Descobri uma coisa

Iniciado por eixo2005, 20 de Novembro de 2007, 12:01

tópico anterior - próximo tópico

eixo2005

Caros amigos:
Já postei aqui mais de uma vez solicitações para resolver o problema de conecção com a internet. Não resolveu até o momento. Mas, descobri que ao digitar pppoe status no terminal, apareceu a informação: o programa pppoe não está instalado atualmente. Para instala-lo digite sudo apt-get install pppoe. Digitei e as informações foram estas:
lendo a lista de pacotes... pronto
construindo árvores de dependências
reading state information... pronto
o pacote pppoe não está disponível,mas é refenrenciado por outro pacote. Isto pode significar
que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou está disponível somente a partir de outra fonte
E: o pacote pppoe não tem candidato para instalação.
Eu pergunto, o que fazer?

arlei

Olá amigo,

para instalar este pacote vc deve estar com o repositório universe habilitado, conforme pode observar no link abaixo.

http://packages.ubuntu.com/cgi-bin/search_packages.pl?keywords=pppoe&searchon=names&subword=1&version=gutsy&release=all

T+
Arlei

eixo2005

Como fazê-lo se não estou conectado á internet pelo ubuntu?

alarcon

Citação de: eixo2005 online 20 de Novembro de 2007, 12:29
Como fazê-lo se não estou conectado á internet pelo ubuntu?

é esquisito isso, mas você pode adicionar o LiveCd de Ubuntu na lista de repositórios ( se já não estiver) com o comando:

sudo apt-cdrom add

Deixe o LiveCd no driver e após a execução do comando acima, basta dar Enter na mensagem que aparecer no terminal.

Em seguida tente o comando de instalação:

sudo apt-get install pppoe

OBS: Lembre-se que depois de adicionar na lista derepositórios o LiveCd e antes de executar o comando logo acima, o LiveCD deve estar no driver (ou bandeja) par aque ele instale de lá ok.

Observe que no link passado pelo arlei é  para baixar o pacote .deb correspondente. Você pode baixar ele pelo windows e depois levar para sua partição linux.

arlei

Olá eixo2005,

me desculpe, embora claro no seu post, não percebi que logicamente estava sem internet. Bem, se for fazer conforme dito pelo membro alarcon, ou seja, baixar o pacote .DEB em outra máquina, não esqueça de copiar também as dependências necessárias.

http://packages.ubuntu.com/gutsy/net/pppoe

T+
Arlei

eixo2005

baixei o downlo0ad do arquivo dsc, selecionei e clikey copiar. Agora eu colo no terminal do ubuntu , é isto?

alarcon

Citação de: eixo2005 online 20 de Novembro de 2007, 13:43
baixei o downlo0ad do arquivo dsc, selecionei e clikey copiar. Agora eu colo no terminal do ubuntu , é isto?

Por que você não tentou a dica que escrevi, pois acho impossível este pacote não está no LiveCD de instalação por que ele é básico para o sistema. Achei muito estranho ele não ser instalado por padrão.

É só colocar em alguma pasta e dar um clique duplo sobre ele.

eixo2005

Pronto. Já copiei e colei na pasta documentos de minha home. Dei duplo clike sobre ele. Agora devo executálos como programa né? no terminal ou não. Faço um por um. O arlei falou-me que é preciso copiar as dependências, mas para download só vi aquilo que baixei das opções de i386. As demais são , bug, redme etc.

alarcon

Citação de: eixo2005 online 20 de Novembro de 2007, 14:52
Pronto. Já copiei e colei na pasta documentos de minha home. Dei duplo clike sobre ele. Agora devo executálos como programa né? no terminal ou não. Faço um por um. O arlei falou-me que é preciso copiar as dependências, mas para download só vi aquilo que baixei das opções de i386. As demais são , bug, redme etc.

Primeira coisa, qual é a sua versão do Ubuntu e se ele é 32bit ou 64bit?

Como ele é um pacote padrão do Ubuntu provavelmente suas depêndencias já foram satisfeitas, então depois de baixar o arquivo pppoe_3.8-3_i386.deb (ou pppoe_3.8-3_amd64.deb se sua versão do Ubuntu for 64bit) é só dar um clique duplo sobre ele para instalar.

No terminal:

sudo dpkg -i pppoe_3.8-3_i386.deb (para 32bit)

ou

sudo dpkg -i pppoe_3.8-3_amd64.deb (para 64bit)

desde que você esteja na pasta que contém o arquivo.

Depois de instalado rode no terminal o comando:

sudo pppoeconf

e siga as intruções que basicamente é só oferecer o nome e senha de acesso e tecla ENTER para tudo mais.

