Comportamento estranho com placas de rede

Iniciado por gilbertonunes32, 17 de Novembro de 2007, 12:04

tópico anterior - próximo tópico

gilbertonunes32

Olá a todos

Pessoal

Tenho achado estranho o comportamento do Ubuntu 7.04.
Não sei se com o Gusty ocorre o mesmo problema.
Acontece que eu instalo o sistema numa boa, com três placas de rede por exemplo.
Porém, se após o sistema ter iniciado normalmente e eu quiser trocar a placa de rede,
ele se perde e não detecta mais a interface de rede corretamente.
Digamos que o Ubuntu tenha configurado assim:
eth0
eth1
eth2
eth4

para 4 interfaces.

Se a eth1 queimar por exemplo e eu colocar outra placa de outro fabricante, ela é detectada
como sendo eth5 ou eth6.

O que será que está errado?

Obrigado.

VB5

Só uma perguntinha... para que você quer três placas de rede?...  ???

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Eunir Augusto

Citação de: VB5 online 17 de Novembro de 2007, 21:34

duas eu compreendo a necessidade, mas três?  :o

isso é a configuração padrao no Ubuntu, que eu saiba. no aguardo pra tentar ajudar  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

clcampos

Citação de: Eunir Augusto online 17 de Novembro de 2007, 21:45
Citação de: VB5 online 17 de Novembro de 2007, 21:34

duas eu compreendo a necessidade, mas três?  :o

isso é a configuração padrao no Ubuntu, que eu saiba. no aguardo pra tentar ajudar  ;)

[ ]s

Que isso Eunir, meu servidor de Internet no trabalho tem três, e to precisando colocar a quarta.... hehehe
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Eunir Augusto

Citação de: clcampos online 17 de Novembro de 2007, 22:02
Que isso Eunir, meu servidor de Internet no trabalho tem três, e to precisando colocar a quarta.... hehehe

mestre cristiano, diz aí: não é melhor espetar no Switch nao, ao invés de tantas placas de rede? estou imaginando teus servidores, veja se nao me falha a memoria: um debian, um ubuntu e um slack, neh? eles nao teriam melhor comunicabilidade pelo Switch, direto, ao inves de tantas placas de rede? Estou perguntando pra tentar entender, e nao dando palpite azedo em teu trabalho, mestre  :D

vlw pela explicação. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

clcampos

Eunir não imagine como é, pois a bagunça é inimaginável... hehhee

Na verdade a bagunça é no server responsável pela internet. Ai esta assim:

- 1 Placa de entrada da internet
- 1 para liberar a net na minha rede,
- a terceira foi a solução encontrada para contornar a limitação de um hardware, e a outra solução envolveria gastos, ai já sabe....
- a quarta placa quero colocar na tentativa de deixar uma rede wireless (totalmente aberta) que vamos criar lá, e assim tentar manter nossa rede segura.

Ou seja, eu deveria ter duas placas, o resto é artifício técnico (outro nome dado a gambiarra).

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Eunir Augusto

Citação de: clcampos online 17 de Novembro de 2007, 23:01

Ou seja, eu deveria ter duas placas, o resto é artifício técnico (outro nome dado a gambiarra).

hehehehehe vlw pela explicação, mestre. seguinte, não é uma gambiarra qquer, pois foi pra reduzir custos, mas o termo correto seria gambiarra com gabarito... hehehe

abraçao, cristiano  ;) t++

VB5

Citação de: clcampos online 17 de Novembro de 2007, 23:01
Eunir não imagine como é, pois a bagunça é inimaginável... hehhee

Na verdade a bagunça é no server responsável pela internet. Ai esta assim:

- 1 Placa de entrada da internet
- 1 para liberar a net na minha rede,
- a terceira foi a solução encontrada para contornar a limitação de um hardware, e a outra solução envolveria gastos, ai já sabe....
- a quarta placa quero colocar na tentativa de deixar uma rede wireless (totalmente aberta) que vamos criar lá, e assim tentar manter nossa rede segura.

[]'s

Cristiano.

