Configuração de hardware

Iniciado por vitormiran, 16 de Novembro de 2007, 03:22

tópico anterior - próximo tópico

vitormiran

Boa noite pessoal, instalei hoje o gutsy, mas como não tenho experiência alguma com o linux, estou com algumas dúvidas.

Bom, ele instalou tudo direitinho, ta funcionando numa boa, só queria saber como configurar o hardware (com driver e etc.) nele.
Minha placa mãe eh uma foxconn k8m890, e queria instalar pelo menos o driver da placa de vídeo dela (via chrome 9 onboard), mais não tenho conhecimento se existem drivers dela para o linux.

Ficaria muito agradecido se alguem me desse uma resposta quanto a isso.
Obrigado desde já, Vitor.

coyoterj

Olá,

Vc viu se o Ubuntu detectou sua placa ?
Normalmente ele detecta e se estiver tudo bem, é melhor nem mexer...  :D
Eu tenho uma geforce5200, que estava funcionando perfeito, fui mudar para os drivers da nvidia e deu problema. Tentei várias dicas aqui mas acabei retornando ao original do Ubuntu que está funcionando que é uma maravilha... :)
Agora se vc quiser mesmo instalar os drivers dela, dá uma pesquisada aqui por via chrome ou driver via que vc deve encontrar algo.
Qualquer dúvida posta novamente...

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

vitormiran

Opa amigo, como eu posso verificar se a placa de video foi reconhecida pelo Ubuntu??
Um abraço. Vitor

coyoterj

Citação de: vitormiran online 16 de Novembro de 2007, 17:20
Opa amigo, como eu posso verificar se a placa de video foi reconhecida pelo Ubuntu??
Um abraço. Vitor

digitando lspci no terminal, no resultado vc procura qual a vga instalada, que no meu caso aparece assim:

01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200] (rev a1)

Vc pode ver também em /etc/X11/xorg.conf se está correto. No meu caso, tem esse trecho que interessa:

Section "Device"
   Identifier   "nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200]"
   Driver      "nv"
   BusID      "PCI:1:0:0"
EndSection

abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram

VB5

coyoterj,

pelo que você postou, não está com a aceleração gráfica ativada:

Section "Device"
   Identifier   "nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200]"
   Driver      "nv"
   BusID      "PCI:1:0:0"
EndSection

Tenho uma placa bem inferior à sua, e está assim, depois de instalar os drivers restritos:

Section "Device"
Identifier "NVIDIA Corporation NV18 [GeForce4 MX 440 AGP 8x]"
Driver "nvidia"
Busid "PCI:1:0:0"
Option "AddARGBVisuals" "True"
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
Option "NoLogo" "True"
Option "DynamicTwinView" "false"
EndSection

Você pode usar um

sudo glxinfo | grep direct

para confirmar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

gean gustavo

VB5, a minha placa de video é mesma que o coyoterj, mas a configuração esta praticamente igual a sua, quer dizer que está configurado certo? não precio configurar mais nada? Grato

segue o meu

Section "Device"
   Identifier   "nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200]"
   Driver      "nvidia"
   Busid      "PCI:1:0:0"
   Option      "AddARGBVisuals"   "True"
   Option      "AddARGBGLXVisuals"   "True"
   Option      "NoLogo"   "True"
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM

vitormiran

Amigos, verifiquei no xorg.conf e o  q eu tenho lá é o seguinte:

Section "Device"
   Identifier   "Placa de Vídeo Genérica"
   Driver      "vesa"
   BusID      "PCI:1:0:0"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Device      "Placa de Vídeo Genérica"
   Monitor      "S/M 550v"
   DefaultDepth   24
   SubSection "Display"
      Modes      "1280x1024" "1024x768" "800x600" "720x400" "640x480"
   EndSubSection
EndSection

pelo q vi a placa nao está reconhecida, se alguem souber como fazer para o ubuntu reconhecê-la, eu agradeço.
um abraço a todos, Vitor.

coyoterj

Citação de: VB5 online 16 de Novembro de 2007, 22:36
coyoterj,

pelo que você postou, não está com a aceleração gráfica ativada:

Olá VB5, é como falei acima:
CitarEu tenho uma geforce5200, que estava funcionando perfeito, fui mudar para os drivers da nvidia e deu problema. Tentei várias dicas aqui mas acabei retornando ao original do Ubuntu que está funcionando que é uma maravilha...

