Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?

Iniciado por ciperlone, 24 de Novembro de 2007, 09:40

tópico anterior - próximo tópico

cadiles

O terminal no Linux nunca acabará. Pra quem conhecimento para operar no grafico e no texto, sabe que é bem mais rápido e prático operar o linux via modo texto.

Primeiramente acho que o Linux deve ter prioridade em servidores, ainda que deixe recursos para desktop a desejar, pois imagine você tentando administrar um servidor remotamente usando ambiente gráfico, além de desperdício de recursos é mais difícil e mais propenso a erros do que usando terminal.

Sabe-se que o foco principal do Linux é para servidores, para desktop ele vem sofrendo a adptação para tal.

Mas espero que o Linux continue com foco principal em servidores.

alexcosta67

Sou iniciante (bem iniciante), mas prefiro o terminal.

Por exemplo se eu editar um arquivo, normalmente quem passa a instrução já diz para se fazer um backup do mesmo antes, sei que se eu fizer o caminho inverso voltarei a situação anterior caso seja necessário.

Se me passarem a instrução no modo gráfico não saberei quais arquivos foram editados.

Não sei se fui claro.

koianiskatsi

foi mal. foi só um comentário. desculpa aew galera. comentário editado. :-X

alarcon

Para mim a principal função de um fórum sobre linux é ajudar a resolver problemas encontrados, já disse isso em outro lugar aqui o fórum, e não ficar dando aula sobre o sistema operacional, para isso existem os wiki, guias, manuais, blogs e etc. Agora é lógico que passado aquele sufoco inicial para se resolver um problema que muitas vezes é grave não permitindo sequer usar o sistema e se o interessado quiser e pedir não há problema nenhum de se explicar o que foi feito.

Não cabe ao fornecedor da solução ficar adivinhado quem quer ou não saber mais sobre o que está fazendo ou ficar perdendo tempo, que muitas vezes é curto por parte de quem está ajudando, tentando explicar de uma forma gráfica o que com um simples comando de terminal pode resolver. Como exemplo posso citar um caso de adicionar um usuário no grupo administrativo que graficamente e via terminal seriam assim:

Graficamente:

Vá no Menu SistemaAdministração > Usuários e Grupos, digite sua senha e na janela que se abre clique em Gerenciar grupos e selecione o grupo admin e clique em Propriedades e marque o seu usuário para fazer parte deste grupo.

Terminal:

sudo adduser usuário admin

Então qual é o mais fácil de fazer, ou melhor explicar, quando se está ajudando alguém, ou vocês acham que o trabalho deve ser de quem ajuda e não de quem está pedindo ajuda?

Claro que se a pessoa que está ajudando e que não recebe nada em troca a não ser a satisfação em poder ajudar, estiver bem disposta e com tempo suficiente para escrever mais e de forma detalhada usando soluções gráficas, não há nenhum problema. Agora acho uma tremenda falta de educação a pessoa que está recebendo ajudar dizer, explique graficamente por que tenho horror ao terminal e não quero usá-lo.

Eu mesmo faço explicações graficamente em alguns casos, mas nunca pediria para alguém só explicar desta forma e mais absurdo ainda é escrever das duas formas sempre. Aí é que o tempo gasto por quem está oferecendo ajuda seria maior, pois já imaginou ficar escrevendo duplicadamente ( pelo terminal e graficamente) para resolver um problema.

Daqui a pouco, não satisfeitos com as explicações gráficas, vão pedir para desenhar, colar imagens e mais futuramente pedirão para colocarem vídeo-aula de cada dúvida.

Terminal não é um bicho de sete cabeças!!!

Com o tempo se aprende a fazer as coisas graficamente e o uso do terminal ficará menor. Aliás o uso do terminal para escrever dicas muitas vezes é só para a comodidade de quem está oferecendo a solução, não significando que só possa ser feito daquele jeito em muitos dos casos.

