Placa de rede duplicada

Iniciado por aleborges7, 11 de Novembro de 2007, 22:45

tópico anterior - próximo tópico

aleborges7

E ai pessoal blz,

Não sei se alguém já teve esse problema, possuo ipfixo do speedy e tenho 2 placas de rede uma 3com e uma VIA, configurei o speedy na placa VIA(ip,mascara,gateway) tudo certinho e navegou sem problemas, quando vou configurar a 3com para compartilhar o speedy com o outro computador que possui Windows XP eu determino ip 192.168.0.1 e tal... só que na hora que habilito os ips na placa 3com o Ubuntu simplesmente para de navegar, pois ele acaba jogando as configurações para as 2 placas ao mesmo tempo. Mesmo se inverter as placas ocorre a mesma coisa...
o speedy esta na placa eth0 e o windows esta na placa eth1, não estou entendendo porque ele trava a conexão e não funciona mais nda e o porque ele clona a configuração de uma para outra.... me ajudem pelo amor de deus.. eu Amei o Ubuntu, só falta configurar a rede e o som da Tv@nywhere...mas ai é outra briga heheh... espero ajuda de vocês... obrigado desde já..

csat

Eu simplificaria da seguinte forma:

a) MODEM ligado ao SPEEDY;
b) Roteador com uma porta WAN ligado ao MODEM
c) As outras portas LAN do roteador ligaria uma em cada microcomputador, não importando ser ele XP ou LINUX.  Cada microcomputador teria apenas uma placa de rede e o IP poderia ser automatico por DHCP ou fixo tipo 192.168.x.x

Acho mais fácil do que ficar quebrando a cabeça.

Boa sorte.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

VB5

csat,  assino embaixo...  :D é exatamente a configuração que tenho aqui em casa, e funciona sem o menor problema desde que instalei.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

csat

VB5
       Grato pelo apoio.  As vezes temo ser mal interpretado em minhas colaborações.  Entendo que não devemos complicar as soluções.

Abração,
Csat (Ubuntu 8.04)

aleborges7

Com certeza concordo com vocês e agradeço realmente a ajuda, porém acredito que este erro esteja ocorrendo por algum motivo que acredito não ser normal, devido a isso estou procurando tentar soluciona-lo para caso mais alguém apareça com essa dificuldade podermos ajuda-los... E não se preocupe, entendi o que quis dizer sem problemas nenhum, já tinha pensado nisso é que sabe como é né.. enquanto vc não consegue arrumar você tbem não sussega né.. hehehe... ;) ;D

dudu_ubuntun

ola!

O que vc quer é transformar o Ubuntu num servidor de internet.

Isso é simples, basta que vc acerte alguns detalhes.

Pelo que vi vc usou o assitente gráfico para determinar as configurações de rede certo? Acontece que quando vc configura a segunda placa essa passa a ser o gateway e vc simplesmente perde o acesso a internet, não há nada de errado ocm isso.
Minha dica: configure primeiro a placa com o ip da rede loca (eth1) depois a placa com as configurações da speedy, veja em baixo a opção gateway, deve ficar com o mesmo da configuração da sppey (eth0)

Bom, se tudo deu certo vc deve ter dois ips e deve estar navegando na internet, porém ainda falta compartilhar a internet, faça o seguinte: abra um terminal e digite:

sudo modprobe iptable_nat

sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

sudo su

sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

esses comando precisam ser feitos a cada boot, crie um script para fazer isso no boot ;)

Agora o ubuntu ja esta compartilhando a conexão, basta configurar a internet no xp colocando coo gateway o ip da rede interna do ubuntu

Era isso, espero ter ajudado, qualquer coisa avisa

csat

Hummm... interessante ....

Vi esse artigo no link abaixo que talvez seja, também, uma nova ajuda para o amigo.

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=559

Csat (Ubuntu 8.04)

aleborges7

E ai dudu_ubuntun tudo bem?

Então fiz exatamente o que vc passou, porem acontece a mesma coisa, quando configuro um ip em outra ou vice versa para a internet e a rede não funciona nunca nem mesmo se eu configurar só a rede. Já tentei trocar a placa de slot e mesmo assim nada... não da pra entender se eu deixa a configuração como vc pediu e entro em Ferramentas de Rede ele mostra que existem 2 placas porem some as configurações e só ficam os endereços fisicos delas sem dar acesso ao botão configurar....não sei mais o que fazer, já inverti cabo já troquei slot e nada. e na M.. do Ruindows xp funciona normalmente as duas placas...

VB5

aleborges7,

a configuração que você deseja fazer economiza o router, é certo, mas é bem mais complicada... e exige que um dos micros fique permanentemente ligado, o que significa um dispêndio de energia muito maior que o do router, além do desgaste da máquina. Entretanto, se deseja fazer desse modo, faça uma rápida pesquisa aqui no forum ( ou no Google), pois esse assunto já foi muito discutido: tudo se resume a configurar corretamente os endereços das placas.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB