Precupado com as versões do Ubuntu !

Iniciado por radsjr, 18 de Dezembro de 2007, 12:20

tópico anterior - próximo tópico

radsjr

Oi amigos, Gostaria de tiras as minhas duvidas em relação ao o Ubuntu e suas novas versões de 6 em 6 meses O problema é simples eu conheci o Ubuntu na versão 6.10 e depois disso estou trabalhando com ele, sou técnico de informática e venho instalando o Ubuntu na maioria de meus clientes.
E as versões do Ubuntu mudam muito de uma pra outra , a minha preocupação é que tenho que sempre a atualizar as versões e muitas vezes dá problemas, gostaria de saber quanto tempo posso ficar com a versão 6.10 ? e  só instalar algumas coisas das versões novas 

fabio_k

se não me engano, cada versão tem assistencia por um ano  ;D

agente100gelo

Eu recomendaria ficar com as versões LTS (Long Term Support). Elas tem dois anos de suporte e tendem a ser mais sólidas. A última é a versão 6.06, a próxima 8.04 será LTS.

Já nas últimas versões (7.04, 7.10) a atualização tornou-se menos problemática se deixado apenas os repositórios padrões do Ubuntu.

Curiosidade: Como está sendo a aceitação dos clientes em relação ao Ubuntu?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Glauco Hass

Eu aconselharia a instalar versões com 6 meses de vida. Sai uma hoje, instale a anterior. Eu acho improvável num ambiente onde se lançam tantas versões considerar todas tão boas quanto foi a 7.04 (Feisty Fawn), que já saiu do forno bem acertada, muito estável e funcional, exceção. Tanto que com a 6.10 e a 7.10 não foi assim, saíram com vários problemas.
Ou então instale as versões LTS (Long Term Support), que terão suporte por dois anos ou dois anos e meio, não lembro ao certo. A 6.06 foi a última LTS e a próxima será a 8.04.

Edit: este fica como complemento ao post acima, já que agente100gelo foi mais rápido :D

-.-

a assistencia é do suporte pago (não sei se atualização de segurança tambem),elas não expiram,pode-se passar 10 anos com a 6.10 por exemplo porém os repositorios com os programas ficam velhos com programas desatualizados,o 6.06 ainda usa firefox 1.5.x enquando o 7.10 usa o 2.0.0.x

o que me preocupa é a linha que o ubuntu ta seguindo de "prazo de entrega" deixando a estabilidade de lado assim como o fedora e Microsoft,enquando o FreeBSD na ultima versão teve no maximo 5 atualizações e nenhuma foi de segurança.


PS:quando ficar mais pró quero testar o FreeBSD \o
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

kErNeL_sCrIpT

#5
Olá radsjr, eu tambem sou Técnico em Informática, eu aconselho a usar as versões LTS como o colega agent100gelo sugeriu.
Eu enfrentei muitos problemas com o Ubuntu Gutsy Gibbon, tive um amigo com os mesmos problemas, eu voltei ao Feisty (que é muito estável pra mim, e nenhum dos meus clientes e amigos tiveram problemas como ele) e vou ficar nele até chegar o Ubuntu Hardy Haron, daí eu testo novamente. Não tive coragem de instalar o Gutsy nem em PCs de clientes nem no de amigos, devido a falta de estabilidade, pois o Gutsy pegou programas - como o Compiz Fusion por exemplo - que ainda estavam em desenvolvimento, isso pode ter sido um dos motivos de tanta instabilidade no sistema.
Mas de qualquer forma, teste o sistema antes de por para os seus clientes, se possível, peça à amigos e parentes para você testar no PC deles e veja como o sistema se comporta em diferentes Hardwares, independente de ter fama de estável/instável. Mas teste tanto com LiveCD quanto instalando no HD, pois o mesmo sistema pode se comportar diferente nos dois casos.
Para servidor, eu usaria uma versão estável e LTS do Ubuntu ou uma versão estável do Debian. Nunca configurei nenhum dos dois como Servidor, mas eu os usaria devido a estabilidade dos mesmos.

koianiskatsi


kErNeL_sCrIpT

#7
Citação de: koianiskatsi online 19 de Dezembro de 2007, 09:24
dapper tem suporte até 2011.

