Problemas na inicialização do Ubuntu 7.04

Iniciado por costa, 09 de Novembro de 2007, 23:02

tópico anterior - próximo tópico

costa

Pessoal,

Hoje quando cheguei, fui ligar o meu PC e tive uma surpresa.

O mesmo, não pode ser inicializado, apareceu uma tela estilo "ms-dos", com o seguinte dizer:

- "Sua interface não foi possível ser carregada, por favor, visualize o erro"

Após essa informação, aparece uma tela preta, solicitando login e senha.

O que eu faço para que volte a inicialização normal?

clcampos

Você mexeu em alguma configuração de vídeo?

Alterou o xorg.conf?

Colocou os efeitos da área de trabalho para funcionar?

Instalou algo?

A título de informação: Como é seu hardware? Qual versão do Ubuntu esta usando?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

costa

Alterou o xorg.conf?
   Sinceramente, se alterei não sei. ???

Colocou os efeitos da área de trabalho para funcionar?
     Essa não é a primeira vez que acontece, antes na primeira vez que instalei o Ubuntu, ativei várias vezes os efeitos e funcionaram normalmente. Dessa vez não os ativei!

Instalou algo?
     Na verdade eu tentei instalar o Google Earth. Só que ele não funcionava.  Aparecia a tela de início dele, só que depois o computador reiniciava.
     Aí o esperto aqui, foi tentar buscar na internet alguma coisa a respeito.
     E o que aconteceu, pelo terminal, baixei algumas arquivos de configuração de vídeo.

A título de informação: Como é seu hardware? Qual versão do Ubuntu esta usando?
     Utilizo a versão 7.04.
     Tenho uma placa de Video NVIDIA GeForce FX 5500 256MB
      Processador Dual Core Intel, 3.4 GHZ

==========================================================

Para aproveitar o tópico, já que tenho outra dúvida relacionada a "sistema".

Em uma outra máquina que tenho aqui. Não consigo usar o comando apt-get.

Tentei instalar por exemplo o Apache, através do sudo apt-get apache2 e disse que é impossível achar o pacote apache2.

Então mais uma vez, fui atrás!!  Encontrei sites, que dizem para atualizar o "apt-get".

Fiz então sudo apt-get update, de primeira não consegui atualizar.

Os ficheiros não eram atualizados. Agora meu amigo, acredite se quiser, tentei novamente e funcionou.

Pode achar brincadeira...mais leve em consideração o meu nível de conhecimento, por favor :-[

E então, por que isso acontece?? Uma hora não funciona e outra funciona?

clcampos

Citação de: costa online 10 de Novembro de 2007, 07:37
Instalou algo?
     Na verdade eu tentei instalar o Google Earth. Só que ele não funcionava.  Aparecia a tela de início dele, só que depois o computador reiniciava.
     Aí o esperto aqui, foi tentar buscar na internet alguma coisa a respeito.
     E o que aconteceu, pelo terminal, baixei algumas arquivos de configuração de vídeo.

O que fez o Google Earth não funcionar provavelmente foi a falta da devida configuração da sua placa de vídeo (sem aceleração de vídeo), ao menos acredito que possa ser, e estes arquivos que baixou pelo terminal podem ter alterado algo nas configurações do xorg.conf.

Sabe de onde pegou as informações para baixar estes arquivos? Talvez sabendo exatamente o que baixou fique mais fácil de ajudar.

CitarA título de informação: Como é seu hardware? Qual versão do Ubuntu esta usando?
     Utilizo a versão 7.04.
     Tenho uma placa de Video NVIDIA GeForce FX 5500 256MB
      Processador Dual Core Intel, 3.4 GHZ

==========================================================

Para aproveitar o tópico, já que tenho outra dúvida relacionada a "sistema".

Em uma outra máquina que tenho aqui. Não consigo usar o comando apt-get.

Tentei instalar por exemplo o Apache, através do sudo apt-get apache2 e disse que é impossível achar o pacote apache2.

Então mais uma vez, fui atrás!!  Encontrei sites, que dizem para atualizar o "apt-get".

Fiz então sudo apt-get update, de primeira não consegui atualizar.

Os ficheiros não eram atualizados. Agora meu amigo, acredite se quiser, tentei novamente e funcionou.

Pode achar brincadeira...mais leve em consideração o meu nível de conhecimento, por favor :-[

E então, por que isso acontece?? Uma hora não funciona e outra funciona?

Sobre o apt-get update não funcionar de primeira pode ser internet, pode ser sobrecarga de algum repositório, pode ser problemas ai, ou seja, pode ser muita coisa, mas se funcionou de novo não é tem mesmo problema.

