Qualidade péssima de imagens scaneadas no Linux

Iniciado por protetor, 15 de Novembro de 2007, 07:49

tópico anterior - próximo tópico

protetor

Tenho um scanner Plustek EPP, que é reconhecido bem no linux, e scaneia imagens com ótima qualidade no Kurumin, mas no ubuntu e em outras distros a qualidade fica péssima e de nada adianta mexer nas configurações de brilho, contraste, gama, no XSane ou Kooka, a imagem sempre fica péssima. Alguém sabe como se resolve isso no ubuntu? Tenho que mexer em algum script de video ou algo parecido.
Vejam as imagens:

protetor

boi

Não tem jeito, alguns equipamentos não tem drivers para Linux, ou os drivers são ruins, como nesse caso. Caso você tenha Windows, use no Windows. Se não tiver o jeito é trocar de scanner. Mas é muito difícil achar no mercado um scanner suportado pelo Linux, tem que pesquisar bastante, e para ter certeza de que funciona mesmo, e bem, só testando.

protetor

Citação de: boi online 20 de Novembro de 2007, 11:00
Não tem jeito, alguns equipamentos não tem drivers para Linux, ou os drivers são ruins, como nesse caso. Caso você tenha Windows, use no Windows. Se não tiver o jeito é trocar de scanner. Mas é muito difícil achar no mercado um scanner suportado pelo Linux, tem que pesquisar bastante, e para ter certeza de que funciona mesmo, e bem, só testando.

Acho isso extranho pois com o kurumin a qualidade de scaneamento é muito boa, não haveria algum modo de configurar, ou algum drive especifico para fazer funcionar melhor? Eu acredito que se foi possível fazé-lo funcionar bem no kurumin será possivel fazer em outra distro como no Ubuntu, mas como?

gabriel0085

Citação de: boi online 20 de Novembro de 2007, 11:00

Para procurar marcas de scanner compatíveis com o linux use esse link:

http://www.sane-project.org/lists/sane-mfgs-cvs.html

Nelson Quintanilha

Não sei qual versão do Ubuntu você esta usando, na versão 7.04 o meu HP scanjet 2300c funcionava bem, já no 7.10 dá um pau atrás do outro, fazer o que, ao inves de melhorar ele piorou, pelo menos nesse aspecto, e se funcionava bem no Kurumin deveria funcionar também no Ubuntu, pois os dois SO são Linux.

protetor

Sim meu scanner é suportato no linux, e quanto ao funcionar apenas no kurumin é algo que eu não entendo, mas desconfio que seja alguma configuração existente no kurumin que nas outras distros seja preciso configurar na mão. Já testei no Debian, openSUSE, Fedora, e todos scaneiam mal, somente no kurumin funciona legal, se eu soubesse o por que pelo menos... Minha versão do ubuntu é a 7.10 mas nas versões anteriores acontecia a mesma coisa. Tem que ser alguma configuração specifica no kurumin que está fazendo a diferença, senão não teria o por que funcionar bem no kurumin e nos outros não.

boi

Verifique qual a versão do pacote libsane incluída no Kurumin e nas outras distros. É esse pacote que contém os drivers para os scanners. O Gutsy usa uma versão cvs, instável, que é a mais atualizada possível, mas pode conter bugs. O Kurumin não sei, mas deve ser a do Debian estável, que é última versão estável do libsane. O Gutsy de uma forma geral tem se mostrado bastante instável e problemático, não é impossível que o problema esteja aí.

protetor

Citação de: boi online 20 de Novembro de 2007, 12:59
Verifique qual a versão do pacote libsane incluída no Kurumin e nas outras distros. É esse pacote que contém os drivers para os scanners. O Gutsy usa uma versão cvs, instável, que é a mais atualizada possível, mas pode conter bugs. O Kurumin não sei, mas deve ser a do Debian estável, que é última versão estável do libsane. O Gutsy de uma forma geral tem se mostrado bastante instável e problemático, não é impossível que o problema esteja aí.

A versão do Kurumin é a libsane 1.0.18-5, fiz um teste agora a pouco no Ubuntu com essa mesma versão do libsane, mas nada mudou, parece que a coisa é um pouco mais complicada do que eu imaginava...