Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2352285 vezes)

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #495 Online: 11 de MAR?O de 2008, 03:16 »
Qual das versões alpha vc está usando???

Neste momento é a 6 visto que costumo fazer update pelo repositorios.

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #496 Online: 11 de MAR?O de 2008, 07:44 »
Hq, e como incluo na compilação o módulo da minha placa de rede? Pois na compilação deixo marcado, mas quando instalo o kernel e dou o boot a minha placa não é reconhecida. Seu módulo é o atl2 .

Offline Violencia.Com

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #497 Online: 11 de MAR?O de 2008, 09:11 »
Hqx meu querido tudo bem?

Antes de mais nada obrigado mais uma vez por essa compilação e por ter me avisado, só não postei antes pois queria fazer uma anaize do meu sistema antes e como eu disse, sou um tester bem chato, e agora vou deixar aqui minhas impressões sobre essa sua nova compilação:

A instalação como de costume ocorreu sem maiores problemas, a instalação do driver da ATI tambem aconteceu sem sustos. Com esse novo kernel a responsibilidade do meu micro que já estava boa (comparando com a do Slackware que é meu novo xodó xD) mas agora, dependendo do que vou fazer esta até mais rapido, o sistema não ganhou muito tempo na inicialização por exemplo, mas todo o sistema responde de forma mais rapida, mesmo usando o Amarok (com uma lista de quase 10.000 musicas, e como dizem, dependendo do numero de musicas o Amarok vai ficando mais pesado, mas não posso confirmar isso) alguns programas estão abrindo muito mais rapido, como por exemplo o Gimp, OoWhiter, Firefox e o proprio Amarok.

O sistema totalmente carregado (sem o Compiz-Fusion) ta consimindo assustadores 83 megas (isso é o record dos record´s) e com o Compiz-Fuzion habilitado consome cerca de 120 megas. Falando em Compiz-Fuzion, os efeitos estão mais fluidos, incluindo efeitos pesados como o da agua e o blur.

Meu som travou uma vez, e só percebi depois de quase uma hora de uso quando liguei o som para ouvir musica, mas estranhamente o sistema continuava respondendo como se nada tivesse acontecido, sei que o som travou na inicialização pois a musica travada era a do inicio do kde, mas foi só colocar a opção irqpoll noapic pci=biosirq que tudo voltou a funcionar sem travamentos, falando em opção, uma duvida, porque quando instalamos os deb´s do seu kernel ele retira essas opções mesmos dos outros kernei´s do Grub (tenho todos os kerneis que vc compilou ainda instalados na minha maquina)? Essa opção para mim é importante para mim pois a Bios da minha placa é bugada e da uns paus na atribuição de IRQ´s xD

Ganhei uns 7 frames no Lxdream (ta eu sei que o emu ainda esta em estagio de desenvolviemto inicial, mas observei esse ganho e não poderia deixar de comentar), o Zsnes ta tudo tranquilo, o pSX idem, o Ideas ganhou uns 10 frames (tem jogos que agora rodam a 60 FPS), até o Frets on Fire passa a impressão de estar mais rapido e fluido.

Tenho como sabe um P4 HT e o uso dos processadores fica sempre em 2 a 3% em idle e o primeiro em 100% e o segundo em 70/80% em tarefas muito pesadas (como por exemplo abrir todos esses emuladores e alguns outros ao mesmo tempo ouvindo mp3)

Bom essas são minhas impressões, desculpe não fazer uma analize mais tecnica, mas ando muito sem tempo por causa do trabalho, depois do Sales Meeting dessa semana tudo volta ao normal, ai posso parar um tempo e fazer uma analize bem mais detalhada...

Obrigado mais uma vez HQX por tudo que você esta fazendo por todos que como eu admiram seu trabalho e sua dedicação.

Abraços da familia Lira.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #498 Online: 11 de MAR?O de 2008, 13:16 »
Citar
O sistema totalmente carregado (sem o Compiz-Fusion) ta consimindo assustadores 83 megas (isso é o record dos record´s) e com o Compiz-Fuzion habilitado consome cerca de 120 megas. Falando em Compiz-Fuzion, os efeitos estão mais fluidos, incluindo efeitos pesados como o da agua e o blur.

Tem xfce em outras distros com outros kernels que estão pegando bem mais ram...

Essa série omnislash justamente trabalha nesse ponto que é o uso abusivo de ram pelo sistema com a escolha de patches que ajudam a poupar a memória, mais comandos para diminuir mais.

Quanto ao compiz ficar mais fluido é pq agora o ambiente X (xorg) é executado em tempo real!!! Então o delay caiu...

