Problemas com o Grub

Iniciado por cppatricio, 07 de Janeiro de 2006, 17:06

tópico anterior - próximo tópico

cppatricio

Boa Tarde a Todos...

Pessoal, estou com problemas na inicialização, pois ele só inicializa o Ubuntu e o Xp, porém o 2003 ele não inicializa.
Alguém teria alguma solução para o meu problema.

tfmoraes

você tem que adicionar o windows 2003 no grub, editando o arquivo /boot/grub/menu.lst.
Este link.
lembrando que root (hd0,0) quer dizer que o sistema está na primeira partição do primeiro hd, ou seja hda1. No caso de estar na segunda partição do primeiro hd, root (hd0,1), ou seja hda2.

cppatricio

Muito obrigado pela dica tfmoraes, funcionou normalmente, valeu....

Perícope

aproveitando a mensagem...

instalei recentemente o kurumin em hdc2. como faço para o grub acrescentá-lo às opções? li as dicas acima, mas em menu.lst há uma série de informações sobre kernel, por exemplo, para os outros so's. para que ele chame o kurumin, preciso acrescentá-las também? em caso afirmativo, como obtê-las?

grato.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Alysson Neto

Parte de um tutorial do morimoto sobre o assunto
Tutorial completo em : http://www.guiadohardware.net/artigos/304/print.php

Se você quisesse que o grub iniciasse também uma instalação do Mandrake no /dev/hda3, cujo lilo (ou grub) foi instalado na partição, adicionaria as linhas:

title Mandrake
rootnoverify (hd0,2)
chainloader +1
A linha "chainloader +1" especifica que o grub vai apenas chamar o gerenciador de boot instalado na partição e deixar que ele carregue o outro sistema, assim como fizemos ao editar o arquivo do lilo.

Você pode usar o grub para carregar diretamente o outro sistema, sem precisar passar pelo outro gerenciador de boot. Neste caso você usaria as linhas:

title Mandrake
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.8 root=/dev/hda3 ro
savedefault
boot
Veja que neste caso você precisa especificar a localização do executável do Kernel dentro da partição. Você pode especificar também opções para o Kernel e usar um arquivo initrd, caso necessário:

title Mandrake
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.8 root=/dev/hda3 ro vga=791 acpi=off splash=verbose
initrd /boot/initrd.gz
savedefault
boot
Assim como no caso do lilo, você pode usar um CD do Kurumin ou Knoppix para reinstalar o grub, caso ele seja subscrito por uma instalação do Windows ou outra distribuição Linux.

Neste caso, você só precisa montar a partição onde o sistema está instalado, como em:

# mount -t reiserfs /dev/hda2 /mnt/hda2
E usar o chroot para obter o prompt de comando do sistema que está recuperando:

# chroot /mnt/hda2
No prompt, você precisa apenas editar o arquivo /boot/grub/menu.lst, ou gerá-lo novamente usando o comando update-grub e reinstalar o grub, usando o comando:

# grub-install /dev/hda

Você pode também editar as opções básicas do grub usando o grubconf, um utilitário gráfico, disponível em várias distribuições e também via apt-get.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,