54% das empresas com Linux usam Ubuntu

Iniciado por nq6, 26 de Novembro de 2007, 23:54

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112007/26112007-15.shl

54% das empresas com Linux usam Ubuntu

SÃO PAULO – A distribuição aparece à frente da Red Hat e da SUSE numa pesquisa da Linux Foundation.

A pesquisa anual da Linux Foundation analisa o uso do sistema operacional aberto nas companhias. As informações prévias divulgadas mostram que a família Red Hat aparece em segundo lugar, com 50,2%, pouco atrás dos 54% do Ubuntu. A SUSE, da Novell, é a terceira distro mais adotada entre as empresas, presente em 35,2% das corporações. A conta fecha em mais de 100% porque boa parte das companhias utiliza mais de uma versão de Linux em seus desktops.

Outro dado do estudo mostra que 68,4% dos desktops com Linux estão em empresas que possuem entre um e cem computadores. As médias empresas – entre 101 e 500 máquinas – concentram 9,7% dos computadores como pingüim. Já as corporações que possuem entre 1001 e 5000 estações respondem por 6,2%.

Das companhias que disseram possuir desktops com Linux, 39,5% afirmaram que rodam Linux em mais da metade de suas máquinas. O Windows ganha nesse quesito e aparece em mais da metade dos computadores das companhias em 59,6% dos casos.

A pesquisa oficial da Linux Foundation será divulgada no próximo dia 30 de novembro. Em 2007, sua terceira edição, ela ouviu 20 mil empresas.

http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Eunir Augusto

As versões LTS são, ao meu ver, as melhores opções para ambiente corporativo, haja vista do maior suporte pelos repositorios (no quesito tempo) e tbm pelo fato de o ubuntu ser um debian like, reconhecendo melhor hardwares antigos e diminuindo o fator depreciação na empresa

Pelo menos justifico a utilização desta forma

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

rjbgbo

Citação de: Eunir Augusto online 27 de Novembro de 2007, 00:29
As versões LTS são, ao meu ver, as melhores opções para ambiente corporativo, haja vista do maior suporte pelos repositorios (no quesito tempo) e tbm pelo fato de o ubuntu ser um debian like, reconhecendo melhor hardwares antigos e diminuindo o fator depreciação na empresa

Pelo menos justifico a utilização desta forma

[ ]s

Grd análise Eunir
E parabéns pela postagem Fred.

E no Brasil será que c/ a chegada da Canonical por aqui também poderemos ter esse quadro? É claro, mas também torcendo pela evolução nessa área do Linux e do SL como um todo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Eunir Augusto

Citação de: rjbgbo online 27 de Novembro de 2007, 07:38

Grd análise Eunir
E parabéns pela postagem Fred.

E no Brasil será que c/ a chegada da Canonical por aqui também poderemos ter esse quadro? É claro, mas também torcendo pela evolução nessa área do Linux e do SL como um todo.

Obrigado, rjbgbo. Acredito que isso varia muito de acordo com a mentalidade de quem determina as decisões no Depto. de T.I. da empresa.

No meu local de trabalho, por exemplo, eu fui oferecendo a migração para linux gradativa, explicando, etc... até conseguir o máximo pelo entendimento de que seria melhor, como sempre foi. No entanto, depois disso (fora os superiores, claro...) hehehe mostrei graficos estatisticos da melhoria, etc, etc, expliquei de hardware a peopleware que era melhor e taws e ganhei carta branca pra instalar nas demais. Ou seja: quem não queria teve de engolir. Alguns ainda reclamam, pq gostavam do Iniciar lá embaixo, mas muitos hoje já preferem trabalhar com Gnome (customizei o Dapper parecido com a barra do OpenSuse, com Gnome)

É isso  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

samuelbh

A Canonical, com seu Ubuntu, está fazendo um trabalho fantástico, junto com a comunidade, de ajudar no crescimento do Linux. Descobriram a formula do Marketing, que tem dado muito certo.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Syph0s

li uma vez uma frase de um administrador de rede num fórum que era a seguinte: "Gosto muito de linux, mas não posso deixar a minha rede na mão de um fórum." ... rachei o bico na hora que li, e só de pensar me faz rir sozinho. Um dos motivos (creio eu) dessa adoção do Ubuntu é a prestação de suporte OFICIAL/PROFISSIONAL da Canonical. Sem garantia ninguém é louco o suficiente para por uma rede correndo risco de acontecer um imprevisto qualquer. Time is money.