Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!

Iniciado por Hqxriven, 24 de Dezembro de 2007, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

dtomadon

Citação de: Hqxriven online 19 de Junho de 2010, 20:05
Citarna compilação, tirar o "suporte" para ext3 e 2, e outros sistemas, ajuda a consumir menos ram? ou só efeito placebo?

Vc teria que tirar muito mais para baixar o consumo da ram...

Citação de: teseu online 19 de Junho de 2010, 16:28
Opa! Estou usando o Omnislash 64, tenho em Deb inclusive HQ, se você quiser eu upo naquele mesmo esqueminha..

P/ quem não muda para o 64 bits pela memória ram que o sitema chupa. (eu sou um! heheheh)

Gastando + ou - 180mb ao iniciar, e olha que uso alguns poucos serviços desnecessários no boot, cito o gwibber como um exemplo.

Vc está usando o 1.4.4 rc3??

http://code.google.com/p/kernel-omnislash/downloads/list

A diferença é o cache embutido no ext4  :o

E a config é a mesma que passei??

CitarCompilando o 1.4.4 vou esperar e ver se dá erro na acpi.!!!

Possivelmente vai dar erro então... assim que compilar e o erro aparecer me avisa exatamente a mensagem de erro que vou dar uma olhada...

Uploaded with ImageShack.us

PS: O que mais gostei dessa versão foi o cache! Um absurdo!!! hehehe, ajudou muito aqui.

E Hqxriven , sempre com a razão ,hehehehe deu o mesmo problema .

vou colocar aqui a mensagem porque tá duro de abrir meu gmail

É a seguinte :

Fail in evaluating the _REG object of EC device. Broken bios is suspected.

Mas ainda tenho esperaça..
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Hqxriven

Citarvou colocar aqui a mensagem porque tá duro de abrir meu gmail

É a seguinte :

Fail in evaluating the _REG object of EC device. Broken bios is suspected.

Mas ainda tenho esperaça..

Conversei com o dtomadon e tudo está funcionando normalmente desde a detecção do fan até a temperatura do processador.

Por enquanto vou supor que a mensagem é apenas um alerta e que esta foi retirada do ubuntu assim como outra mensagem aparece aqui!!

Boa noite e Obrigado a todos

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

dtomadon

Quanto ao problema da acpi, se alguém tiver o mesmo problema na hora de compilar o omnislash, sugiro por explicação do Hqxriven notificá-lo para testes e possíveis soluções, Hqxriven valeu pelo bate papo e pelo conhecimento que transmitiu, show seu trabalho.

galactus

A questão do desempenho é um caso complexo. Não só o Kernel é importante, mas outros fatores são ainda mais determinantes no desempenho geral do sistema. Sem dúvida nenhuma você pode ter o kernel mais otimizado do mundo, como no caso do Omnislash aqui que com certeza é um dos mais rápidos, mas se você não tiver um bom trio no seu PC (processador, MEMÓRIA e HD rápidos), não vai adiantar nada ter um kernel otimizado! Sem falar nos outros "agregados": ambiente gráfico, gerenciador de janelas e o sistema de arquivos utilizado! O sistema de arquivos utilizado dá maior impacto no desempenho geral do sistema do que o próprio kernel! Nem de longe querendo desmerecer o trabalho do Hq ou de qualquer outro desenvolvedor de Kernel.

Mas o fato é que a dupla EXt3/EXT4 se preocupam demais com a segurança dos dados em detrimento do desempenho!  É possível ter os dois muito rápidos, mas em detrimento da segurança dos seus dados!  Outro problema é que não existe um sistema de arquivos ideal, depende do uso do sistema!!! É por isso que considero a customização do sistema uma arte!!!! São muitas coisas que você pode mexer, constantes ajustes finos em todo o sistema até você chegar no resultado que você espera! E nisso o Linux dá um banho no Windows! Se você tiver conhecimento, paciência e vontade de colocar a mão na massa, o resultado final é bastante gratificante!

Mas voltando ao assunto do tópico HQ!

Fiz muitos testes ontem a tarde na dupla Bublebee  + kernel 1.4.4!

Descobri que o VirtualBox não deixa eu instalar ou usar as distros na máquina virtual!  Todos reclaman de uma coisa!!! O processador!!!  :-[

Portanto, não será possível refazer o mesmo teste do arauto principal!  Contudo deu para fazer coisa parecida, eu usava o sistema em quanto instalava uma máquina virtual!  Ficou nítido que o principal fator limitante era o Vídeo Onboard, não exatamente ele, mas o driver de vídeo!!!!