Cara, eu preciso muito de uma luz para fazer essa placa funcionar. Já tentei pela opção Sistema>>Administração>>Gerenciador de Drivers Restritos e deu erro.
Fiz os passos abaixo e deu o mesmo erro:
Segue os passos que fiz:

1- $ sudo apt-get --purge remove nvidia-glx nvidia-settings nvidia-settings nvidia-kernel-common
2- $ sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) build-essential xserver-xorg-dev
3- baixei o driver em: http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/1.0-9755/NVIDIA-Linux-x86-100.14.19-pkg1.run
4 $ sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
Alterei a linha DISABLED_MODULES="nv"
5- Ctrl + Alt + F1 e efetuei login.
6- $ sudo /etc/init.d/gdm stop
7- $ sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run
8- $ sudo sh ./NVIDIA-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run
9- respondi não na pergunta em que ele diz não ter um kernel compilado no sistema, se aceitaria fazer o download desse kernel no site da nvidia.
10- $ sudo shutdown -r now

Antes de abrir a tela de login, caiu no console com uma tela azul e vermelha com a seguinte msg:
Falha ao iniciar o servidor X (sua interface gráfica). Provavelmente ele não está configurado corretamente. Você deseja examinar a saída do servidor X para [sim] [não]

Selecionei sim e deu isso:
error: API MISMATCH: this NVIDIA driver component has version 100.14.19, but the NVIDIA kernel modules version does not match.
Please make sure that the Kernel module and all NVIDIA driver components have the same version.

E o Xorg.0.log: (só copiei os warnings e erros porque é muito grande)

WW) The directory "/usr/share/fonts/X11/cyrillic" does not exist.
Entry deleted from font path.

(II) Loading /usr/lib/xorg/modules//libglx.so
dlopen: /usr/lib/libGLcore.so.1: undefined symbol: _nv000043gl
(EE) Failed to load /usr/lib/xorg/modules//libglx.so
(II) UnloadModule: "glx"
(EE) Failed to load module "glx" (loader failed, 7)
(EE) xf86OpenSerial: Cannot open device /dev/input/wacom
No such file or directory.
Error opening /dev/input/wacom : Success
(**) Option "Device" "/dev/input/wacom"
(**) Option "Device" "/dev/input/wacom"
(II) Configured Mouse: ps2EnableDataReporting: succeeded
Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/misc, removing from list!
Could not init font path element /usr/share/fonts/X11/cyrillic, removing from list!
Could not init font path element /usr/X11R6/lib/X11/fonts/Type1, removing from list!

Agradeço muito uma ajuda, pois já estou a dias tentando funcionar essa placa sem sucesso.

VB5

Jogo duro...  ;)

OK, tente remover os pacotes nVidia com a dica do fabiovalinhos:

sudo dpkg --remove --force-remove-reinstreq 'pacote-safado-que-não-quer-sair'

Depois veja se consegue entrar no VGA básico, e então tente os Drivers Restritos. Já atualizei direto de uma Vanta jurássica para uma GeForce 6200 simplesmente trocando a placa e usando o Gerenciador, então deve funcionar.

Ach oque o erro está aqui:

9- respondi não na pergunta em que ele diz não ter um kernel compilado no sistema, se aceitaria fazer o download desse kernel no site da nvidia.
error: API MISMATCH: this NVIDIA driver component has version 100.14.19, but the NVIDIA kernel modules version does not match.
Please make sure that the Kernel module and all NVIDIA driver components have the same version.

Ou seja, o driver que você baixou não é compatível com seu kernel, precisaria recompilá-lo ( não recomendo...). Talvez você precise também dar uma olhada no seu xorg.conf para eliminar alguma chamada a esses drivers que ainda tenha restado. Se quiser, posso postar minhas configurações para comparação.

Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

coyoterj

Citação de: VB5 online 17 de Novembro de 2007, 21:10
Jogo duro...  ;)

Ach oque o erro está aqui:

Ou seja, o driver que você baixou não é compatível com seu kernel, precisaria recompilá-lo ( não recomendo...). Talvez você precise também dar uma olhada no seu xorg.conf para eliminar alguma chamada a esses drivers que ainda tenha restado. Se quiser, posso postar minhas configurações para comparação.

Opa uma luz !  :D

Seguinte, nesse ponto que vc desconfia eu também desconfio, só que ao contrário  ???
Confuso, eu explico.
Da primeira vez que instalei os drivers da nvidia, nesse passo eu respondi que sim, ou seja ele fez o download do kernel... Continuei e ao reiniciar deu o problema citado. O estranho é que antes eu conseguia com os drivers restritos, só que dava tela preta, mas bastava eu digitar o login e senha "no escuro" que o ubuntu entrava na boa. Depois disso não entra de jeito nenhum...
Aí pesquisando, descobri 2 dicas no google com os passos que fiz, só que nas duas enfatizavam que era para responder *não*.
Terá sido esse o problema ? O programa da Nvidia baixou o kernel e embananou tudo ? E se foi isso, como voltar atrás ?

Já estou pensando em passar a borracha em tudo....  :(

Segue o trecho do readme que explica isso:
CitarWhen the installer is run, it will determine if it has a precompiled kernel interface for the kernel you are running. If it does not have one, it will check if there is one on the NVIDIA FTP site (assuming you have an Internet connection), and download it. If one cannot be downloaded, either because the FTP site cannot be reached or because one is not provided, the installer will check your system for the required kernel sources and compile the interface for you. You must have the source code for your kernel installed for compilation to work. On most systems, this means that you will need to locate and install the correct kernel-source, kernel-headers, or kernel-devel package; on some distributions, no additional packages are required (e.g. Fedora Core 3, Red Hat Enterprise Linux 4).

After the correct kernel interface has been identified (either included in the .run file, downloaded, or compiled from source code), the kernel interface will be linked with the closed-source portion of the NVIDIA kernel module. This requires that you have a linker installed on your system. The linker, usually /usr/bin/ld, is part of the binutils package. You must have a linker installed prior to installing the NVIDIA driver.

Valeu e abraços !

VB5

coyoterj,

parece que seu Kernel foi alterado na primeira tentativa... verifique no Grub a identificação dele, depois vá no /boot/grub/menu.lst e dê uma olhada. Qual versão está usando, 7.04 ou 7.10? Se for a primeira, simplesmente atualizar pode resolver o problema, já que um novo kernel será instalado e reconhecerá a placa. Estou usando a 7.10 há umas 3 semanas sem o menor problema...

gean gustavo,
parece estar tudo OK. Acrescente a última linha para garantir taxas de refresh compatíveis.

VB5

coyoterj

Citação de: VB5 online 17 de Novembro de 2007, 21:10
Jogo duro...  ;)

OK, tente remover os pacotes nVidia com a dica do fabiovalinhos:

sudo dpkg --remove --force-remove-reinstreq 'pacote-safado-que-não-quer-sair'

Depois veja se consegue entrar no VGA básico, e então tente os Drivers Restritos. Já atualizei direto de uma Vanta jurássica para uma GeForce 6200 simplesmente trocando a placa e usando o Gerenciador, então deve funcionar.

Fiz o que falou, só que até com o vga dá o mesmo erro:
CitarFalha ao iniciar o servidor X (sua interface gráfica). Provavelmente ele não está configurado corretamente. Você deseja examinar a saída do servidor X para [sim] [não]
ao reiniciar antes de entrar na tela de login, vai para o console e aparece um box azul e vermelho com a mesma msg de erro e aí eu tenho que restaurar o meu xorg.conf com o backup para chegar até aqui e pedir um socorro.... :(

coyoterj

Citação de: VB5 online 17 de Novembro de 2007, 21:57
coyoterj,

parece que seu Kernel foi alterado na primeira tentativa... verifique no Grub a identificação dele, depois vá no /boot/grub/menu.lst e dê uma olhada. Qual versão está usando, 7.04 ou 7.10? Se for a primeira, simplesmente atualizar pode resolver o problema, já que um novo kernel será instalado e reconhecerá a placa. Estou usando a 7.10 há umas 3 semanas sem o menor problema...

gean gustavo,
parece estar tudo OK. Acrescente a última linha para garantir taxas de refresh compatíveis.

VB5

Opa! Respondi antes dessa msg, vou ver e já posto...

coyoterj

Citação de: VB5 online 17 de Novembro de 2007, 21:57
coyoterj,

VB5

O menu.lst
Citartitle      Ubuntu, kernel 2.6.20-16-generic
root      (hd0,6)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-16-generic root=UUID=40a79edb-30ab-49df-a753-b0eef48497ed ro quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-16-generic
quiet
savedefault

Estou usando a 7.04. Eu tinha atualizado para o 7.10 mas tive uns problemas e acabei voltando para o 7.04, mas estou pensando em reinstalar o 7.10 para ver se as coisas melhoraram...
No caso de atualizar para o 7.10, qual opção você recomenda para instalar o driver da nvidia ? Pelos drivers restritos que existe no menu do Ubuntu ?

Abs

VB5

Coyoterj,

como já passei para a 7.10 não tenho mais a lista dos kernels anteriores. Veja se no menu.lst existe uma versão anterior à que estava ativa quando os drivers foram instalados. Se estiver comentada (#), você pode descomentar, dar boot e escolher essa para ver se o problema continua. Mas recomendo mesmo é atualizar para a 7.10, que irá reconhecer a GF5200, e em seguida você instalar os drivers restritos. Após isso, inclua a última linha do meu xorg.conf como postado acima, para evitar resoluções anormalmente baixas. Creio que este é o  modo mais rápido de resolver o problema.

VB5