Citar
Meu som travou uma vez, e só percebi depois de quase uma hora de uso quando liguei o som para ouvir musica, mas estranhamente o sistema continuava respondendo como se nada tivesse acontecido, sei que o som travou na inicialização pois a musica travada era a do inicio do kde, mas foi só colocar a opção irqpoll noapic pci=biosirq que tudo voltou a funcionar sem travamentos, falando em opção, uma duvida, porque quando instalamos os deb´s do seu kernel ele retira essas opções mesmos dos outros kernei´s do Grub (tenho todos os kerneis que vc compilou ainda instalados na minha maquina)? Essa opção para mim é importante para mim pois a Bios da minha placa é bugada e da uns paus na atribuição de IRQ´s xD

Boa pergunta... ainda não sei responder  ;D

Citar
Ganhei uns 7 frames no Lxdream (ta eu sei que o emu ainda esta em estagio de desenvolviemto inicial, mas observei esse ganho e não poderia deixar de comentar), o Zsnes ta tudo tranquilo, o pSX idem, o Ideas ganhou uns 10 frames (tem jogos que agora rodam a 60 FPS), até o Frets on Fire passa a impressão de estar mais rapido e fluido.

Isso é normal!!! Aqui até em vesa eu notei a diferença... eu desmembrei os patches ck e agora só coloco os que acho úteis...

Citar
Obrigado mais uma vez HQX por tudo que você esta fazendo por todos que como eu admiram seu trabalho e sua dedicação.

Obrigado pelo apoio amigo e pela análise!!!

Configuração para os usuários que querem diminuir o processamento e o uso da memória!!!

Como já expliquei a granularidade acaba aumentando o processamento e a memória, mas quem tem uma máquina antiga (ou até atual) pode usar a seguinte config.

#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 10
vm.dirty_ratio = 0
#Melhora de performance
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Usar a swap em somente 10% dos casos
vm.mapped = 90
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10

EDIT 1 - Meu menor consumo de ram e de processamento vendo filme em dvd com nvidia instalada!!!



Olhem só a distribuição de processamento entre os cores (15% e 15,1%) com 89 de ram com a nvidia instalada!!!

Dessa vez usei a config do sysctl acima!!!
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2008, 13:27 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #499 Online: 11 de MAR?O de 2008, 15:15 »
Resolvi dar uma passada rápida aqui para deixar minhas impressões sobre a versão 4.7 do Ominslash 2.6.23 na minha máquina.

Não está bom!  :(

Achei ele mais lento que a versão 4.5 com as configurações do Sysctl da página 32 deste tópico postada pelo Hq, mas estava só no "achismo". Daí resolvi aferir os tempos com meu "cronômetro de precisão".  ;D

Não deu outra, ele é pelo menos 0,3 a 0,6 segundos mais lento que a versão 4.5. Além disso, foi 23 segundos mais lento para Ripar o mesmo DVD dos Incríveis, comparando em relação a versão do Kernel Generic do Ubuntu, que já era o mais lento dos três! É nitidamente mais lento para abrir as aplicações pela primeira vez em relação a versão 4.5. E só consegue no máximo empatar na segunda vez que abre a mesma aplicação, novamente frente a versão 4.5.

Outra coisa, tá forçando bastante a CPU, meu Cooler fica bastante audível com esse kernel mais a configuração sitada da página 32. E mais uma, o consumo de RAM é muito alto também, bate fácil na casa dos 450-500MB! E não diminui depois de algum tempo em que fecho as aplicações como na versão 0-04.

Em resumo, na minha máquina foi um retrocesso! Voltei a usar a versão 4.5 com as configurações do Sysctl do meu post da página 32. Como não estou em casa no momento, não posso postar as configurações usadas. Ainda como análise subjetiva, é mais "gostoso" usar a versão 0-04, parece que o sistema flui mais "mácio". É difícil descrever essas coisas!  :D

Há sim, para não dizer que tudo piorou na versão 4.7. Os Frames para assistir vídeos aumentaram. Nitidamente mais rápida as imagens para assistir ao DVD dos Incríveis. Mas vou comparar com um DVD normal na TV, estou achando que ficou "acelarado" demais. Dá umas falhas em algumas cenas, tipo, uma barra preta na diagonal na troca das cenas, muito ligeiro esse "efeito".

Era isso. Mais tarde vou fazer mais testes com calma e amanhã posto mais comentários.

E sim, eu achei esse comportamento da versão 4.7 muito estranho. Estarei analisando o que pode ter acontecido mais tarde.
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2008, 15:18 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #500 Online: 11 de MAR?O de 2008, 17:09 »
Hqx, no link que outro usuário colocou o kernel omnislash 2.6.23.17 já inclui os patches ou não?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #501 Online: 11 de MAR?O de 2008, 17:50 »
É a granularidade e o dirty ratio... Esses dois dependendo da configuração usada e do hardware fazem as coisas piorar nesse kernel. O 4.7 foi feito para dar maior performance e inclui os mesmos patches da versão 4.5 com diferenças na configuração, a economia aqui tem sido maior que os outros!!

O gatohumano por exemplo notou problemas no uso da memória no 4.5 quando fazia a checagem do ext3 e o uso da ram era maior que o 0.4 e no 4.7 isso foi corrigido.

Estou aguardando mais críticas galactus...

