Conheça os melhores projetos de código aberto

Iniciado por FaBMak, 10 de Janeiro de 2006, 20:34

tópico anterior - próximo tópico

FaBMak

Segunda-feira, 9 janeiro de 2006 - 18:33
IDG Now!
Nesta segunda-feira (09/01), a edição online do jornal britânico "The Independent" (www.independent.co.uk) publicou um ranking formado por Ana Kronschnabl e Tomas Rawlings com os melhores projetos de código aberto colaborativos da internet. Veja aqui os eleitos:

Wikipedia (www.wikipedia.org)
Wikipedia é uma enciclopédia online de mais de 2,3 milhões de verbetes em 180 línguas. Atualmente, é o site de pesquisa mais usado na rede mundial O que o torna mais impressionante é que o site é construído e mantido por leitores voluntários. Qualquer um que acesse o site pode atualizar fácil e rapidamente o conteúdo de um verbete ou inserir um novo índice. Isso criou um dos mais vibrantes e acessíveis sistemas de informação da história do conhecimento humano.

Firefox (www.mozilla.org/products/firefox)
O browser Firefox - software utilizado para visualizar um site - é uma alternativa Microsoft Internet Explorer, utilizado pela maioria das pessoas, mas criticado por falhas de segurança.
É um software gratuito e fácil de usar, criado por um grupo de pessoas que trabalham em uma fundação sem fins-lucrativos  - a Mozilla -, e que incorpora a experiência com internet de usuários ao redor de todo o mundo. Seus esforços tiveram sucesso na criação do maior rival da milionária Microsoft.

Open Office (www.openoffice.org)
Este pacote de ferramentas de escritório é gratuito, fácil de usar e faz tudo o que promete na caixa.
O diferencial: é aberto a diferentes formatos de arquivos; por exemplo, pode salvar e ler documentos nos formatos do Microsoft Office e em PDF. Além disso, as alternativas ao Open Office são frequentemente pacotes de programas caros e pesados, por isso ele também é mais econômico.

BitTorrent (www.bittorrent.com)
Aplicativo do tipo "peer-to-peer" que está assustando à indústria de filmes e músicas. Ele facilita a troca de arquivos entre as pessoas, "quebrando" arquivos grandes e utilizando todas as brechas no espaço de transferência, o que significa que quanto maior a demanda por um arquivo, menor o tempo de download.

MediaWiki (www.mediawiki.org/wki/MediaWiki)
Wiki é um sistema colaborativo com o qual muitas pessoas podem trabalhar no mesmo documento original, independente da localização geográfica. É uma ferramenta poderosa para permitir que partes de um conteúdo sejam agrupadas em um único lugar.  Após utilizar o sistema você se pergunta, "por que alguém não pensou nisso antes?". MediaWiki é o nome de uma dos mais populares partes do software wiki - e é coincidentemente um dos poderes da Wikipedia.

Xvid (www.xvid.org)

O vídeo, uma vez que é transferido para um computador, resulta em arquivos enormes. Por isso, é necessário uma tecnologia que comprima esse vídeo, facilitando sua transmissão pela Internet. Só assim é possível baixar e assistir a vídeos pela web.

A tecnologia Xvid tem essa função. Ela também é chamada de "codec" (que em inglês significa codificador) e consegue reduzir o tamanho de um arquivo de vídeo. Foi o que aconteceu à música com a tecnologia MP3 - que comprimia as canções em quase 90 %, sem perda significativa de qualidade.

pHpBB Bulletin Boards (www.phpbb.com)
Bulletin boards são cadernos de anotações virtuais que permitem que os usuários troquem visualizações - nem sempre de maneira coerente ou polida. O pHpBB desenvolve milhares destes fórum.

Outfoxed (www.outfoxed.org)
Outfoxed é mais um documentário do que um software, mas o que seus fabricantes estão fazendo é uma experiência em produção de filme aberto. O documentário é um olhar muito cuidadoso ao canal de notícias da Fox, Rupert Murdoch. O inovador é que, após ter prestado atenção ao filme, você pode - com a benção dos produtores do filme - baixar as entrevistas não-editadas, que fizeram parte do filme, e reutilizá-las para fazer sua própria versão.

dyne:bolic (www.dynebolic.org)
Dyne:bolic é um estúdio multimídia em um CD, que o usuário simplesmente instala em qualquer computador e já pode utilizá-lo, rodando imediatamente em um sistema Linux/GNU sem afetar os outros programas e dispositivos existentes em seu computador.

GIMP (www.gimp.org)
Precisa desenhar um logotipo? Cortar uma foto digital? Não quer pagar altas quantias por um software que o faça? Então o Gimp é para você! Ele é um acrônimo para GNU Image Manipulation Program (Programa de Manipulação de Imagem do GNU).
Atrás de todas as letras há uma excelente ferramenta gráfica para desenhar e tratar fotos. É um programa aberto equivalente ao Photoshop, mas livre (no sentido de liberdade, não de gratuidade, como os ativistas do GNU dizem) e desenvolvido por voluntários.

