Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Iniciado por Hqxriven, 24 de Dezembro de 2007, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

Hqxriven

O kernel depende do hardware também...

Por isso que inicialmente vc teve uma performance diferente nele...

Estou melhorando para que a versão 5.2 tenha algumas mudanças significativas...

Quanto a dica do Sidux elas não saem do sistema mesmo depois do apt-get remove então... vou fazer de outra forma...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

sylvester

Citação de: galactus online 19 de Março de 2008, 08:50
Citação de: sylvester online 19 de Março de 2008, 08:06
Citação de: Servo online 19 de Março de 2008, 07:39
Vou baixar o Sidux e o Debian para testar. Baixei o Vector Linux e tive uma agradável surpresa. Em live ele é bem mais rápido do que  Mint e consome apenas 160 Mb de ram no inicio da sessão :o Acho que vou instalá-lo para testar melhor!
Dizes só 160 ram? :o
Repara no meu debian...

Só 160 mesmo, lembre-se que ele executou um Live-CD com várias facilidades habilitadas! 

E sylvester, 2.5GB de Swap num Debian com 885MB de RAM?!?  :o

Fala sério! Tu roda o quê aí nesse micro? Não está desperdiçando muito espaço com a Swap?
Eu instalo sempre com o particionamento automático, mas realmente é um exagero em swap.
Quanto ao resto... não me tinha aprecebido que ele tinha rodado como live-cd.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

gatohumano

Citação de: Hqxriven online 19 de Março de 2008, 09:31
O kernel depende do hardware também...

Por isso que inicialmente vc teve uma performance diferente nele...

Estou melhorando para que a versão 5.2 tenha algumas mudanças significativas...

Quanto a dica do Sidux elas não saem do sistema mesmo depois do apt-get remove então... vou fazer de outra forma...

o que?era aquilo do autonice?pois eu instalei isso ja desistalei e tenho o nice em 0 excepto no x que esta -10,não da para arranjar?

Hqxriven

Com uma nova configuração com uma performance maior!!!

Aguardem...

EDIT 1 - Dessa vez existirá uma versão em deb do fonte do kernel com os patches já incluídos e não disponibilizarei os patches individuais para evitar problemas (cada problema que eu tenho que resolver... o meu e-mail agradece)

EDIT 2 - Serão 3 pacotes (xaa, xab, xac) que juntos formarão o linux-image e linux-headers.

Mais tarde disponibilizarei os pacotes que formarão o linux-source do omnislash!

EDIT 3 - Mais de 20000 visitas a esse tópico :D

A fusão do omnislash 4.7 + meteor 3.0 = omnislash 3 geração!!

Espero que gostem...
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

roterfuchs

CitarEDIT 3 - Mais de 20000 visitas a esse tópico
Parabéns hqx! se continuar assim vem mais 20000 :D

CitarA fusão do omnislash 4.7 + meteor 3.0 = omnislash 3 geração!!
Ansioso aqui :D hehee e quem sabe não rola no livecd tbm :D

[]'s
Marcio Riccardo
Der Rotfuchs - Echte Füchse (Vulpini)
Ubuntu 9.04 Ubuntu Jaunty Jackalope

ursaosededesangue

Só tenho que dizer que tá ótimo seu kernel, meu pc é que é uma derma...
Sábado fiz a compilação, vc saiu do irc, então compilei 2 kernels até a madruga...
O mint c/ kde também é pesadinho então só sem ter delay, meu sistema agradeçe.
Pena não poder agradecer tomando umas geladas, nem todo mundo é da ZL...
Aguardando seu novo kernel p/ testar(só não tenho tempo de postar os resultados)...

Vamo São Paulo ano do 6-4-4!!!
2011, o ano do Soberano. Uma paixão em preto, branco e vermelho.
Dim terim bebim...
6-3-3

Hqxriven

Omnislash 3 enfim lançado... em breve a versão source em deb...

