Essa dica tirei do site grubelilo
http://grubelilo.blogspot.com/2007/05/menu-alternativo-para-gnome.html que era pro feisty.
Este novo menu, torna mais fácil encontrar aplicativos, e também pesquisar arquivos no computador.
Para instalar basta digitar no terminal:
No site está aptitude, mas pra mim travou, só consegui com:
$sudo apt-get install gnome-main-menu
Depois de baixar o pacote, clique com o botão direito na barra de tarefas - Adicionar ao Painel - procurar, por "Menu principal"(OBS: É o que tem o ícone de um computador), e pronto, seu novo painel já estara funcionando.
Na Coluda da Direita voce notará 3 abas :Aplicações: Aqui voce vai ver algumas aplicações não me lembro quais, pois modifiquei, logo que instalei, para remover uma aplicação clique com o botão direito do mouse e selecione remover dos marcadores. Já para adicionar aplicações clique no botão mais aplicações, ele vai abrir o navegador de aplicações, então clique com o botão direito do mouse sobre o aplicativo desejado e selecione adicionar aos marcadores.
Documentos:- Aqui voce terá dois campos Documentos Favoritos, onde voce pode adicionar pastas que voce gosta ou mais usa. Para adicionar deixe o menu com a aba documentos selecionada, clique em mais documentos, vai abrir a sua pasta pessoal, então arraste a pasta que voce deseja até o ícone Computador na barra de tarefas, e pronto o seu link para as suas pastas favoritas está criada. e Documentos Recentes, que eu retirei Usando o Editor de Configurações (GConf)-Clique em Desktop->Gnome->aplications->main-menu->Lock-down e clique duplo em showalble_file_types selecione o 3 e clique em remover depois em ok e feche o editor.Tem outras opções aqui mas não conheço então...
Locais:- Aqui stão as (Pasta Pessoal +Documents{essa pasta foi criada durante a instalação desse menu principal, e ela continha dois modelos de arquivos vazios do OOO, então eu movi para a pasta Modelos e deixei esta pasta para colocar meus documentos) + Pasta Desktop + Pasta Imagens + Pasta Músicas + Pasta Videos + Servidores de Rede e + Sistema de Arquivos.
Na Coluna da direita temos:Sistema ( Help + Centro de Controle + Travar Tela + Logout)
Status (Disco Rigido + Rede)
Espero que gostem.