Não vou ficar aqui tapando o sol com a peneira, mas o bublebee está com uma instalação em dual boot com o Vista 64bits, e é triste admitir mas o desempenho do Vista 64bits otimizado (sim é possível ter um vista peso leve) foi superior! Principalmente no vídeo, foi um banho!!!! Daí voltamos ao início deste post!   Seu kernel é fantástico, o sistema aguenta muita coisa, mas o driver de vídeo destrói o desempenho do sistema!!! 

Então vejam como uma mudança no hardware fez toda a diferença. A dupla processador fraco mais driver de vídeo fraco pesam demais para usar Gnome com metacity!  Neste caso tenho que procurar mudar de gerenciador de janelas ou ambiente gráfico! E não resolveu fazer alterações no sistema de arquivos também!

Mas fica tranquilo que no que se refere ao kernel em si e ao funcionamento do sistema em geral, está uma beleza. Mesmo fazendo meus testes malucos ele não travou nenhuma vez e nenhum Lag na música! Ouve apenas um lag no vídeo, mas era esperado dada a tamanha carga que coloquei no sistema. Era fácil fazer Atom Dual Core trabalhar a 100% por mais de uma hora!

Outra coisa que não tem haver com o tópico mas para servir de dica!  Quem comprar essa placa de PCware com Atom Dual core instale um Cooler no dissipador do processador!! Eu fiz isso logo depois de ver o processador a 60 graus só com a tela da BIOS aberta!!!!

Fui!!   

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Hqxriven

CitarDescobri que o VirtualBox não deixa eu instalar ou usar as distros na máquina virtual!  Todos reclaman de uma coisa!!! O processador!!!

CitarMas fica tranquilo que no que se refere ao kernel em si e ao funcionamento do sistema em geral, está uma beleza. Mesmo fazendo meus testes malucos ele não travou nenhuma vez e nenhum Lag na música! Ouve apenas um lag no vídeo, mas era esperado dada a tamanha carga que coloquei no sistema. Era fácil fazer Atom Dual Core trabalhar a 100% por mais de uma hora!

Vc sabia que o Atom Dual Core Perde em processador para Celeron 420??  :o :o :o

http://www.anandtech.com/bench/Product/110?vs=74

CitarO sistema de arquivos utilizado dá maior impacto no desempenho geral do sistema do que o próprio kernel!

Com certeza... a maior diferença que houve entre o 1.4.3 e o 1.4.4 foi a otimização que fiz no ext4. Só isso já melhorou bastante!!

CitarPortanto, não será possível refazer o mesmo teste do arauto principal!  Contudo deu para fazer coisa parecida, eu usava o sistema em quanto instalava uma máquina virtual!  Ficou nítido que o principal fator limitante era o Vídeo Onboard, não exatamente ele, mas o driver de vídeo!!!!

Já estou brincando de alterar o xorg na raça, mas isso é para outro post...

CitarNão vou ficar aqui tapando o sol com a peneira, mas o bublebee está com uma instalação em dual boot com o Vista 64bits, e é triste admitir mas o desempenho do Vista 64bits otimizado (sim é possível ter um vista peso leve) foi superior! Principalmente no vídeo, foi um banho!!!! Daí voltamos ao início deste post!   Seu kernel é fantástico, o sistema aguenta muita coisa, mas o driver de vídeo destrói o desempenho do sistema!!!  

Espero que vc tenha tirado o low latency já que ele não tem pique para isso... e também galactus o foco do atom não é performance e sim economia de energia!!

CitarEntão vejam como uma mudança no hardware fez toda a diferença. A dupla processador fraco mais driver de vídeo fraco pesam demais para usar Gnome com metacity!  Neste caso tenho que procurar mudar de gerenciador de janelas ou ambiente gráfico! E não resolveu fazer alterações no sistema de arquivos também!

Já pensou no Kubuntu 10.04?? Qt sempre foi um pouco mais leve...

Obrigado pelo comentário!! Bom Dia!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

galactus

CitarVc sabia que o Atom Dual Core Perde em processador para Celeron 420??  :o :o :o

Hehehehe

Eu sabia que ele era fraco, mas não tão fraco!!!! Por isso que o Mandriva 2010 tava marcando 1h:30min para instalar no virtualBox !!!  ;D ;D ;D

Hq pô, você quer diminuir ainda mais o coitado!!!  :P

É um Atom 330!!!

A coisa melhora um pouco: http://www.anandtech.com/bench/Product/91?vs=74

http://www.anandtech.com/bench/Product/110?vs=74

CitarCom certeza... a maior diferença que houve entre o 1.4.3 e o 1.4.4 foi a otimização que fiz no ext4. Só isso já melhorou bastante!!

Nem me fala! O EXT3/EXT4 padrão usado em todas as distros Linux funcionam com o freio de mão puxado!!! Em todos os videos que postei o sistema de arquivos era o EXT4 tunado!