O que me deixa chateado é ver muitos por aqui falando assim: " tive uma dúvida e me deram uma pá de comandos via terminal....". Aí eu pergunto, mais resolveu não resolveu e você depois do sufoco teve a curiosidade de perguntar para quem lhe ajudou se poderia explicar a finalidade dos comandos utilizados ou os links de onde poderia obter tais informações. Acredito que só uma pequena minoria tem esta preocupação de pedir um explicação dos comandos executados.

Felix

E se a pessoa nunca perder o medo do terminal e nunca aprender a usá-lo, imaginem no dia em que der algum problema em que o sistema não acessa a interface gráfica, que alternativa lhe sobraria?

alexmatos

Concordo com o que o alarcon disse. Eu acho que não podemos nivelar o fórum por baixo. Ninguém aqui tem tempo de sobra pra ficar explicando as coisas detalhadamente a cada mensagem que responde. É claro que, se uma vez ou outra temos um tempinho disponível, a gente capricha mais na resposta, mas isso não representa a maioria das vezes.

Muitos usuários iniciantes são chatos. Na maioria das vezes, eles querem quer você dê tudo mastigado, porque aparentemente o tempo deles é mais precioso que o seu -- e é exatamente isso que não podemos aceitar. De que forma o usuário iniciante contribui para o fórum, e para a comunidade Linux no geral? Porque poupar o tempo dele em detrimento do tempo do usuário que ajuda e dá suporte? Acho que deveríamos adotar a filosofia "quanto mais ajudarmos, melhor". Pra que ficar perdendo tempo com um cara que não quer se dar ao trabalho de ler todas as respostas de um tópico atrás da solução? Deveríamos reunir nossos esforços com os iniciantes interessados e dispostos a aprender coisas novas de mente aberta, e não com pessoas que se acham no direito de fazer exigências e reclamar da forma como as coisas funcionam por aqui.

Meu processo de aprendizado foi assim, com esforço e dedicação. Estou muito bem, obrigado.

Coiote

Só que em algum momento esse usuário adestrado só no "click, click" tiver algum problema no "X" e a única maneira de resolver for usando "linha de comando" vamos ver como ele vai se sair.

agente100gelo

Citação de: koianiskatsi online 26 de Novembro de 2007, 17:20
foi mal. foi só um comentário. desculpa aew galera. comentário editado. :-X

Ok. Mas que atitudes como estas não se repitam.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

isdiru

Boas,cada vez mais sinto que os iniciantes do Ubuntu tem que agradecer:clcampos,pinduvoz,VB5,galactus,gabriel,RC2006,arlei,estão sempre dispostos a ajudar.

Alguem aqui é obrigado a responder?muito obrigado aos citados.

usifoto

Citação de: pinduvoz online 26 de Novembro de 2007, 04:24
Claro que sendo possível ensinar o cara a resolver o problema via ambiente gráfico, o que é sempre mais fácil para quem inicia no Linux, não é necessário forçar a barra com comandos em texto, até porque estaremos mostrando que o Linux também é fácil de usar (e, cá entre nós, realmente é).

É exatamente isso!

Não percebi se nos posts anteriores alguém estipulou regras, como disseram, mas é certo que eu não o fiz.

[]'s

clcampos

usifoto eu fui um que citou que alguns usuários andaram estipulando regras para ter suas dúvidas respondidas. Vou exemplificar os que lembro. Já vi o seguinte:

• Usuário reclamando por demora na resposta para a dúvida dele, 5 minutos depois de tê-la postado
  • Usuário que se recusou em ler um tópico com a resposta para a dúvida dele porque tinham 8 páginas neste tópico, e solicitou que alguém resumisse o tópico para ele
  • Para mim o melhor de todos: O usuário colocou a dúvida e junto as seguintes regras:

• Não aceitava postagem de links externos
    • Não aceitava mandá-lo ler nada
    • De preferência nada de terminal
    • E que quem não estivesse satisfeito que não digita-se nada

Bem, eu optei já a algum tempo a simplesmente ignorar este tipo de usuário, pois como não sou pago eu gostaria no mínimo que fossem educados, e que tivessem algum interesse.

