6.34.

Em relação a configuração eu te pergunto:

O que vc procura??

1 - Maior autonomia da bateria

2 - Maior performance com autonomia média

No caso 1 vc teria que provavelmente tirar o BFQ e fazer alguns testes colocando o hz em 100 e sem prempt.

No caso 2 vc teria que utilizar o omnislash e testar várias configs (aí é osso)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

hiltongil

Em relação a configuração eu te pergunto:

O que vc procura??

1 - Maior autonomia da bateria

2 - Maior performance com autonomia média

No caso 1 vc teria que provavelmente tirar o BFQ e fazer alguns testes colocando o hz em 100 e sem prempt.

No caso 2 vc teria que utilizar o omnislash e testar várias configs (aí é osso)
[/quote]

Na verdade não ligo muito para autonomia uso ele praticamente sempre na tomada, o que busco é o máximo de performance possível. Para isso vi que vou ter que colocar a mão na massa e tentar compilar nele mesmo =S. Já aproveitando a deixa, existe aqui no fórum algum "tuto" para os primeiros passos para quem desejar compilar seu próprio kernel?
E desde já agradeço pelas respostas e informações.