v6210 tutorial de encrencas

Iniciado por danielcenoz, 22 de Novembro de 2007, 20:37

tópico anterior - próximo tópico

danielcenoz

Pessoal, resolvi apagar o tópico anterior e começar de novo.
meu computador é um v6210br, está com dualboot, instalei o ubuntu 7.10, e deu todos os problemas normais:
placa nVIDIA GeForce GO6150, sem os drivers proprietários não tem aceleração gráfica.
placa som/modem, não instala todo o potencial.
placa wireless, desapareceu...
tenho achado muito material em diferentes lugares, mas no geral, estão num nivel que não consigo acompanhar, ou são abandonados no meio, sem esclarecer o resultado de dicas e configurações.
Gostaria que algum veterano me ajudasse, pois sem conseguir usar a internet, não consigo nem rodar música ou video. Acho que muitos iniciantes agradeceriam tambem...

danielcenoz

vou atualizar esta mensagem cada vez que descobrir algo novo
1) placa nvidia não compativel, a instalação acaba em tela preta antes do ambiente gráfico. Comandos na tela de inicio do liveCD, F2, idioma; F6 NOAPIC, roda e instala, mas com gráfico basicão. Tenho o driver do site nvidia, mas não sei instalar, peguei o envy, mas não sei usar.
2) placa de som/modem, som ruim, modem não funciona.
3) wireless desapareceu, parece uma praga nos notebooks HP, não consegui recuperar, mesmo voltando ao mandriva, vista, and so on...
ndiswrapper, não consegui instalar, e fiquei encucado de ter detonado o wireless tentando vários tutoriais.

VB5

OK, Daniel, tentemos de novo...  ;) Minha primeira recomendação é que você não tente resolver simultaneamente todos os problemas, ou vai ficar muito complicado. O pessoal vai ir ajudando aqui, cada um naquilo que conhece melhor; pra dar o chute inicial, começo com o vídeo:
- Placas nVidia são muito compatíveis com o Ubuntu, embora eu não conheça esse modelo em particular. Minha sugestão é que após instalado o vídeo básico ( isto é, drivers VESA), você vá ao Gerenciador de Drivers Restritos e mande instalá-los. Isso provavelmente vai resolver a aceleração 3D, e se houver problemas na taxa de refresh é fácil de resolver. Seria de muita ajuda se você postasse aqui o resultado do fdisk -l, do blkid, e especialmente o seu xorg.conf. Se isto estiver confuso, é só avisar...  ;D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

alexmatos

Citação de: danielcenoz online 22 de Novembro de 2007, 20:57
vou atualizar esta mensagem cada vez que descobrir algo novo
1) placa nvidia não compativel, a instalação acaba em tela preta antes do ambiente gráfico. Comandos na tela de inicio do liveCD, F2, idioma; F6 NOAPIC, roda e instala, mas com gráfico basicão. Tenho o driver do site nvidia, mas não sei instalar, peguei o envy, mas não sei usar.
2) placa de som/modem, som ruim, modem não funciona.
3) wireless desapareceu, parece uma praga nos notebooks HP, não consegui recuperar, mesmo voltando ao mandriva, vista, and so on...
ndiswrapper, não consegui instalar, e fiquei encucado de ter detonado o wireless tentando vários tutoriais.

Daniel,

Tenho o mesmo notebook aqui em casa funcionando com o 7.04. O 7.10 tá com uns problemas de compatibilidade com notebooks da HP e Compaq. Tive problemas parecidos com os seus no 7.10, mas o 7.04 tá redondinho aqui com tudo funcionando. Se você quiser, me passa seu contato (MSN, Jabber, etc...) por mensagem pessoal que eu te dou uns toques.

danielcenoz

obrigado pela resposta.
Vamos lá, tentei habilitar o driver de video, e ela retorna a mensagem: "the software source for the package nvidia-glx-new is not enabled", o driver não é compativel ou está bloqueado pelo comando noapic?
estou com o driver atualizado, num pacote mas não sei como instalr, um usuario disse que o get install não funciona, e usou o envy que não sei rodar...

alexmatos

Citação de: danielcenoz online 23 de Novembro de 2007, 15:42
obrigado pela resposta.
Vamos lá, tentei habilitar o driver de video, e ela retorna a mensagem: "the software source for the package nvidia-glx-new is not enabled", o driver não é compativel ou está bloqueado pelo comando noapic?
estou com o driver atualizado, num pacote mas não sei como instalr, um usuario disse que o get install não funciona, e usou o envy que não sei rodar...

