Instalar pacotes tar.gz e tar.bz2

Iniciado por sylvester, 30 de Novembro de 2007, 07:24

tópico anterior - próximo tópico

sylvester

Muitos usuários recém chegados no mundo Linux deparam-se com esse problema ao desejarem instalar determinado software que não vem por padrão na distribuição usada e ao fazer o download do arquivo, encontram um .tar.gz.

Ao longo desse artigo iremos mostrar como não existe nada de complicado nessa tarefa.

* Pacotes do tipo .tar.gz ou .tar.bz2 contém os fontes do programa prontos para compilação (transformar os fontes em executáveis).
    * Sua instalação não depende da distribuição usada.
    * O .tar significa que dentro desse arquivo existem outros e sub-pastas e o .gz ou .bz2 é o tipo de compactação que foi usada na criação do pacote.

$ cd /home/usuário (entra no diretório onde está o pacote)
$ ls (só para você ver o pacote que você baixou)
$ tar -jxvf nome_do_pacote.tar.bz2

DICA: Digite as primeiras letras e tecle tab.

Explicação do último comando: para extrair os arquivos de um pacote .tar.bz2 usa-se o comando listado acima, caso fosse um .tar.gz o comando seria bastante semelhante:

$ tar -zxvf nome_do_pacote.tar.gz

Ou seja, muda apenas em uma letra de "j" para "z" ou vice-versa. Recomendo que você procure saber o que significa cada uma dessas letras, para isso use o comando:

$ man tar

Agora você pode notar que foi criado um novo diretório:

$ ls
$ cd nome_do_diretório_criado
$ ls

Está vendo um arquivo chamado "configure"? Segue explicação abaixo.

Como o nome já sugere, esse arquivo 'prepara' o Linux para instalar o programa, checando dependências, entre outras coisas. Se encontrar problemas na etapa seguinte, leia o INSTALL ou o README, eles informam tudo que você precisa ter e/ou fazer para ter o programa funcionando perfeitamente.

$ ./configure

(o ./ significa que queremos executar esse arquivo)

OBS: Agora serão verificadas variáveis de ambiente e dependências de bibliotecas. Essa etapa demora um pouco, caso o configure encontre algum erro, anote-o, vá no install e veja se fala algo sobre.

$ make
$ make install (instala o programa no Linux)

Lista rápida de comandos:

* tar -zxvf nome-do-arquivo.tar.gz - desempacota o arquivo de extensão .tar.gz;
    * tar -jxvf nome-do-arquivo.tar.bz2 - desempacota o arquivo de extensão .tar.bz2.

http://easy-ubuntu.blogspot.com/

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

clcampos

sylvester boa sua dica, mas já chegou a ler o tópico Instalação de Programas no Ubuntu, criado pelo André (pinduvoz)?

Ele trata disto também, e trazendo inclusive os pacotes que devem ser instalados como pré-requisitos para que a operação funcione.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

sylvester

Citação de: clcampos online 30 de Novembro de 2007, 11:17
sylvester boa sua dica, mas já chegou a ler o tópico Instalação de Programas no Ubuntu, criado pelo André (pinduvoz)?

Ele trata disto também, e trazendo inclusive os pacotes que devem ser instalados como pré-requisitos para que a operação funcione.

[]'s

Cristiano
Não conhecia...

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Xterminator

Só pra constar ;-)
1 - ./ Significa o diretório atual, "onde você está localizado" que por padrão não é incluído no seu $PATH "caminho de busca de comandos e bibliotecas".

2 - Caso não exista o configure como em alguns pacotes baixados do SVN é necessário antes rodar o script autogen.sh que serve também como configure, "após executado o autogen.sh" o arquivo configure será criado.

zoroastro

e quando nao se tem o autogen.sh, e apenas o Makefile e as pastas, e nao acho nenhum script igual op configure para fazer o "./nome" ??

Marc..

Citação de: clcampos online 30 de Novembro de 2007, 11:17

[]'s

Cristiano
Eu quero saber como eu faço para instalar um dispositivo de rede no ubuntu lembrando que minha rede ela é onbord

xterra

Citação de: zoroastro online 07 de Janeiro de 2008, 22:58
e quando nao se tem o autogen.sh, e apenas o Makefile e as pastas, e nao acho nenhum script igual op configure para fazer o "./nome" ??

Também não sei como se faz...  Alguem sabe no forum??