Hqx

dom diniz

Diz aí Hqxriven!
esse teu kernel ( o Omnislash 2) é realmente incrível, porém parece que não é para mim. Quando instalei ele aqui fiquei com um consumo inicial de +/- 100 M, o que é incrível e significante para as minhas 512 M de ram.
Porém o problema apareceu quando fui instalar o Driver da ATI aqui instalei primeiro manualmente e reiniciei o sistema, quando fui ativar o "driver restrito" ele cobrou um tal de
Citarlinux-restricted-modules-2.6.23-omnislash2-v5.1

desisntalei o driver pelo envy e tentei reinstalar segindo o seu tuto porém quando ou dei o
#patch -i atia.patch
deu a sequencia de mensagens
CitarHunk #1 FAILED at 2409
Hunk #2 FAILED at 3403
Patch unexpecdly ends inmiddle of line
Hunk #3 FAILED at 5354

espero que ajude em alguma coisa :)

(há minha placa é ATI Radeon X300 e meu processador um P4 HT)
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Hqxriven

CitarDiz aí Hqxriven!
esse teu kernel ( o Omnislash 2) é realmente incrível, porém parece que não é para mim. Quando instalei ele aqui fiquei com um consumo inicial de +/- 100 M, o que é incrível e significante para as minhas 512 M de ram.
Porém o problema apareceu quando fui instalar o Driver da ATI aqui instalei primeiro manualmente e reiniciei o sistema, quando fui ativar o "driver restrito" ele cobrou um tal de
linux-restricted-modules-2.6.23-omnislash2-v5.1

Essa questão já foi citada nesse tópico... Eu não compilo os drivers restritos, conforme também está escrito no tópico principal (se eu compilasse seriam 10 horas de compilação :o :o :o :o :o :o :o...)

O consumo inicial aqui é de 77 de ram com nvidia instalada (podia ser menos, mas fui bonzinho!!!!)

Com firefox, kppp conectado + htop dá uns 110 de ram...

Como o meu "amigo e vizinho testador de kernels possuidor de placa ATI" está viajando, acho que é bom vc pedir ajuda de alguém que tem uma placa ATI funcionado com o meu kernel.

Como o Violência.com:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg194202.html#msg194202

Amigo Violência ajuda nóis!!! :D

EDIT 1 - Estou achando que a instalação manual sem patches (a primeira) é que impossibilitou a manual com patches pois os dois escrevem na mesma sessão. Semelhante ao makefile com EXTRAVERSION do kernel que ao usar dois dá hunk failed...
Hqx

Hqxriven

O kernel omnislash 2 tinha como prioridade a fluidez do sistema enquanto o meteor 3 tinha como prioridade a performance.

A fusão dos dois resultou em um kernel bem mais rápido que o meteor 3 e o omni3 trabalha bem melhor com a cache que os outros dois...

Infelizmente dependendo do hardware esse aumento tão alto pode prejudicar acarretando em aumento do processamento e do uso da memória. O lado bom é que podem ser feitas alterações no sysctl.conf a fim de deixá-lo melhor e mais responsivo.

Como não é uma alteração cujo resultado dá o mesmo nível de performance elevado em todas as máquinas cabe a cada usuário descobrir a que mais dá performance e utilizá-la.

A que estou utilizando em um X2 é a seguinte (POSSO MUDAR NO FUTURO):

## Omnislash 3 otimização
#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 5
vm.dirty_ratio = 95
#Diminuir granularidade aumenta a performance, exclusivo do omnislash...
kernel.sched_min_granularity_ns = 20000000
#Melhora de performance, exclusivo do omnislash...
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Percentagem de uso da memória ram antes de usar a swap, exclusivo do omnislash
vm.mapped = 95
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas, pode dar problemas em alguns aplicativos, dependendo do hardware.
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
#Dependendo do hardware as duas dicas abaixo podem ser utilizadas...
#vm.dirty_writeback_centisecs = 3000
#vm.dirty_expire_centisecs = 3000
#Recomendo usar no omnislash a dica abaixo, pode dar problemas em um kernel normal... Valores maiores ou menores podem melhorar a velocidade, depende do hardware, usar um valor como 10000 pode melhorar a performance também, usei 10000 aqui e melhorou o glxgears. Podem ser interessantes o valor 60 ou 10000
vm.vfs_cache_pressure = 10000

