Particionar HD

Iniciado por Nelson Quintanilha, 02 de Dezembro de 2007, 23:40

tópico anterior - próximo tópico

Nelson Quintanilha

Olá colegas,

Tenho um HD de 80G e preciso dividi-lo em 5 partes.
Já esta dividido em 4 partes, onde tenho instalado o Win (1 Partição) e o Ubuntu (3 partições, sendo Sistema, Home e swap).
Onde está o Win vou colocar o Famelix (30G), para fazer uma instalação legal  tenho que particionar e fazer uma nova home para o Famelix.

O problema e que não estou conseguindo fazer mais de 4 partições, eu diminuo o tamanho da partição que está o Wim e o restante fica perdido, sem que eu possa fazer nada com ela.

Alguém saberia como devo proceder???

alexmatos

Citação de: Nelson Quintanilha online 02 de Dezembro de 2007, 23:40
Olá colegas,

Tenho um HD de 80G e preciso dividi-lo em 5 partes.
Já esta dividido em 4 partes, onde tenho instalado o Win (1 Partição) e o Ubuntu (3 partições, sendo Sistema, Home e swap).
Onde está o Win vou colocar o Famelix (30G), para fazer uma instalação legal  tenho que particionar e fazer uma nova home para o Famelix.

O problema e que não estou conseguindo fazer mais de 4 partições, eu diminuo o tamanho da partição que está o Wim e o restante fica perdido, sem que eu possa fazer nada com ela.

Alguém saberia como devo proceder???

O problema é que você só pode criar 4 partições primárias no HD. Sugiro que você reformate a swap como partição lógica, abrindo assim espaço pra outra primária. Na verdade, todas as partições podem ser lógicas, exceto as que serão inicializáveis (bootáveis, como alguns dizem). Como você provavelmente não vai querer reformatar partições que contém dados, acho que minha solução é aconselhável. Qualquer dúvida, volta aqui.

Nelson Quintanilha

Olá colega,

CitarO problema é que você só pode criar 4 partições primárias no HD. Sugiro que você reformate a swap como partição lógica, abrindo assim espaço pra outra primária. Na verdade, todas as partições podem ser lógicas, exceto as que serão inicializáveis (bootáveis, como alguns dizem). Como você provavelmente não vai querer reformatar partições que contém dados, acho que minha solução é aconselhável. Qualquer dúvida, volta aqui.

Com isso eu ficaria sem a swap ou poderei refaze-la posteriormente?

alexmatos

Citação de: Nelson Quintanilha online 02 de Dezembro de 2007, 23:58
Olá colega,

CitarO problema é que você só pode criar 4 partições primárias no HD. Sugiro que você reformate a swap como partição lógica, abrindo assim espaço pra outra primária. Na verdade, todas as partições podem ser lógicas, exceto as que serão inicializáveis (bootáveis, como alguns dizem). Como você provavelmente não vai querer reformatar partições que contém dados, acho que minha solução é aconselhável. Qualquer dúvida, volta aqui.

Com isso eu ficaria sem a swap ou poderei refaze-la posteriormente?

É, na verdade você vai apagar a swap e criar em seguida uma nova partição lógica com o mesmo tamanho e formatar como swap. Depois disso você vai poder criar uma nova partição primária, mas nada impede que sua /home seja lógica, por exemplo.

Nelson Quintanilha

Olá colega,

E GParted não está deixando ativo a opção de partção logica, tem outra saída?

alexmatos

Citação de: Nelson Quintanilha online 03 de Dezembro de 2007, 00:55
Olá colega,

E GParted não está deixando ativo a opção de partção logica, tem outra saída?

Você está fazendo isso pelo Ubuntu? Sugiro que você use o LiveCD pra executar essa operação.

Nelson Quintanilha

Olá colega,
Estou fazendo Famelix e estou com esse problema.
Agora mesmo estou tentando novamente, sem sucesso.

alexmatos

Citação de: Nelson Quintanilha online 03 de Dezembro de 2007, 10:53
Olá colega,
Estou fazendo Famelix e estou com esse problema.
Agora mesmo estou tentando novamente, sem sucesso.

Ele provavelmente não vai deixar você remover a partição swap porque ele deve estar usando a swap! Tenta pelo LiveCD, tem como?

Nelson Quintanilha

Olá colega,
Perdi a boa e instalei sem a swap, até agora não deu diferença no rendimento.
Valeu pela força.