senhas e instalação

Iniciado por walter, 21 de Novembro de 2007, 14:10

tópico anterior - próximo tópico

walter

Boa tarde!!! Instalei o ubuntu 7.10 e agora qd estou conhecendo o sistema teve uma vez q me pediu a senha de super usuario. eu conheço o linux debian, que instalo (só modo texto) e faço manutenção, sendo q na instalação eu crio os usuarios tanto o super como os outros, mas no ubuntu não me pediu a a criação e nem a senha do msm na hora da instalação. tambem estou tendo problemas na instalaçao de programas que eu utilizava no wxp, como o WS_ftp, o filzip  aparec as seguintes msg  Não foi possível abrir 'ws_ftp95.exe' No application suitable for automatic installation is available for handling this kind of file.

clcampos

A senha do root foi desabilitada do Ubuntu por questões de segurança. Para suprir a falta dela você usa o comando sudo quando esta no terminal, e gksudo quando esta usando o ambiente gráfico. É simples a sintaxe, bastando colocar o sudo na frente do comando, e somente para resolver questões Administrativas. Exemplificando para editar o arquivo /etc/fstab faça:

No terminal:
sudo gedit /etc/fstab

No Ambiente gráfico:
- Primeiro digite Alt + F2, e na caixa que se abre digite: gksudo gedit /etc/fstab

Mas o sudo só funciona para usuários com permissão de administradores, como o criado durante a instalação. Para saber mais acesse:

wiki: Como usar e porquê ser Sudoer

Espero ter ajudado.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

FaBMak

Citação de: walter online 21 de Novembro de 2007, 14:10
tambem estou tendo problemas na instalaçao de programas que eu utilizava no wxp, como o WS_ftp, o filzip  aparec as seguintes msg  Não foi possível abrir 'ws_ftp95.exe' No application suitable for automatic installation is available for handling this kind of file.

Vale lembrar também que o Linux não é igual ao Windows, ou seja, os programas feitos para Windows não funcionam no Linux, salvo executado via Wine, mas isso é uma outra história.

Para verdadeiramente migrar para Linux, o ideal é procurar programas similares ao que vc usava no Windows. No Ubuntu não temos o WS_ftp mas temos o Gftp, muito bom por sinal, e creio que valha um teste.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

alessandro_ufms

Reforçando o Linux é diferente do Windows foram feitas por pessoas diferentes, de forma diferente, com filosofias diferentes, com dificuldades diferentes, etc.

No Linux a instalação de programas é feita de forma diferente na do windows. No Windows você tem que baixar o instalador, executar o instalador, dar next->next->finish. No Linux é só escolher o programa que ele baixa, executa e dá next->next->finish para você. Não precisa fazer nada.

Cada sistema tem seus próprios programas. Se quiser migrar para o Linux vai ter que achar programas para Linux que fazem a mesma coisa daqueles que você usava no Windows. Há também programas que rodam nos dois (um bom exemplo é o Firefox). Quanto ao cliente ftp, existe ainda o FileZilla que é o um dos clientes ftp mais famosos no windows.