[RESOLVIDO] Sobre HD dedicado na IDE2

Iniciado por EsTigMaNeT, 16 de Novembro de 2007, 21:38

tópico anterior - próximo tópico

EsTigMaNeT

Boa noite pessoal. Gostaria de fazer uma pergunta básica pra alguns, mas para um iniciante como eu, pode ter uma certa utilidade para quando chegar meu CD do Ubuntu e eu instalar para entrar nesse mundo.

Meu HD com windows de 60 GB (está na IDE1 e particionando sendo C: e D: como master) e nesta mesma IDE1 está minha gravadora DVD como slave.

Na IDE2 está um HD de 20 GB como Master e um gravador de CD como slave.

Minha pergunta é: dá pra dedicar este HD de 20 GB da IDE2 só pro Linux, com opçao de selecionar o sistema operacional ao ligar o pc?

Nao pretendo instalar no mesmo HD por ser leigo e temo perder meus dados.

PS: se tiver postado na sessao errada, favor mover para a correta.
Somos quem podemos ser...

clcampos

Tem sim. Durante a instalação tem como você selecionar este HD para o Linux.

Quanto de memória RAM você tem?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

EsTigMaNeT

Atlhon XP 1.8 (1.53 GHz) e 768 Mb DDR

Placa Mãe: MSI KTV6-LSR
VGA: MSI FX 5600 VTDR
Teclado USB da HP

clcampos

Citação de: EsTigMaNeT online 16 de Novembro de 2007, 22:20
Atlhon XP 1.8 (1.53 GHz) e 768 Mb DDR

Placa Mãe: MSI KTV6-LSR
VGA: MSI FX 5600 VTDR
Teclado USB da HP

Bem o que vou te escrever é um pensamento pessoal, e cada usuário tem sua própria "receita de bolo".

Para mim no momento do particionamento (que não tem segredo) você deveria escolher manual. E deveria particionar assim:

Opção 1: Sem uma partição /home separada

• Primeira partição: /

• Tipo de arquivo como sendo ext3
    • Ponto de montagem: / (raiz) ocupando todo o disco, com exceção do espaço para swap.
  • Segunda partição: swap

• Se você usa programas muito pesados: 1 Gb
    • Caso contrário: 512 Mb já são mais que suficiêntes

Opção 2: Com uma partição /home separada

• Ponto de montagem: / (raiz) ocupando entre 10 Gb e 15 Gb (a minha hj tem 14 gb instalados, mas instalo muita coisa).
  • Segunda partição: /home

• Ponto de montagem: /home (será onde ficaram os arquivos pessoais) ocupando todo o disco, com exceção do espaço para swap.
  • Terceira partição: swap

Porque de ter uma partição /home em separado?

A partição /home é a partição onde ficam seus arquivos pessoais, downloads feitos, e a grande maioria das configurações pessoais, entre outros arquivos, e  deixá-la separada facilitaria na hora de nova formatação ou na instalação de uma nova versão, que poderia ser feita do zero, sem risco para perder seus arquivos (que estariam salvos nesta partição).

O swap talvez nunca seja totalmente usado, e provavelmente uns 256 Mb poderiam ser suficiente, caso você use programas normais (internet, office e etc), mas como um bom Mineiro prefiro ser precavido.

Bem, existem muitas outras formas, mas acho que como coloquei te dará um bom exemplo do que fazer.

De qualquer forma estamos aqui para ajudá-lo se ainda tiver dúvidas, e seja bem vindo ao fórum e boa sorte na instalação. Aproveitando a oportunidade deixarei alguns links para você, a título de informação:

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

EsTigMaNeT

Bela Dica Cristiano, e como um bom mineiro tmb, vou seguir suas dicas. Neste caso vou preferir a /home separado. Só vou ter uma visão melhor deste exemplo quando tiver instalando pra ver a cara das partiçoes do linux, sou totalmente leigo. A proposito, as opçoes citadas acima se encaixam no HD de 20 Gb que está em Master na IDE2 né? Sem precisar mexer no meu HD principal da IDE1, correto?

E quanto a configuração de boot no setup da bios, qual a ordem coloco dos HDs que estão em IDE's diferentes?

clcampos

Citação de: EsTigMaNeT online 16 de Novembro de 2007, 22:54
Bela Dica Cristiano, e como um bom mineiro tmb, vou seguir suas dicas. Neste caso vou preferir a /home separado. Só vou ter uma visão melhor deste exemplo quando tiver instalando pra ver a cara das partiçoes do linux, sou totalmente leigo. A proposito, as opçoes citadas acima se encaixam no HD de 20 Gb que está em Master na IDE2 né? Sem precisar mexer no meu HD principal da IDE1, correto?

E quanto a configuração de boot no setup da bios, qual a ordem coloco dos HDs que estão em IDE's diferentes?

Isto, pode usar no seu HD sem problemas, inclusive pensei nele enquanto escrevia. Que internet você tem?

Se for banda larga, principalmente com modem roteado (o que facilita demais o uso dela no linux) você terá acesso a ela durante o uso do LiveCD sem problemas, e ai podemos te ajudar durante o processo.