CitarJá estou brincando de alterar o xorg na raça, mas isso é para outro post...

Vixi!!! Boa sorte!!!!

CitarEspero que vc tenha tirado o low latency já que ele não tem pique para isso... e também galactus o foco do atom não é performance e sim economia de energia!!

Eu sei, eu sei, mas é sempre bom a gente dar uma foraçadazinha nos limites né!!!  :D
Pode deixar, dá próxima vez eu serei mais "comedido" nas opções de compilação! Eu prometo!!!  ::)

CitarJá pensou no Kubuntu 10.04?? Qt sempre foi um pouco mais leve...

Rapaz só concordo com você quando se refere ao KDE3, no KDE4 o QT tá um chumbo!!! Ele é lindo, tem funcionalidades que só o KDE traz para o usuário, mas é pesado. Agora, eu não testei a versão mais nova do KDE4 o 4.4.
O problema como eu disse é o video, e o KDE4 carrega muito no video. Mas com certeza vou tentar com o KDE também.

Bom dia pra você também!

Gunss

galactus

Citação de: Gunss online 20 de Junho de 2010, 13:08
galactus, como assim vc usa o EXT4 tunado?

O EXT3/EXT4 por padrão vem preperados para proteger dados e não ter desempenho. Se você remover as proteções aos dados, o sistema voa!  Só serve para usar em Notebook com bateria ligada ou em um PC com NoBreak! Se houver uma queda de energia seus dados podem ser corrompidos! Então o preço em ter desempenho no EXT3/EXT4 é a segurança dos seus dados!!! Ainda interessado?

Gunss

Citação de: galactus online 20 de Junho de 2010, 14:51

O EXT3/EXT4 por padrão vem preperados para proteger dados e não ter desempenho. Se você remover as proteções aos dados, o sistema voa!  Só serve para usar em Notebook com bateria ligada ou em um PC com NoBreak! Se houver uma queda de energia seus dados podem ser corrompidos! Então o preço em ter desempenho no EXT3/EXT4 é a segurança dos seus dados!!! Ainda interessado?

sim, tenho NoBreak x)
e além do mais, meus dados estão em uma partição ntfs por conta da preguiça de migrar tudo pra partição /home  ::)

galactus

Citação de: Gunss online 20 de Junho de 2010, 14:59
Citação de: galactus online 20 de Junho de 2010, 14:51

sim, tenho NoBreak x)
e além do mais, meus dados estão em uma partição ntfs por conta da preguiça de migrar tudo pra partição /home  ::)

Tá na mão!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,68551.0.html

Andreson Goveia

Aconteceu algo estranho aqui (pela segunda vez),

Estava tudo normal quando derrepente os driver de video parou(mas só desativou os efeitos) e os modulos do virtual box também.
Isso de uma hora para outra.

Edit:
Quando reinicio a maquina volta tudo ao normal. ???

Andreson Goveia

Opa! Estou usando o Omnislash 64, tenho em Deb inclusive HQ, se você quiser eu upo naquele mesmo esqueminha..

P/ quem não muda para o 64 bits pela memória ram que o sitema chupa. (eu sou um! heheheh)

Gastando + ou - 180mb ao iniciar, e olha que uso alguns poucos serviços desnecessários no boot, cito o gwibber como um exemplo.

PS: O que mais gostei dessa versão foi o cache! Um absurdo!!! hehehe, ajudou muito aqui.
Será que vale a pena eu instalar o Ubuntu 64Bits no meu???
Tenho um Pentium Dual Core 2Ghz e 2Gb de ram.

Alyscom

O álcool é o photoshop da vida real

dtomadon

Citação de: Andreson online 21 de Junho de 2010, 01:10

Será que vale a pena eu instalar o Ubuntu 64Bits no meu???
Tenho um Pentium Dual Core 2Ghz e 2Gb de ram.

A princípio o 32 bits é suficiente pra gerenciar sua memória ram de 2 gigas, se aumentar pra 4 aí é necessário 64 bits para gerenciar os 4 gigas de ram. E quanto a memória ram que o sistema puxa na inicialização vai depender dos serviços que estão sendo carregados no boot.

dtomadon

Citação de: Alyscom online 21 de Junho de 2010, 04:20
E a versão 64, quando que sai? ???

Alyscom , não entendi a pergunta se é em relação ao omnislash 64 já uso.

dtomadon@dtomadon-laptop:~$ uname -a
Linux dtomadon-laptop 2.6.34-omnislash1.4.4 #1 SMP PREEMPT Sat Jun 19 19:50:52 BRT 2010 x86_64 GNU/Linux