Eu instalei o driver na versão 7.10 sem problemas. Se não me engano, o pacote é o nvidia-glx ao invés do nvidia-glx-new. Tenta isso.

danielcenoz

tenho o driver no meu computador, e estou sem internet, como faço para instala-los? "nvidia-glx-new_1.0.9755+2.6.20.6-16.30.i386.deb"
a única coisa que tentei foi  a opção "instalador de pacotes GDebi" e  retorna o erro "dependency is not satisfiable: nvidia-kernel-1.0.9755" quer dizer que não é compativel com o ubuntu 7.10?

alexmatos

Citação de: danielcenoz online 23 de Novembro de 2007, 19:45
tenho o driver no meu computador, e estou sem internet, como faço para instala-los? "nvidia-glx-new_1.0.9755+2.6.20.6-16.30.i386.deb"
a única coisa que tentei foi  a opção "instalador de pacotes GDebi" e  retorna o erro "dependency is not satisfiable: nvidia-kernel-1.0.9755" quer dizer que não é compativel com o ubuntu 7.10?

Não, quer dizer que você precisa do pacote nvidia-kernel, também. Não tem como você conectar a internet de jeito nenhum?

danielcenoz

do linux, não tem como,está sem wireless...

alexmatos

danielcenoz

peguei o supergrub da internet, e abri para ver o que era.
agora cada vez que inicio o note aparece a mensagem falta bootmgr... alguem faz idéia de como resolver?

danielcenoz

oks, consegui resolver a encrenca do HD rodando a instalação do vista...
mas voltei ao zero. escolhi uma péssima época para tentar aprender a mexer com o linux, detonei um monte de coisas do trabalho que estavam no note e fiquei meio-um tanto-levemente-um pouco frustrado... alem dos pitis da minha mulher... então durante o final de semana vou tentar de novo, no dual-boot. mas gostaria de saber se alguem conhece uma distro que rode tudo, incluindo aceleração gráfica, para usar os recursos 3D nesse note, facilitaria muito. ou o destino é descobrir o que é compilar?

alexmatos

Citação de: danielcenoz online 30 de Novembro de 2007, 16:30
oks, consegui resolver a encrenca do HD rodando a instalação do vista...
mas voltei ao zero. escolhi uma péssima época para tentar aprender a mexer com o linux, detonei um monte de coisas do trabalho que estavam no note e fiquei meio-um tanto-levemente-um pouco frustrado... alem dos pitis da minha mulher... então durante o final de semana vou tentar de novo, no dual-boot. mas gostaria de saber se alguem conhece uma distro que rode tudo, incluindo aceleração gráfica, para usar os recursos 3D nesse note, facilitaria muito. ou o destino é descobrir o que é compilar?

Amigo, eu tenho o mesmo notebook que o seu e fiz um tutorial (sem nenhuma encrenca) da instalação do Ubuntu nele. Aqui vai o link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28455.0.html

Qualquer coisa me dá um toque. Abraço!

danielcenoz

estou lendo o seu tutorial e vou segui-lo mas qual o procedimento para instalar um pacote direto do HD? estou sem internet em casa...
e afinal de contas este note é 32 ou 64 bits? se for 64 tenho que baixar o ubuntu de novo? baixei o drive nvidia-glx-new_1.0.9755+2.6.20.6-16.30_i386.deb é esse? tenho que digitar tudo isso do terminal?

alexmatos

Citação de: danielcenoz online 30 de Novembro de 2007, 17:05
e afinal de contas este note é 32 ou 64 bits? se for 64 tenho que baixar o ubuntu de novo?

Eu instalei o 32, mas tem gente que instalou o 64. Instala o 32, mesmo, se você tiver que baixar o CD de novo.

baixei o drive nvidia-glx-new_1.0.9755+2.6.20.6-16.30_i386.deb é esse?

Sim. Você baixou direto do site do Ubuntu? Baixou para a versão certa (Feisty, Gutsy)?

tenho que digitar tudo isso do terminal?

Não. A tecla TAB tem uma função muito legal no terminal:

CitarCompletando com a tecla Tab

Um dos recursos que torna o terminal um ambiente dinâmico é a possibilidade de completar comandos e nomes de arquivos usando a tecla Tab do teclado. Por exemplo, imagine o comando:

$ md5sum kurumin-6.0alpha1.iso

Um pouco desconfortável de digitar não é mesmo? Nem tanto. Com a ajuda da tecla tab, você pode digitá-lo com apenas 8 toques: md5<tab> kur<tab>. Prontinho, fica faltando só dar o enter :-).

Se por acaso houver outro comando começado com "md5" ou outro arquivo na mesma pasta começado com "kur", então o Tab completará até o ponto em que as opções forem iguais e exibirá uma lista com as possibilidades para que você termine de completar o comando. Por exemplo, se tivesse os arquivos kurumin-5.1.iso e kurumin-6.0alpha1.iso na mesma pasta, ele completaria até o "md5sum kurumin-", onde os nomes diferem e deixaria que completasse o comando.

Pressionando <tab> duas vezes, ele exibe uma lista das opções disponíveis. Por exemplo, digitando: apt-get remove<tab><tab>, ele pergunta:

Display all 826 possibilities? (y or n)

Continuando, ele exibe uma lista de todos os pacotes (atualmente instalados), que poderiam ser removidos usando o comando. O autocompletar é bem inteligente, entendendo a sintaxe dos comandos usados e exibindo apenas as possibilidades que se aplicam a eles.

Fonte: http://www.guiadohardware.net/guias/12/index1.php