Qualquer problema ou dúvida quanto a configuração da conexão consulte:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4731.0.html

eixo2005

Aqui este seu comando não existe( comand not found). Mesmo em sudo. O impressionante é ue instalei o pppoeconf e mesmo depois de abrir e executar até uns arquivos ele informa que o pppoe não está instalado. Isto quando digito pppoe status. Até em alguns arquivos da pasta pppoe eu vi janelas onde se pede informações diversas de dns e etc. tudo em modo grafico e nada eu vejo funcionar. Tem algo muito estranho por aqui. Pelo menos neste pc o windows vai bem, mas o ubuntu até agora não conseguir a dficílima tarefa de conectar à internet(difícil no ubuntu). Já tentei quase tudo , pesquisei , copiei tutoriais e nada.

alarcon

Citação de: eixo2005 online 21 de Novembro de 2007, 17:10
Aqui este seu comando não existe( comand not found). Mesmo em sudo. O impressionante é ue instalei o pppoeconf e mesmo depois de abrir e executar até uns arquivos ele informa que o pppoe não está instalado. Isto quando digito pppoe status. Até em alguns arquivos da pasta pppoe eu vi janelas onde se pede informações diversas de dns e etc. tudo em modo grafico e nada eu vejo funcionar. Tem algo muito estranho por aqui. Pelo menos neste pc o windows vai bem, mas o ubuntu até agora não conseguir a dficílima tarefa de conectar à internet(difícil no ubuntu). Já tentei quase tudo , pesquisei , copiei tutoriais e nada.

Qual comando você se refere quando diz: "Aqui este seu comando não existe( comand not found)..."

Vale aqui uma velha observação que é para verificar o md5sum (um código) da ISO se você baixou pela internet antes de gravar um CD e também , após gravar no CD, verificar a integridade do mesmo (uma das opções no boot do CD) para saber se a gravação ficou boa, ou seja, se a mídia está ok.

Os erros que você tem apresentado são muito estranhos, pois estes pacotes são padrões na distro e já deviam estar instalados, portanto está parecendo um corrompimento do seu Cd do Ubuntu que falha justamente nesta parte.

eixo2005

Eu ao fazer o download da Iso fiz a conferencia pelo md5 sum e deu certo tudo ok. Fiz o teste do cd pelo próprio cd live e tudo ok. Ocorreu sim na instalação que ele parou em 82% e estava em apt configurando e depois lendo o espelho e passou assim mais de uma hora. Deixei o pc ligado e fui dormir. Ao acordar , para minha surpresa, saiu do 82% e estava em 93%. Daí em diante concluiu a instalação. Ao iniciar o ubuntu, teve a seguinte informação: ocorreu algum erro no gnome ao iniciar. Isto pode ser devido a um problema de quebra da conecção durante a instalação ou outro. o download estava lendo e eu o fazia pedaçõ por pedaçõ através do puxa rápido. Mas foi só isto. Quanto à internet é uma incógnita. Já testei no cd live do kurumin e fiz a conecção da rede que aprece a luzinha azul nas duas tvzinhas que ficam no relógio. Mostra que há troca de informações . A rede funciona no kurumin ,mas não navega.

alarcon

Citação de: eixo2005 online 21 de Novembro de 2007, 17:39
Eu ao fazer o download da Iso fiz a conferencia pelo md5 sum e deu certo tudo ok. Fiz o teste do cd pelo próprio cd live e tudo ok. Ocorreu sim na instalação que ele parou em 82% e estava em apt configurando e depois lendo o espelho e passou assim mais de uma hora. Deixei o pc ligado e fui dormir. Ao acordar , para minha surpresa, saiu do 82% e estava em 93%. Daí em diante concluiu a instalação. Ao iniciar o ubuntu, teve a seguinte informação: ocorreu algum erro no gnome ao iniciar. Isto pode ser devido a um problema de quebra da conecção durante a instalação ou outro. o download estava lendo e eu o fazia pedaçõ por pedaçõ através do puxa rápido. Mas foi só isto. Quanto à internet é uma incógnita. Já testei no cd live do kurumin e fiz a conecção da rede que aprece a luzinha azul nas duas tvzinhas que ficam no relógio. Mostra que há troca de informações . A rede funciona no kurumin ,mas não navega.

Se eu fosse você eu reinstalava o Ubuntu, mas só que antes desconectava o cabo da internet (cabo da rede) do seu PC para que ele não trave em 82%, segundo dicas de outros usuários aqui.

Agora antes de reinstalar sem o cabo da internet (rede) ligado ao PC, faça um teste, dê o boot com o LiveCD do Ubuntu e no terminal digite os comandos:

sudo su

pppoeconf

e coloque seu nome e senha de acesso do provedor e dê enter para todas as outras perguntas e veja se navega na internet pelo LiveCD. Se funcionar é por que não é problema de conexão e sim da instalação feita por você anteriormente.

eixo2005

amigos:
  Obrigado pelas informações. De fato o problema que eu tinha era todo da instalação anterior. Ela ficou "travada" em 82% quando estava lendo espelhos do apt-get. Deixei o pc ligado e fui dormir. Lá pela manhã notei que havia passado dos 82% com uma janelinha que li i dei ok, aí finalisou o resto da instalação, mas deu problemas. Sem dúvida foi a interferência do meu cabo que liga o meu pc a outro e ao modem adsl. Fiz, exatamente, como havia informado Alacon e deu certo. Comecei conectando e navegando na internet a partir do live cd. Fiz sudo su, enter, pppoeconf, salvei e fechei. Abri o firefox e pronto já estava na página da telemar. Retirei o cabo e instalei. A instalaçao ocorreu em 15 minutos aproximadamente. Após reiniciar e retirar o cd live. Repeti as dicas e conectei-me à internet navegando no firefox. O firefox me pediu para instalar plugins. Clikey para instalar o flasch player e informou, em uma janela, que não foi possível instalá-lo. Mas, ocorreu tudo bem no básico. Agora tentarei fazer o resto, baixar os pacotes , codecs etc. e colocá-lo totalmente em português Brasil. ( estou postando do ubuntu).