Apache (http://httpd.apache.org/)
Se a internet fosse uma superhighway de informação, você poderia querer saber de que é feito a Ferrari digital - a resposta é Apache.  Apache é um sistema de servidor web desenvolvido por outra comunidade de código aberto, responsável por aproximadamente 68% dos sites. Se você sempre é questionado sobre qual tipo de servidor é necessário para hospedar um web site, apenas diga Apache e todos se admirarão com o seu cohecimento técnico

SourceForge (www.sourceforge.net)
SourceForge.net é o maior site de desenvolvimento de softwares de código aberto do mundo, e hospeda mais de 100.000 projetos com o maior receptor de códigos e aplicações abertas.
Fornece espaço gratuito para hospedar projetos de desenvolvimento de softwares abertos e resume os princípios de projetos de software livre.

Fonte: IDG Now!
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Fagner Patricio

Um que eu nunca usei, mas também deve ser muito bom é esse:

http://www.joomla.org/
Viva o mundo Livre!!!

FaBMak

Citação de: "Fagner Patricio"Um que eu nunca usei, mas também deve ser muito bom é esse:

http://www.joomla.org/

Posso dizer que é bom sim, porque conheço muito bem. Sou administrator da comunidade JoomlaBrasil e moderador do fórum  oficial Joomla.org.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Marcus VBP

Citação de: "FaBMak"Posso dizer que é bom sim, porque conheço muito bem. Sou administrator da comunidade JoomlaBrasil e moderador do fórum  oficial Joomla.org.

FaBMak

esse joomla tem algum layout tableless de facil modificação?

pq eu uso o Drupal, estou muito satisfeito com ele, mas posso dizer uma coisa, apesar de ser tableless, ele faz umas belas cagadas em relação ao código fonte. especialmente na parte administrativa.

quero dizer, eles fazem uma coisa complicada (em relação ao codigo fonte), mesmo tendo uma forma mais simples de se trabalhar obtendo o mesmo resultado.

coisas assim me fazem pensar em desenvolver um CMS próprio. claro q falta conhecimento.

GDA

Citação de: "Marcus VBP"coisas assim me fazem pensar em desenvolver um CMS próprio. claro q falta conhecimento.

No dia 25 deste mês eu lanço o meu... 8) Aguarde! hehehe
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

FaBMak

Citação de: "Marcus VBP"esse joomla tem algum layout tableless de facil modificação?

Na verdade não. Explicando, o Joomla! trabalha com "temas", que são os layouts personalizados. Pois bem estes temas podem ser Tableless, mas o próprio Joomla! ainda usa tabelas para escrever as informações nestes temas.

Ou seja, ainda não é 100% Tableless, mas o desenvolvimento do Joomla! está caminhando em direção às WebStandarts e logo teremos 100% Tableless.

FaBMak

PS: Seja qual for o CMS vc ainda ver ter problemas de layout/incompatibilidades por muito tempo. Na verdade isto é culpa dos browser e não dos CMS, se todos os browser renderizassem as páginas da mesma forma, talvez estivéssemos mais próximos do "mundo" perfeito.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

GDA

Citação de: "FaBMak"PS: Seja qual for o CMS vc ainda ver ter problemas de layout/incompatibilidades por muito tempo. Na verdade isto é culpa dos browser e não dos CMS, se todos os browser renderizassem as páginas da mesma forma, talvez estivéssemos mais próximos do "mundo" perfeito.

Discordo (cordialmente, é claro... :D)

Para mim, o problema dos CMS que estão aí não tem nada a ver com os navegadores. Se vc desenvolve um CMS em que o código e o layout estejam bem separados e sem tabelas (como base de layout), vc vai poder fazer a personalização de layout que quiser, destinado ao grupo de navegadores que quiser, que a coisa vai funfar perfeitamente! A incompatibilidade dos navegadores com os standarts é real, mas isso é algo que vai afetar as soluções no CSS, e não necessariamente no CMS. Bastaria escrever uma página de modelo sobre a boa e velha estrutura básica de blocos tipo "Santo Graal" e identificar as tags dos módulos com classes realmente significativas... Não tem a menor complicação!

Ao fazer um layout, com ou sem CMS, vc vai sempre precisar decidir o que fazer para alcançar a maior portabilidade possível (inclusive decidir se usa ou não hacks, o que é sempre uma roleta russa). Mas além do problema dos standarts e da personalização do layout, eu ainda acho que *quase* todos os CMS's que existem por aí pecam nos quesitos de orientação à usabilidade e à navegabilidade, além de serem desnecessariamente pesados (inclusive em termos de banda) para a grande maioria das situações em que serão utilizados.

Abração! :)
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

FaBMak

"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Belushi

Eu já usei ou uso todos listados ai ! E são, realmente, todos de altíssima qualidade !  :D