Eu acho que o gatohumano colocou Servo!!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #502 Online: 11 de MAR?O de 2008, 18:10 »
Engraçado nesse ultimo kernel...Eu abro um video com o xine e ele fecha logo em seguida!
Com o kernel padrão do arch nada acontece!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #503 Online: 11 de MAR?O de 2008, 18:48 »
Archlinux é complicado dizer alguma coisa, pois quando vc usa o meu kernel vc na verdade faz um downgrade pois o arch é preparado para ter as últimas versões da maioria dos aplicativos, bibliotecas, etc...

Aqui o Xine funciona (e muito bem)...



Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #504 Online: 11 de MAR?O de 2008, 22:36 »
Hqx, no link que outro usuário colocou o kernel omnislash 2.6.23.17 já inclui os patches ou não?

Sim os patchs ja estão aplicados,pelo que so tens de extrair, configurar e compilar.
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2008, 22:42 por gatohumano »

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #505 Online: 12 de MAR?O de 2008, 00:09 »
achei bem interessante seu tropico mas tenho uma perginta estou utilizado o ubuntu 7.10 AMD64 eu posso esta testando essa sua dica sem problema ???

Jabber:flaviodbz@jabber.org

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #506 Online: 12 de MAR?O de 2008, 08:35 »
É a granularidade e o dirty ratio... Esses dois dependendo da configuração usada e do hardware fazem as coisas piorar nesse kernel. O 4.7 foi feito para dar maior performance e inclui os mesmos patches da versão 4.5 com diferenças na configuração, a economia aqui tem sido maior que os outros!!

O gatohumano por exemplo notou problemas no uso da memória no 4.5 quando fazia a checagem do ext3 e o uso da ram era maior que o 0.4 e no 4.7 isso foi corrigido.

Estou aguardando mais críticas galactus...

Eu acho que o gatohumano colocou Servo!!!

O Granularidade e Dirty Ratio dos infernos!!!  >:(

Servo?

Acredito que isso possa te ajudar, então aqui vão alguns Screen Shots dos serviços rodando com o Kernel 4.7 e o Generic do Ubuntu.

Kernel 4.7









Kernel Generic







O que eu notei com o Kernel 4.7 é que ele colocou "apenas" uns 22 serviços em Real Time!  O Generic do Ubuntu tem dois!

Será que isso também não ajuda na competição de recursos da máquina? Trocando em miúdos, ele fica patinando sem sair do lugar?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #507 Online: 12 de MAR?O de 2008, 13:31 »
Hqxriven , vc já testou esse kernel compilado com o path no debian 4.0?ficou mais rápido do que o  omnislash com o ubuntu?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #508 Online: 12 de MAR?O de 2008, 14:18 »
Citar
achei bem interessante seu tropico mas tenho uma perginta estou utilizado o ubuntu 7.10 AMD64 eu posso esta testando essa sua dica sem problema

Desde que use a config do kernel do próprio ubuntu e faça pequenas alterações funciona... Um colega uns tópicos atrás conseguiu...

Citar
O que eu notei com o Kernel 4.7 é que ele colocou "apenas" uns 22 serviços em Real Time!  O Generic do Ubuntu tem dois!

Será que isso também não ajuda na competição de recursos da máquina? Trocando em miúdos, ele fica patinando sem sair do lugar?

Todos os omnislash tem o patch para colocar em RT... o kamikaze 5 usa RT, o zen usa RT, O Ubuntu Studio tem um kernel TODO RT...

Por causa do voluntary desktop não fica patinando pois apesar de RT os outros processos não são, o que eu acho estranho é que isso só aconteceu na sua máquina...

O omnislash 4.7 é compilado para Pentium III e superiores talvez seja por isso também...

Fiz dois com base em Pentium II para compilar um com otimização nos shedulers e outro não...

http://www.divshare.com/download/4009521-968

http://www.divshare.com/download/4009553-4df

O 5.1 com otimização no sheduler é o que estou usando no momento...

Citar
Hqxriven , vc já testou esse kernel compilado com o path no debian 4.0?ficou mais rápido do que o  omnislash com o ubuntu?

Só o slash que testei no debian e foi um grande aumento...

EDIT 1 - Pelo menos aqui o uso de ram na ripagem de um cd foi menor na versão 5.1...



Só 116 de ram  :o

Em breve um omnislash versão 24...

EDIT 2 - Para os que estão usando a versão 5.1 nesse momento estou usando as seguintes entradas no sysctl...

vm.dirty_background_ratio = 5
vm.dirty_ratio = 95
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
vm.mapped = 66
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.dirty_expire_centisecs = 3000
vm.dirty_writeback_centisecs = 3000

Vou ver se consigo mais tarde alterar alguma coisa e depois posto os resultados...

Hqx
« Última modificação: 12 de MAR?O de 2008, 17:56 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #509 Online: 12 de MAR?O de 2008, 20:54 »
este 5.1 também esta porreiro mas parece estar com tendencia para usar menos ram e mais swap