Gerenciamento de pacotes: RPM x DEB x TGZ

Iniciado por JeffersonX, 29 de Dezembro de 2007, 11:51

tópico anterior - próximo tópico

sylvester

Piras até tem lógica o que disseste mas por exemplo, como explicas a lentidão do apt-rpm do PclinuxOS?
O apt-deb no debian ou no ubuntu é um foguete e o apt do pclinuxos com rpm é uma carroça.
Terá aqui alguma influencia ser deb ou rpm?
Quanto ao opensuse concordo plenamene contigo. O yast é muito mau, mesmo sem o zenworks, já com o smart o ganho em velocidade era notável

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Eunir Augusto

Citação de: sylvester online 02 de Janeiro de 2008, 04:39
Piras até tem lógica o que disseste mas por exemplo, como explicas a lentidão do apt-rpm do PclinuxOS?
O apt-deb no debian ou no ubuntu é um foguete e o apt do pclinuxos com rpm é uma carroça.

cara, eu descobri que a lentidão não é do apt-rpm (q chama apt-get) mas sim dos repositorios do pclos. Eu criei em meu host um repositorio especifico, pra testar, com os pacotes rpm que uso, e apontei pra ele (criei até uma chave de autenticação - éeee ficou bacana  ;)) e com o sistema recém instalado, na hora de atualizar, funcionou bem mais rapido do que aquele repositorio oficial de indiana lá que o pclinuxos tem. na verdade, no synaptic, se desabilitar o primeiro repositorio padrao da distro e habilitar o segundo, e fizer a atualização, ocorre quase o dobro de velocidade, alguem fez esse teste?

o apt do ubuntu faz downloads simultaneos, ao passo que o do pclos faz individual ainda (mas está na versao 2007 - vamos ver na 2008 se vao melhorar ele)

tenho que dar o braço a torcer e reconhecer que os repositorios da canonical sao os melhores que conheço

abraços a vcs todos, amigos ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

Citação de: sylvester online 02 de Janeiro de 2008, 04:39
Quanto ao opensuse concordo plenamene contigo. O yast é muito mau, mesmo sem o zenworks, já com o smart o ganho em velocidade era notável

Bem, caro sylvester, o amigo Eunir respondeu a sua questão. Sempre defendi que a lentidão do APT na PCLinuxOS não se devia somente ao metagerenciador de pacotes, mas, sobretudo, a qualidade dos servidores dos repositórios oficiais. É claro que o apt-get têm sofrido alguns aperfeiçoamentos que dão maior velocidade ao programa. Estou certo de que tais modificações não chegaram ainda ao apt-rpm, adotado pela PCLinuxOS. No entanto, isto não explicava toda a lentidão dos processos de instalação e atualização no apt-rpm.

Recomendo uma experiência muito simples. Todo sabemos que o APT acumula os pacotes deb transferidos para o sistema numa pasta do diretório /var. Se removermos um probrama ou biblioteca e quisermos fazer a instalação novamente é nesta pasta /var que o APT começara a procura do programa ou biblioteca, certo? Então faça o seguinte teste: remova no Ubuntu e no PCLinuxOS um determinado programa, cujo deb esteja já salvo na pasta /var/cache/apt/archives. Se houver muita diferença de velocidade entre os dois processo, o problema então é do apt-rpm mesmo. Estou enganado. Mas se não houver diferença sensível, então o problema é do repositório.