Faça assim, cole aqui o comando que quer executar (sudo apt-get install apache2) e também a mensagem de erro (caso apareça alguma, assim fica mais fácil ajudar.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

costa

Bem saber onde peguei as informações...infelizmente não sei.

Mas pesquisei no google, e baseem nos sites que são "buscados" em primeiros lugares.

Quanto ao terminal, como lhe falei..funcionou.

Se não funcionar, venho até aqui e posto o erro!

No mais, apenas outra questão:

- O que seria esse arquivo xorg.conf. Como te disse essa não é a primeira vez que isso acontece.
- Como posso me previnir para que isso não venha acontecer?
- Poderia me instruir quanto a isso?

clcampos

Vamos ver ao menos se fazemos o ambiente gráfico voltar a funcionar. Para isto volte lá no Ubuntu e quando abrir a tela de login (pedindo usuáro/senha no estilo "ms-dos") faça o seguinte:

• Logue-se com seu login/senha
  • Execute o comando abaixo
ls   /etc/X11/xorg.*

• Anote o resultado e informe ele aqui

Quem sabe não tem um backup e podemos ao menos voltar com o X.

Estou no aguardo.

[]'s

Cristiano.

obs.: Se você puder executar o comando ls   -l    /etc/X11/xorg.* no lugar do outro solicitado e retornar além do nome do arquivo (última coluna), também a data ficaria melhor ainda.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

costa

Olá!

Infelizmente não consegui realizar esse comando.

Quando cheguei em casa, meu computador estava formatado.

Alguém aqui de casa, veio formatar sem eu saber! >:( >:(

Peço desculpas, pois a gente estava tentando resolver o problema...mas infelizmente não deu!!

Agora, por gentileza..como eu posso me previnir contra esse "problema" novamente??

E o que seria esse arquivo xorg.conf ?

Mais uma vez , me desculpe!

clcampos

Citação de: costa online 11 de Novembro de 2007, 17:34
Olá!

Infelizmente não consegui realizar esse comando.

Quando cheguei em casa, meu computador estava formatado.

Alguém aqui de casa, veio formatar sem eu saber! >:( >:(

Peço desculpas, pois a gente estava tentando resolver o problema...mas infelizmente não deu!!

Agora, por gentileza..como eu posso me previnir contra esse "problema" novamente??

E o que seria esse arquivo xorg.conf ?

Mais uma vez , me desculpe!

É complicado.

Cada caso é um caso nesta situação, algumas alterações relativas a vídeo podem mudar os módulos carregados (me corrijam se eu estiver errado por favor, esta não é a parte que mais entendo mesmo!), mas muitas alterações são feitas no tal arquivo xorg.conf. Nestes casos é sempre bom fazer um backup dele.

Para ser franco, eu tenho backup de muitos arquivos aqui que acho essenciais. Vou listá-los, e sugerir a outros membros do fórum a fazer o mesmo, assim poderemos ter uma lista completa destes arquivos.

No meu caso eu salvo principalmente:

• /boot/grub/menu.lst
  • /etc/fstab
  • /etc/apt/sources.list
  • /etc/X11/xorg.conf

Para não ficar só nestes arquivos eu tenho a normal pessoal de só alterar algum arquivo do diretório /etc depois de ter feito antes um backup dele, assim é raro eu ter algum problema.

Mas no final, e como fazer um backup? É simples, e sempre uso o terminal, pois para mim é simples, mas entendo que não é assim pra todos, então vou tentar descrever nos dois, mas verá que não é um bicho de sete cabeças.

No ambiente gráfico:

• Digite Alt + F2
  • Na janela Executar Aplicação digite o comando gksudo nautilus
  • Com isto você vai abrir o Nautilus com direitos especiais(*) e assim basta visualizar o diretório onde o arquivo esta, copiar (Ctrl + C), e colar ele novamente (Ctrl + V)

No Terminal:

• Abra um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)
  • Vá até o diretório do arquivo. Exemplo: cd   /etc
  • Agora basta copiar o arquivo. Exemplo: sudo   cp   fstab    fstab.bkp.20071112
  • Só como adendo, eu faço a cópia adicionando a data (conforme acima, 20071112 - Ano, Mês e Dia) para ter mais de um backup do arquivo, tudo pela segurança.

No final para retornar um backup basta seguir a dica ao contrário. Agora é esperar a dica de outros membros do fórum, indicando outros arquivos importantes a incorporar o bakcup.

[]'s

Cristiano

(*) Para que o sudo funcione seu usuário tem que ser aquele criado na instalação, ou então com poderes de administrador do sistema.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

costa