Releases dos próximos omnislash acontecerão se forem descobertas falhas de segurança na árvore principal e atendendo a pedidos específicos.

dom diniz

Citação de: Hqxriven online 20 de Março de 2008, 02:18
CitarDiz aí Hqxriven!
linux-restricted-modules-2.6.23-omnislash2-v5.1

Essa questão já foi citada nesse tópico... Eu não compilo os drivers restritos, conforme também está escrito no tópico principal (se eu compilasse seriam 10 horas de compilação :o :o :o :o :o :o :o...)

O consumo inicial aqui é de 77 de ram com nvidia instalada (podia ser menos, mas fui bonzinho!!!!)

Com firefox, kppp conectado + htop dá uns 110 de ram...

Como o meu "amigo e vizinho testador de kernels possuidor de placa ATI" está viajando, acho que é bom vc pedir ajuda de alguém que tem uma placa ATI funcionado com o meu kernel.

Como o Violência.com:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg194202.html#msg194202

Amigo Violência ajuda nóis!!! :D

EDIT 1 - Estou achando que a instalação manual sem patches (a primeira) é que impossibilitou a manual com patches pois os dois escrevem na mesma sessão. Semelhante ao makefile com EXTRAVERSION do kernel que ao usar dois dá hunk failed...
Hqx

blz.
So comentei pq achei q poderia ser util.
Desinstalei o kernel as acho que vou reinstala-lo e seguir mais a risca as instruções e ve se da certo.
qualquer coisa eu comento.
Ah! É um ótimo trabalho e esse seu. É com gente assim que a comunidade Linux alcança conquistas.
valeu pelo link é que um tópico com 38 paginas e mais de 500 postagens tira um pouco o animo de ler tudo  ;D
acho que esse está sendo um dos mais visitados que ja vi em todos os foruns ;D

edit:Quando fui instalar o linux-image-2.6.23-omnislash2-v5.1_i686_i386.deb deu a seguinte seqüência:
Finding valid ramdisk creators.
Using mkinitramfs-kpkg to build the ramdisk.
find: /lib/firmware/2.6.23-omnislash2-v5.1: Arquivo ou diretório inexistente
Running postinst hook script update-grub.

será que foi isso o problema??
PS: conferi o md5 e estava ok.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Hqxriven

Citarblz.
So comentei pq achei q poderia ser util.
Desinstalei o kernel as acho que vou reinstala-lo e seguir mais a risca as instruções e ve se da certo.
qualquer coisa eu comento.
Ah! É um ótimo trabalho e esse seu. É com gente assim que a comunidade Linux alcança conquistas.
valeu pelo link é que um tópico com 38 paginas e mais de 500 postagens tira um pouco o animo de ler tudo  Sem Graça
acho que esse está sendo um dos mais visitados que ja vi em todos os foruns Sem Graça

Para instalar novamente e funcionar perfeitamente é difícil!!! A tag extraversion fica gravada no sistema e até agora não descobri como tirar.

Tente usar a versão 3 e faça manualmente.

Os patches da ATI são os usados pelo sabayon então funcionam na maioria dos casos...

Algumas vezes esqueço que esse tópico é grande... ;D Desculpe...

Alguns resultados do hardinfo no último kernel...

