Criar atalho no Gnome para mapear rede

Iniciado por jgama, 21 de Dezembro de 2007, 23:49

tópico anterior - próximo tópico

jgama

Pessoal.

Não estou conseguindo criar atalho no gnome,  quero  criar um atalho no Desktop para  mapear uma pasta do Servidor.

Só consigo criar lançador, mas este não tem a opção de URL.  pra usar o smb://server/pasta

Também tentei copiar da pasta de rede em meus locais de rede e ste não deica copia para o Desktop

Como façao para criar atalhos que tenha a opção de link "inglês"    ou    ligação "português"

Abraço

pinduvoz

Para criar um "link" é só clicar com o direito do mouse no item e escolher "criar link" no menu. Depois de criado o link (na mesma pasta), o nome vai ser "link para ...", mas vc. pode renomear com F2 e mover para onde quiser.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

agente100gelo

Citação de: jgama online 21 de Dezembro de 2007, 23:49
Pessoal.

Não estou conseguindo criar atalho no gnome,  quero  criar um atalho no Desktop para  mapear uma pasta do Servidor.

Só consigo criar lançador, mas este não tem a opção de URL.  pra usar o smb://server/pasta

Também tentei copiar da pasta de rede em meus locais de rede e ste não deica copia para o Desktop

Como façao para criar atalhos que tenha a opção de link "inglês"    ou    ligação "português"

Abraço

Pesquise por mapear compartilhamento Windows pelo /etc/fstab. Faz exatamente isto que você precisa.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

jgama

Na verdade amigo não cria link  e sim criar um atalho que tenha a opção de  URL:   todos os atalhos que encontro aqui no Desktop do Gnome  não tem esta opção.

Talvez eu não esteja conseguindo explicar,  presciso montar  lançado que tenha a opção de colocar o caminho da rede  tipo smb://server/pasta   

O mapeamento pelo fstab e seu fazer, mas como coloco este mapeamento no Desktop para que o usuário só clicar no icone e já mostrar a pasta compartilhada do servidor?

agente100gelo

Citação de: jgama online 22 de Dezembro de 2007, 18:09
O mapeamento pelo fstab e seu fazer, mas como coloco este mapeamento no Desktop para que o usuário só clicar no icone e já mostrar a pasta compartilhada do servidor?

É isto que o mapeamento por fstab faz. Abre-se por exemplo /media/sambaX no lugar de smb://
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Nasruddin

No lançador, ao inves de botar no tipo "APLICATIVO" coloque "LOCALIZAÇÃO".

Pronto. Aí é só botar smb://(ip que vc desejar).

Espero ter ajudado.