[Resolvido] Mas que coisa estranha na minha instalação...

Iniciado por DaN_Himself, 12 de Dezembro de 2007, 01:34

tópico anterior - próximo tópico

DaN_Himself

Oi gente, como vão?

Olha só que coisa estranha que rolou na minha primeira instalação do Linux em minha vida...
Baixei o CD do ubuntu, chequei MD5, certinho e tal.. dei boot por ele, show... brinquei um pouco para ver como era o sistema e aí particionei o HD pelo gerenciador de partições do próprio Ubuntu, (não lembro o nome dele agora, fica lá na pasta de sistema) pois tenho o XP na minha máquina.
Particionei tudo certinho.. deixei 80gb p/ o Linux, sendo 12gb para /, 1gb para swap e o restante para o /home... Mandei executar a tarefa e pronto, tranquilo...
Aí fui instalar... Depois da parte que ele pergunta se eu quero importar algo de outro sistema (achei estranho que ele não detectou o windows, mas beleza), dei continuar e ele travou ali. Cancelei e iniciei uma nova instalação... dessa vez ele foi de boa e quando chegou no 100% da instalação ele travou. Pensei: devo ter fuçado muito aqui, vou dar um boot e instalar de novo sem mexer em nada...
Pois bem, foi o que fiz, ele detectou as partições que eu havia criado, mandei formatar a / e a /home, dessa vez ele reconheceu minha conta do XP, importou tudo e instalou direitinho. Pediu para eu tirar o CD do drive e reiniciar o micro. Quando apertei o botão para reiniciar o micro, apareceram trilhões de caractéres ASCII na minha tela, coloridos, tipo ANSI, e qdo eu dava Ctrl-Alt-Del, o PC speaker apitava... do nada ele bum, reiniciou.. pensei: okay, vamos ver agora... de repente ele nem passa pelo grub, entra direto no XP e roda o FDISK sozinho, reinicia de novo e entra no XP... diz que detectou um hardware novo ??? e pediu para eu reiniciar o micro. Okay, reiniciei... Voltou para o XP, sem Grub, nada... Fui ver a partição, ta lá acusando 80gb livre... 100gb quase sumiram. Eu tinha reservado dos 250gb, apenas 80 para o Linux... O windows não detecta as outras partições, só mostra meu HD de sistema e os outros dois de dados...
O que eu faço?
To pensando em re-instalar o XP, criando uma partição pra ele do tamanho que eu quero (170gb). e deixar 80gb não particionados... Aí depois disso instalar o Ubuntu novamente... Será que vou ter que fazer tudo isso para conseguir usar o Linux?

[]s
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.

clcampos

Para ver as partições Linux no windows você deve abrir o gerenciador de discos, através do ícone Meu Computador (clique com botão direito nele, e depois em gerenciar), se não me engano.

Talvez o Ubuntu apenas não tenha instalado o GRUB, o que acha de entrar com o LiveCD e executar os dois comandos abaixo?

blkid

e

sudo fdisk -l

Para executar os comandos você deve abrir um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

DaN_Himself

Citação de: clcampos online 12 de Dezembro de 2007, 01:43
Para ver as partições Linux no windows você deve abrir o gerenciador de discos, através do ícone Meu Computador (clique com botão direito nele, e depois em gerenciar), se não me engano.

Talvez o Ubuntu apenas não tenha instalado o GRUB, o que acha de entrar com o LiveCD e executar os dois comandos abaixo?

blkid

e

sudo fdisk -l

Para executar os comandos você deve abrir um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)

[]'s

Cristiano

Hmmm... obrigado.. engraçado que na instalação (eu tava monitorando) e ele disse que instalou e configurou o GRUB... outra coisa estranha, o espaço que sumiu do meu HD, foi maior do que eu particionei...
Outra coisa estranha também, foi qdo tentei entrar no console pelo atalo alt+F1, F2 e etc (ou ctrl alt, não lembro), apareceram akeles caracteres ASCII na tela.. quando eu acessei o terminal pelos acessórios, voi tranquilo.. mas quando tentei o console pelos atalhos, não foi.. do F1 ao F6 a mesma coisa.. aí dei o F7 p/ voltar p/ o X...
Enfim, vou tentar esses comandos no terminal entrando pelo live CD... Valeu Cristiano..

[]s
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.

clcampos

E conseguiu ao menos ver se as partições estão criadas pelo windows? Conforme relatei?

Espero estar correto, é que quase não uso windows.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

DaN_Himself

Sim.. as partições estão lá... porém não consigo acessar propriedades e nem ver os nomes que dei à elas (/, swap e /home).... Mas os tamanhos que eu coloquei conferem quase que por igual... Mas sim, elas estão lá quando eu vou na propriedade do disco... Eu achei que o windows iria criar outras unidades, como quando vc particiona um disco com mais de uma partição em NTFS/FAT32...
Valeu...
Agora só falta testar o lance no ubuntu...

[]s
DaN

clcampos

Você não tem acesso porque o windows desconsidera por total qualquer coisa referente a outro sistema operacional em sua máquina, até mesmo as partições.

Existe como acessar as partições Linux no windows, mas ai tem que usar programas adicionais, e depende do tipo de partição que criou (se ext3, reiserfs).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

DaN_Himself

Entaum... eu descobri que por algum motivo ele instalou o GRUB no hd errado... aí reinstalei o grub no HD certo, só q o maldito errou a partição.. aí editei o menu.lst e arrumei a partição e ta suave agora...

Valeu a ajuda!

[]s
DaN