Xterminator

Já tentaram simplesmente um make install ou make?
em programas muuuuuuuuuuuuuuuiiiiito simples basta isto e dar permissão ao executável que geralmente é criado no prórpio diretório, em caso de dúvidas deste tipo o próprio arquivo Makefile te dá a resposta, pois tem alguns alvos como: install, clean, uninstall etc...

ucastrobr

Às vezes instalo estes pacotes binários. Mas somente em último caso, sempre prefiro os deb porque quando você dá duplo clique ele procura se falta dependências e baixa via net.
Já o  pacotes tar.gz e tar.bz2 parece que sempre acha um erro de compilação ou é gcc versão muito recente, ou outra lib qualquer daí tem que ficar vendo a mensagem de erro e ficar procurando a solução.
Lógico em muitos casos funciona que é uma beleza, mas não se compara aos deb.
Mas uma ótima dica para iniciantes.
Embora geralmente estes tipos de pacotes sempre vem um arquivo readme que explica o modo de instalação.
E para extrair descompactar nunca uso comando de linha clico com a direita do mouse e escolho extrair aqui.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

luismcrd

Boas,
tava a tentar instalar o firefox3.6.3.tar.bz2 e segui as dicas daqui, porém qnd cheguei ao ./configure não existe esse ficheiro nem o autogen.sh. Os q tem são esses:
application.ini             libfreebl3.so    libxul.so
blocklist.xml               libmozjs.so      LICENSE
browserconfig.properties    libnspr4.so      modules
chrome                      libnss3.so       mozilla-xremote-client
components                  libnssckbi.so    platform.ini
crashreporter               libnssdbm3.chk   plugins
crashreporter.ini           libnssdbm3.so    README.txt
crashreporter-override.ini  libnssutil3.so   removed-files
defaults                    libplc4.so       res
dictionaries                libplds4.so      run-mozilla.sh
extensions                  libsmime3.so     searchplugins
firefox                     libsoftokn3.chk  Throbber-small.gif
firefox-bin                 libsoftokn3.so   update.locale
greprefs                    libsqlite3.so    updater
icons                       libssl3.so       updater.ini
ibfreebl3.chk              libxpcom.so

Qual deles é q eu tenho de rodar em vez do ./configure?
Tenho o ubuntu 9.10.

rruella

Citação de: luismcrd online 03 de Abril de 2010, 17:36
Boas,
tava a tentar instalar o firefox3.6.3.tar.bz2 e segui as dicas daqui, porém qnd cheguei ao ./configure não existe esse ficheiro nem o autogen.sh. Os q tem são esses:
application.ini             libfreebl3.so    libxul.so
blocklist.xml               libmozjs.so      LICENSE
browserconfig.properties    libnspr4.so      modules
chrome                      libnss3.so       mozilla-xremote-client
components                  libnssckbi.so    platform.ini
crashreporter               libnssdbm3.chk   plugins
crashreporter.ini           libnssdbm3.so    README.txt
crashreporter-override.ini  libnssutil3.so   removed-files
defaults                    libplc4.so       res
dictionaries                libplds4.so      run-mozilla.sh
extensions                  libsmime3.so     searchplugins
firefox                     libsoftokn3.chk  Throbber-small.gif
firefox-bin                 libsoftokn3.so   update.locale
greprefs                    libsqlite3.so    updater
icons                       libssl3.so       updater.ini
ibfreebl3.chk              libxpcom.so

Qual deles é q eu tenho de rodar em vez do ./configure?
Tenho o ubuntu 9.10.

já deparei com esta situação uma vez. contornei porque eu uso o cairo dock e criei um icone nele e coloquei iniciando atraves do terminal com o comando ./firefox
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

luismcrd

Ok, mas eu não sei usar o cairto dok  em condições. Só dá mm pelo cairo dok, não existe outra forma?

RxDx

Na teoria compilar funciona que uma maravilha.. Na pratica os erros sao comuns, principalmente por falta de libs...

Por isso: valeu apt-get :)
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

luismcrd

eliaskoelho

Cara eu to enrrolado, to tentando instalar o amarok 2.1.1, formato tar.bz2

naum segui tudo muito bem por esse tutorial ai... ate a parte do ./configure ke naum existe...

respostas:
comando make:
"make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare."

comando make install:
"make: *** Sem regra para processar o alvo `install'.  Pare."

a pasta tem isso dentro:
AUTHORS         config-amarok.h.cmake  docs         OXYGEN      src
ChangeLog       COPYING                INSTALL      playground  tests
cmake           COPYING.DOC            messages.mo  po          TODO
CMakeLists.txt  COPYING.LIB            Messages.sh  README      utilities

como instalo isso gente????

Obs.: uso net 3G, compartilhada com meu irmão, por isso pego leve em downloads senaum eu instalava pelo Adicionar / Remover mesmo. Eu baixo pacotes no trabalho e instalo em casa ;)
Ubuntu 12.10 :D