Benchmarks

CPU ZLib
  This Machine  12500.217
  PowerPC 740/750 (280.00MHz)  2150.597408
  Intel(R) Celeron(R) M processor 1.50GHz  8761.604561

CPU Fibonacci
  This Machine  4.042
  Intel(R) Celeron(R) M processor 1.50GHz  8.1375674
  PowerPC 740/750 (280.00MHz)  58.07682

CPU MD5
  This Machine  53.272 (MEU RECORDE!!! Bateu o kernel 24)
  PowerPC 740/750 (280.00MHz)  7.115258
  Intel(R) Celeron(R) M processor 1.50GHz  38.6607998

CPU SHA1
  This Machine  61.519 (MEU RECORDE!!! Bateu o kernel 24)
  PowerPC 740/750 (280.00MHz)  6.761451
  Intel(R) Celeron(R) M processor 1.50GHz  49.6752776

CPU Blowfish
  This Machine  18.897 (MEU RECORDE!!! Bateu o kernel 24)
  Intel(R) Celeron(R) M processor 1.50GHz  26.1876862
  PowerPC 740/750 (280.00MHz)  172.816713

FPU Raytracing
  This Machine  25.938
  Intel(R) Celeron(R) M processor 1.50GHz  40.8816714
  PowerPC 740/750 (280.00MHz)  161.312647

Obrigado!!!

Hqx

kakita

Citação de: dom diniz online 19 de Março de 2008, 23:43
Diz aí Hqxriven!
Citarlinux-restricted-modules-2.6.23-omnislash2-v5.1

desisntalei o driver pelo envy e tentei reinstalar segindo o seu tuto porém quando ou dei o
#patch -i atia.patch
deu a sequencia de mensagens
CitarHunk #1 FAILED at 2409
Hunk #2 FAILED at 3403
Patch unexpecdly ends inmiddle of line
Hunk #3 FAILED at 5354

espero que ajude em alguma coisa :)

(há minha placa é ATI Radeon X300 e meu processador um P4 HT)

Pois o problema é mesmo esse vc nao deveria ter activado
eu aqui tenho um P4 e uma ATI radeon 9600 e nunca ativei o "driver restrito" e tenho o 3d habilitado basta o driver estar em uso vc nao precisa activar
eu tambem tive muitos problemas com drivers da ATI até descubrir essa dica
espero ter ajudado, no meu caso ajudou

Hqxriven

Abra um terminal e digite :

sudo renice -5 -u nomedoseuusuário

sudo renice 5 -u haldaemon

Isso já deve melhorar um pouco...

Citaredit:Quando fui instalar o linux-image-2.6.23-omnislash2-v5.1_i686_i386.deb deu a seguinte seqüência:
Código:

Finding valid ramdisk creators.
Using mkinitramfs-kpkg to build the ramdisk.
Running postinst hook script update-grub.

será que foi isso o problema??
PS: conferi o md5 e estava ok.

Não, isso é normal... vc também pode criar essa pasta se quiser...

EDIT 1 - Sem querer apaguei o arquivo xac do divshare do omnislash3 upando denovo...

EDIT 2 - Arquivo xac funcionando normalmente!!

kakita

Ontem com a saida do omnislash 3 ganhei coragem e instalei o kernel
primeiro desinstalei o driver ati do kernel generic depois reiniciei o computador e desde logo tive um problema já nao iniciava o interface grafico entao pelo recovery mode iinstalei o seu kernel
arranco pelo kernel omnislash e tinha o mesmo problema que o outro nem arrancava a parte grafica, entao entrei no recovery mode e fiz envy -t, para iniciar o envy em modo de texto, tentei instalar o driver ati mas ocorreu um problema
depois disso dpkg- reconfigure xserver-xorg e ficou bom mas não tinha 3d, entao instalei pelo envy mas deu um 2 erros( apareceram tao rapido que nao deu tempo para tomar nota) a dizer que nao encontraram o modulo flgrx.ko no kernel omnislash e a outra dizia tambem algo paracido
Reiniciei o meu computador e depois de passar a tela de login parecia que ia ficar bom mas derrepente tudo ficou branco a unica coisa que conseguia fazer era rodar o cubo e rodava muito mal
Entrei no kernel generic e quando ele tava ligando parou a meio introduziu o modulo flgrx (sem eu dar qualquer comando) e estava tudo como tava antes
Por isso eu axo Hqx que o seu kernel novo nao dá para placas ATI mas fico á espera de mais alguem que tenha placa ATI para saber se con seguiu
um coisa notei o consumo inicial de memoria desceu de 350 para 200