Somente para servidores, para desktops são dois anos de suporte, ou seja, o Dapper tem suporte para desktops até 06/2008, e em servidores até 06/2011.

radsjr

Bom, amigos os clientes estão tendo uma boa aceitação porém tenho tido alguns problemas por ex: tenho um cliente que tem um notebook com web cam integrada que não funciona ainda isso com o 7.10 , tenho clientes com o 6.10 que reclamam do amsn que não tem muitos recurso e é feio e algumas coisa esquisitas que acontecem com a versão 7.10 . 
Mas prefiro instalar o Ubuntu do que o  windows pirata !

Mas a Dúvida é posso instalar programas  das versões novas em versões antigas ?


kErNeL_sCrIpT

#9
Citação de: radsjr online 19 de Dezembro de 2007, 18:58
Bom, amigos os clientes estão tendo uma boa aceitação porém tenho tido alguns problemas por ex: tenho um cliente que tem um notebook com web cam integrada que não funciona ainda isso com o 7.10 , tenho clientes com o 6.10 que reclamam do amsn que não tem muitos recurso e é feio e algumas coisa esquisitas que acontecem com a versão 7.10 . 
Mas prefiro instalar o Ubuntu do que o  windows pirata !

Mas a Dúvida é posso instalar programas  das versões novas em versões antigas ?



1 - Quanto ao Mensageiro Instantâneo, dê uma olhada nisto:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29591.msg172718.html#msg172718

Esse IM suporta Conferência por Áudio/Vídeo (função em desenvolvimente), Winks™ entre muitas outras coisas. Além dele parece que o Skype também faz Conferência por Áudio/Vídeo (não tenho certeza). Se for só para mensagens simples e uma interface gráfica elegante, recomendo o emesene - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14726.0.html

2 - O Gutsy apresenta alguns Bugs realmente, pois pegou (como eu disse anteriormente) programas ainda beta ou recem saídos do forno como por exemplo OpenOffice 2.3, GIMP 2.4.0, Compiz Fuzion e GNOME 2.20.0. Mas acredito que na versão Hardy Haron o sistema vai estar muito mais maduro e estável além de ser uma versõa LTS.

3 - Sobre instalar programas recentes em versões antigas é muito relativo, pois se o(s) pacote(s) do(s) programa(s) forem universais, provavelmente você pode baixar os pacotes DEB que eles funionaram em uma ampla gama de verssões do Ubuntu como o NVU por exemplo, que o mesmo pacote funcina do Dapper ao Gutsy por exemplo. Já outros não, como é o caso do GIMP 2.4.0 em diante somente funciona no Gutsy. Mas você tem ainda a opção de compilar qualquer programa desses em qualquer versão, mas isso toma muito tempo, é complicado, desgastante e perigoso se você não tem experiência com compilação, e com PC de cliente não se brinca :)
Bom, essas são as alternativas básicas. Também, você pode usar o programa alien para converter pacotes de programas em RPM para DEB e instala-los, mas é arriscado e a eficiência pode ser debil.
O ideal mesmo é procurar instalar o que for necessário direto dos repositórios oficiais. Ou se você confia em alguns programas, baixe os DEBs direto do site do programa, ou sigua as dicas do site para adicionar nos repositorios da versão que você esteja usando/trabalhando.
Dois exemplos disso são os progrmas: Deluge - Que tem instaladores para Feisty e Gutsy 32 e 64 Bits -  O outro é o Miro -  que você pode adicionar nos repositórios tando do Feisty como do Gutsy. Mas tudo isso é arriscado, pois vai estar instalando (olha o gerúndio hehehe) programas de terceiros no sistema. Você pode ainda baixar e instalar pacotes DEB de fontes externas como o GetDeb - http://www.getdeb.net/ - Ou GNOME Files  - http://www.gnomefiles.org/
Como disse, o mais indicado é instalar dos repositórios.
Aqui vai um breve resumo em - ordem de segurança - das opções que citei acima:

- Repoistórios oficiais.
- Baixar Pacotes DEB universais ou específicos direto do site do programa.
- Adicionar ao respositório seguindo instrução do site do programa.
- Baixar o código fonte do site do programa e compila-o.
- Baixar pacotes DEB de fontes externas
- Usar o programa alien para converter pacotes RPM em pacotes DEB.

Mas tenha atenção também para as versões 32 e 64 Bits, falando em termos de SO e programas.

Abraço e até mais.