No final quero parabenizar o Alarcon, que mais uma vez tem bom senso, e uma explicação super didática.

[]'s a todos

Crisitano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Glauco Hass

Ah, você está falando de pessoas que vêm pedir suporte impondo regras sobre o que quer ler. Bom, esses não dá pra usar de parâmetro mesmo.
E o exemplo que o alarcon deu foi perfeito, assim como o do Marcos MHZ, no início do tópico. Basta mostrar as duas opções que o próprio usuário entenderá a facilidade do terminal.

Razien

De boa galera, vcs são mt fanaticos com terminal o.o

Tudo bem, é muito mais rapido usar o terminal, podem passar o comando pelo terminal se resolver o problema, mas a questão é que o mundo ta evoluindo e uma interface grafica é muito mais amigavel (mesmo que menos pratica) na maioria das vezes...

O terminal não precisa sumir, mesmo o mac em toda sua glória tem um terminal que as vezes é o unico meio de resolver algum conflito...

Me desculpe por falar isso, mas é esse quase fanatismo pelo terminal, essa insistencia em fazer tudo por modo texto que acaba com a fama do linux (hehe acho que o dono do tpc ja falo isso).

O que que custa criar uma gui pra fazer a mesma coisa e deixar ali pro usuario iniciante ver e usar? ao invez de quase obrigar o mesmo a ler manuais e mais manuais pra descobrir os comandos necessarios pro mesmo processo pelo terminal... 

Quando vcs do suporte forem ajudar por aqui, a vontade, passe os comandos no terminal, é mais rapido pra vc e vai resolver o problema, ótimo. Se mais tarde outro quiser chegar e explicar o que era o comando, ou que existia outra alternativa, melhor ainda.

Mas deixar de criar uma gui por pura frescura, é o mesmo que dizer que não quer qualquer pessoa usando linux, que só aqueles realmente inteligentes, com vontade de aprender e bla bla bla.
yari yari...

clcampos

Existem muitas distros com paineis de controle completos, e é o legal do Linux, você pode escolher aquela distro que melhor se adapta a você Razien, sem ter que tentar forçar que uma distro seja mudada para isto.

Mas se olhar a filosofia do Linux é ser livre, e com um enfoque grande na comunidade. Então, sendo assim você deve mesmo ler guias, manuais e blogs (e etc), pois você ganha um sistema estável, seguro, de qualidade, com suporte também com todos estes atributos (afinal esta comunidade é 10!), e eu acho que você deve dar um retorno à comunidade que te da tanto e de bom agrado, e quer melhor forma do que aprender e ensinar a quem esta chegando?

Mais uma vez isto é minha opinião.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Razien

CitarExistem muitas distros com paineis de controle completos, e é o legal do Linux, você pode escolher aquela distro que melhor se adapta a você Razien, sem ter que tentar forçar que uma distro seja mudada para isto.

Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, é bom ter escolhas diferentes pra cada tipo de usuario, mas isso torna o desenvolvimento do linux bem mais lento. alem de ter que criar diferentes programas pra diferentes distros.

CitarMas se olhar a filosofia do Linux é ser livre, e com um enfoque grande na comunidade. Então, sendo assim você deve mesmo ler guias, manuais e blogs (e etc), pois você ganha um sistema estável, seguro, de qualidade, com suporte também com todos estes atributos (afinal esta comunidade é 10!),

Não disse que não é pra ler manuais, tudo tem manual, o dvd novo, a tv, o videogame, o computador, o SO... mas como o titulo do tpc diz, pq as pessoas tem que ser obrigadas a usar o terminal?
O linux (ubuntu) quer ser tão livre que chega ao ponto de obrigar os usuarios a usarem o terminal?

Citare eu acho que você deve dar um retorno à comunidade que te da tanto e de bom agrado, e quer melhor forma do que aprender e ensinar a quem esta chegando?

Não entendi o que vc quis dizer...
yari yari...