Nossa, Cristiano... deu um arrepio só de pensar em manejar isso - tem que ser "o cara", como você!...   :D

Minha rede é bem mais simples e ainda assim dá dor de cabeça à beça:

- entrada em fibra ótica a 1 Gbps, direto para o switch principal (VHorizon 24 portas, gerenciável);
- este "abastece"os switchs da segunda linha ( laboratórios, grupos de pesquisa, secretarias);
- daí pra frente é o caos...  ;D Estes switches secundários alimentam máquinas, switchs terciários, hubs, estes por sua vez alimentam outros, redes wireless... "o horror, o horror..."  :D :D

Se já pago meus pecados com isso, imagino o que você passa...  ;D Parabéns pela coragem!...
ah... essa do "artifício técnico" eu com certeza vou usar, se não tem copyright!...  :D :D

( ),
VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Eunir Augusto

Citação de: VB5 online 17 de Novembro de 2007, 23:29
- daí pra frente é o caos...  ;D Estes switches secundários alimentam máquinas, switchs terciários, hubs, estes por sua vez alimentam outros, redes wireless... "o horror, o horror...:D :D

VB5, e quando a gente descobre que a queda na velocidade da conexão em uma maquina, tanto na net qto ao acesso em algum sistema legado interno qquer, está relacionada ao danado do Hub, e a gente não tem argumentos pra trocar o danado por Switch  ;) Isso sim é o horror... hehehe  :D  :D Abraços

VB5

Eunir,

nem tenha dúvida... aí vem sempre a frase: "ah, mas por agora não há verba..."... Já ouvi isso demais!...

( ),

VB5

clcampos

VB5 minha na começa (em termos de hardware) no ponto em que a sua torna-se um caos..... Sem contar que meu link é infinitamente pior,  tem uma vaga ai não?

Citação de: Eunir Augusto online 17 de Novembro de 2007, 23:50
VB5, e quando a gente descobre que a queda na velocidade da conexão em uma maquina, tanto na net qto ao acesso em algum sistema legado interno qquer, está relacionada ao danado do Hub, e a gente não tem argumentos pra trocar o danado por Switch  ;) Isso sim é o horror... hehehe  :D  :D Abraços

Eunir depois que eu conheci o Operador Bastardo do Inferno, da qual sou super fã, as coisas ficaram mais fáceis...

Tem um hub dando pau e não querem comprar outro? Não vêem motivos? Nada como uma queda ocasional da rede (uma por semana, as vezes mais) da rede, principalmente em momentos importantes... e ai... Ops gente desculpa, a rede parou porque o pessoal não vê que precisa do investimento e tem equipamento com problemas.... huahuahua (risada muito maligna..)

Espero que nenhum chefe esteja lendo isto... acho que vou deletar.... hehhee

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Eunir Augusto

Citação de: clcampos online 18 de Novembro de 2007, 00:07
VB5 minha na começa (em termos de hardware) no ponto em que a sua torna-se um caos..... Sem contar que meu link é infinitamente pior,  tem uma vaga ai não?

Citação de: Eunir Augusto online 17 de Novembro de 2007, 23:50

Eunir depois que eu conheci o Operador Bastardo do Inferno, da qual sou super fã, as coisas ficaram mais fáceis...

Tem um hub dando pau e não querem comprar outro? Não vêem motivos? Nada como uma queda ocasional da rede (uma por semana, as vezes mais) da rede, principalmente em momentos importantes... e ai... Ops gente desculpa, a rede parou porque o pessoal não vê que precisa do investimento e tem equipamento com problemas.... huahuahua (risada muito maligna..)

Espero que nenhum chefe esteja lendo isto... acho que vou deletar.... hehhee

[]'s

Cristiano.

ei, VB5, imagino, pelo tamanho de tua rede, a qtde de vezes q tu ouviu isso. mas essa resposta foi msmo para o cristiano nao deletar a msg acima, antes de apagar uns logs... hehehehehheeh (hehehe mais maligno ainda)  :D  :D  :D

mas entao, nada de nosso amigo gilbertonunes32 aparecer por aqui pra gente ajudar ele...  :-[

abraçao pra vcs

VB5

Ehehehehe.... você também é fã dele?... é o meu guru!... é, umas quedinhas ocasionais na rede às vezes ajudam incrivelmente na rápida descoberta de rubricas ainda com saldo...  ;D ;D Só que aqui geralmente não tem mesmo...
Minha preferida  do OBI é a do backup: "setei o dispositivo de saída para 'none' - backup completado em 15 segundos"...

Pois é, Eunir, vamos esperar pelo amigo...

E boa noite, turma, tô puxando o carro por hoje!...

VB5