Estou por aqui, e este fórum é maravilhoso, pois estão todos de olho no tópico, e sempre ávidos em ajudar, e sem apoio você não vai ficar.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

EsTigMaNeT

Mais uma vez agradeço e tenho lido alguns tópicos vejo a união da turma aqui. Só tenho que parabenizar os responsáveis pelo projeto e os usuários que aqui estão para compartilhar conhecimento. Meu modem é roteado sim (usuário e senha interno no modem D-LINK DSL 500 G Firmware Version: R2.01.B02.BR(030917a/Y1.21.1)).

To doido pra esses CD's chegarem logo :D

clcampos

hehehe... vai ser mole... vai ver!

Eu também sempre peço os CD's mas não consigo esperar, eu baixo os meus e os que chegam eu sempre dou para pessoas que querem testar.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

VB5

Citação de: clcampos online 16 de Novembro de 2007, 23:22
Eu também sempre peço os CD's mas não consigo esperar......

Nem eu...  ;D ;D Por isso nunca cheguei a pedir os CDs - no trabalho, consigo baixar a imagem em coisa de 4 minutos, e aí já posso sair brincando no mesmo dia...  :D :D

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

clcampos

Citação de: VB5 online 16 de Novembro de 2007, 23:30
Citação de: clcampos online 16 de Novembro de 2007, 23:22
Eu também sempre peço os CD's mas não consigo esperar......

Nem eu...  ;D ;D Por isso nunca cheguei a pedir os CDs - no trabalho, consigo baixar a imagem em coisa de 4 minutos, e aí já posso sair brincando no mesmo dia...  :D :D

( ),

VB5

4 minutos? hahuahua... Deus não da asa a cobra não, se eu tivesse uma net destas eu baixaria a internet inteira para mim... huahuahua...

Mas eu peço VB5 não pensando em mim, é que dar um CD bonitinho causa maior impacto, concorda?

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

EsTigMaNeT

Causa mesmo.. do estilo, simples mas é de coraçao hehehe

VB5

Citação de: clcampos online 16 de Novembro de 2007, 23:34
4 minutos? hahuahua... Deus não da asa a cobra não, se eu tivesse uma net destas eu baixaria a internet inteira para mim... huahuahua...
É que eu baixo da UFPR ou da UFSC, pelo backbone da RNP... aquilo não corre, voa baixo!... a taxa média de D/L de lá é por volta de 5 a 8 Mbps...  :o De outros sites é mais baixa, mas ainda assim é um foguete. Pra dar uma idéia, o D/L da atualização pro 7.10 em casa levou duas horas, lá uns 3 minutos... Pena que o CPD tá sempre de olho, e não deixa a gente aproveitar o resto...  ::)
Mas eu peço VB5 não pensando em mim, é que dar um CD bonitinho causa maior impacto, concorda?

[]'s

Cristiano.
[ /quote]
Sem dúvida... um amigo meu me mostrou uns que ele recebeu, e fiquei impressionado com a qualidade gráfica. O problema, de fato, é esperar...  :D :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

EsTigMaNeT

Li uma informação agora, e já que o tópico fala sobre HD em IDE's diferentes, acho interessante postar aqui a tabela relacionada:

/dev/hda -> IDE Primária Master
/dev/hdb -> IDE Primária Slave
/dev/hdc -> IDE Secundária Master
/dev/hdd -> IDE Secundária Slave
/dev/sda -> SCSI ou Serial-ATA 1
/dev/sdb -> SCSI ou Serial-ATA 2
/dev/sdc -> SCSI ou Serial-ATA 3 (...)

FONTE:
http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-particionamento.html

EsTigMaNeT

Baseado nas informações acima, creio que meu linux estará instalado em dev/hdc (IDE2 Master).

Ansioso antes dos CD's chegarem, resolvi preparar meu HD para receber o Linux, e gostaria da opinião de vcs de acordo com a imagem abaixo, se ficou certo este particionamento (usei o Partition Magic), num HD de 20 GB eu deixei 1 GB para Linux Swap. Disk 2 é o que criei as partições do Linux.

Obs: não consegui entender o que significa PRIMARY e LOGICAL.

clcampos

Bem, a princípio você tinha dito que usaria a segunda opção (reproduzida abaixo novamente), portanto estaria faltando sua partição /home, também coloco minha swap sempre no final do disco.

Opção 2: Com uma partição /home separada

• Ponto de montagem: / (raiz) ocupando entre 10 Gb e 15 Gb (a minha hj tem 14 gb instalados, mas instalo muita coisa).
  • Segunda partição: /home

• Ponto de montagem: /home (será onde ficaram os arquivos pessoais) ocupando todo o disco, com exceção do espaço para swap.
  • Terceira partição: swap

Bem, de qualquer forma como vai deixar o disco todo para o Ubuntu não fique ancioso, durante a instalação você poderá fazer isto com muita facilidade. Vou te deixar mais um link, agora sobre instalação:

Instalação do Ubuntu 7.04/7.10

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!