Resolução do monitor - Placa de Video Intel 82915G

Iniciado por Lyra, 17 de Novembro de 2007, 08:40

tópico anterior - próximo tópico

Lyra

A resolução do monitor não está compatível com 1024 X 768. (Mostra 1024 X768 mas não é esta resolução que visualizo)
Monitor Samsung SynMaster 540n
Placa de vídeo: Intel 81015G/GV/910GL

Alguém sabe como faço para configurar corretamente a resolução de vídeo ?

Como posso saber se o driver correto da placa de video está instalado ?

O que já fiz:

Parei o gdm
sudo /etc/init.d/gdm stop

Executei o comando
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

E coloquei as configurações da placa de video e monitor.  Informo que os nomes da placa de video e monitor que possuo apareceram durante a configuração.
Observo que não dei muita atenção a configuração de mouse.
Reiniciei o computador e as configurações de video e monitor não mudaram.

Quando estou no ambiente gráfico e executo o comando sudo displayconfig-gtk ele informa que a placa de video é – Intel 915 ->> Intel – Experimental modesetting.... e o monitor é um Cusom 1 1024 x 768.
Procurei pelo driver do monitor e não encontrei Samsung SynMaster 540n e também não vi o driver da placa de vídeo  Intel 81015G/GV/910GL.

Dicas serão bem vindas

Lyra Machado

fabio_k

não tem nada em preferencias > resolução de tela?
as vezes vc configurou ela para 1024x768, mais tem que muda-la na mão.. aqui pelo menos é assim..
se não tiver a opção de 1024x768, tem como modificar o xorg.conf sem parar o gdm, tem uns tutoriais perdidos pelo forum..
qualquer coisa, se não der certo me avisa que eu procuro pra vc ou eu te dou uma mão direto..
abraço, boa sorte :)

Lyra

Em preferências resolução de tela tem a resolução 1024 x 768 inclusive é esta resolução que está selecionada mas quando observo a tela está resolução não está efetivada. A tela está muito grande comparada à resolução 1024 x 768 no Windows XP.

Será que existe alguma problema relativo ao mointor ou à placa de vídeo
Monitor Samsung SynMaster 540n
Placa de vídeo: Intel 82915G/GV/910GL

Lyra Machado

k7br

Lyra

Instalei pelo Synaptic o 915resolution.
Modifiquei o arquivo /etc/default/915resolution  nas linhas:

XRESO=
YRESO=

Para
XRESO=1024