Disco rígido fabricado na China tem cavalo-de-tróia pré-instalado

Iniciado por arlei, 13 de Novembro de 2007, 11:53

tópico anterior - próximo tópico

arlei

Amigos,

olhem a noticia que acabo de receber por e-mail de um amigo. Ele não me relata a fonte da informação:

A Seagate alertou que algumas unidades de seu disco rígido externo Maxtor Basics Personal Storage 3200 de 500 GB, produzidas na China e comercializadas em Taiwan, chegaram às lojas com um cavalo-de-tróia (software malicioso) pré-instalado. O programa monitora o acesso ao disco e envia uma cópia de qualquer informação nele gravada a dois sites na China. Segundo a empresa, 1.800 discos infectados foram identificados: 1.500 foram recolhidos nas lojas, mas 300 unidades já estavam nas mãos dos consumidores.

Uma fábrica na China, que realiza parte do processo de produção dos discos, foi identificada como a fonte do problema. Segundo a Maxtor, todos os discos lá produzidos foram analisados e tratados antes de serem recolocados no mercado. Especula-se que a infecção tenha sido uma tentativa do governo chinês de obter informações confidenciais de autoridades e membros do governo de Taiwan, que não considera como um país independente, mas como uma "província rebelde". Os discos de grande capacidade são populares como servidor de arquivos departamental e para armazenamento de bancos de dados.

Como quase tudo hoje é Made in China, já pensou!?!

T+
Arlei

Evaristo

Que absurdo... onde vamos parar.....

Arlei, esses cavalos-de-tróia funcionariam no Linux??

Abs.

arlei

Citação de: Evaristo online 13 de Novembro de 2007, 11:59

Olá Evaristo.

Olha, a única informação que recebi foi esta. Como disse, isso recebi de um amigo, cujas informações sempre confiei, mais como ele nem mesmo informa a procedência da noticia, sei lá se isso até não é um boato qualquer.

De qualquer forma resolvi postar, mais eu particularmente acho que nós felizes usuários GNU/Linux não precisaríamos estar muito preocupados se isso fosse procedente.  ;)

T+
Arlei

JG

Citação de: Evaristo online 13 de Novembro de 2007, 11:59
Que absurdo... onde vamos parar.....

Abs.

Opa Evaristo, tudo certo?

Eu tenho 99% de certeza que os cavalos de tróia funcionam apenas em Windows. Não é interessante fazer malwares para sistemas baseados em UNIX, visto que esses sistemas são pouco usados e mais seguros.
Hoje não existem malwares multiplataforma. Apenas conceitos.

Povo do BSD, Linux, MacOSX e similiares, fiquem tranquilos. ;)

Até!
HP Pavilion ze2410BR
Mobile sempron 1.8 - 40Gb - 1Gb RAM - Radeon Xpress200M
Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon)

alexcosta67

Pior que comprar um Hd infectado, é se desfazer de um sem as devidas precauções com suas informações pessoais.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150060202

Nossile

Mas alguem já sai usando um HD novo sem formatar antes? Será que o tal malware vem gravado na memória flash que os discos atuais tem como cache?
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

rayabusa

Citação de: Nossile online 13 de Novembro de 2007, 12:47
Mas alguem já sai usando um HD novo sem formatar antes? Será que o tal malware vem gravado na memória flash que os discos atuais tem como cache?
Mas os discos rígidos ñ precisam ser formatados p funcionar???
ate aonde eu sei, todo hd precisa formatar, estou certo?

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Nossile

Citação de: rayabusa online 13 de Novembro de 2007, 14:09
Citação de: Nossile online 13 de Novembro de 2007, 12:47
Mas os discos rígidos ñ precisam ser formatados p funcionar???
ate aonde eu sei, todo hd precisa formatar, estou certo?

Exatamente, por isso estranhei a notícia.

Existe a possibilidade (quase nula) do malware vir na memória flash do HD, pois só os discos são formatados, mas eu duvido muito disso.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

rjbgbo

Preciso começar a minha conscientização de ñ comprar nada made in China.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469