Outros usos para o desenvolvimento colaborativo (além do software)

Iniciado por gabriel0085, 07 de Novembro de 2007, 16:03

tópico anterior - próximo tópico

gabriel0085

Desenvolvimento colaborativo além do software
Qua, 07/11/2007 - 10:30

"Nós já mostramos ao mundo que desenvolver software colaborativamente é melhor. A Wikipédia também prova que criar conteúdo assim também é positivo. Neste artigo proponho mais um uso do desenvolvimento colaborativo, dessa vez para propor soluções para nosso país, nas esferas política, econômica, social e quaisquer outras que você desejar.

No texto, tentei me afastar dos termos técnicos para aumentar o número potencial de leitores, tentando atingir a "grande massa". Sugestões são muito bem vindas!"

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) - referência (mmulpp.blogspot.com)..

Fonte: http://br-linux.org/linux/desenvolvimento-colaborativo-alem-do-software

Blog com o texto completo: http://mmulpp.blogspot.com/2007/11/outros-usos-para-o-desenvolvimento.html

gabriel0085

Resolvi reproduzir aqui uma resposta que achei interessante, postada pelo usuário Fábio Prudente na página da notícia no br-linux.org:

Sourceforge para ONGs
Submitted by Fábio Prudente on Qua, 07/11/2007 - 11:52.

Gostei do artigo, e da ideia. Parabenizo o autor pela iniciativa.

Na verdade, por trás do desenvolvimento colaborativo de software está o princípio da meritocracia, segundo o qual as ações que têm mérito (sob alguma métrica, socialmente definida) ganham força (adesão de mais usuários e desenvolvedores).

Enquanto na democracia há somente 2 possibilidades (os que vencem uma votação, e os que perdem, ou seja, projetos que são "aprovados", ou "rejeitados"), um sistema meritocrático admite infinitas possibilidades, cada uma com seu grau de adesão, ou de "mérito".

Na busca por soluções de problemas sociais, alternativas à democracia estatal, surgem as ONGs, cada uma com sua linha de ação, e com seu grau de mérito. Semelhantes aos projetos colaborativos de software, as ONGs não discutem apenas ideias, mas sim, implementam ações concretas. Se as ações de uma ONG geram resultados mais efetivos, então esta ganha adesões, e suas ações são copiadas por outras.

O problema é que não há uma forma fácil de conhecer e comparar essas ações e seus resultados... cada ONG tem o seu próprio site, muitas delas desconhecem recursos de TI que facilitariam a colaboração online (tais como Wikis, Fórums, RSS, demonstrativo financeiro, recolhimento de doações...).

Que tal se houvesse uma Meta-ONG, cujo papel fosse dar suporte à criação de sites interativos e colaborativos para outras ONGs, com ferramentas uniformes, de forma que essas ONGs não precisassem se preocupar com essa parte chata de TI??? - esse meta-site poderia, então, colher automaticamente estatísticas de acesso e atividade das diversas ONGs ali hospedadas...

Seria algo como um SourceForge para ONGs...

sparklingthing

De acordo com a análise que tenho feito sobre o assunto o desenvolvimento colaborativo tem tudo para mudar a forma pela qual as pessoas de relacionam e convivem, ou seja, ele tende a trazer uma nova ordem societária.
Devemos pensar para além de fazer um Wiki aqui ou desenvolver ferramentas para ONGs ou outros tipos de projetos de cunho social sendo que a utilidade e veracidade dos mesmo tem sido cada vez mais questionados pelos estudiosos do assunto. Devemos pensar num mundo coolaborativo, onde todos pudessem se unir pra resolver problemas em comum e compartilhar o conhecuimento, pois a mudança de paradigma do conhecimento restrito pro conhecimento distribuido está inteiramente conectado ao desenvolvimento colaborativo e é através desses dois pontos de partida podemos, em verdade, mduar o mundo.
Tenho muito mais a falar sobre isso e se alguém tiver interesse no assunto pode entrar em contato.

clcampos

Citação de: sparklingthing online 08 de Novembro de 2007, 00:00
De acordo com a análise que tenho feito sobre o assunto o desenvolvimento colaborativo tem tudo para mudar a forma pela qual as pessoas de relacionam e convivem, ou seja, ele tende a trazer uma nova ordem societária.
Devemos pensar para além de fazer um Wiki aqui ou desenvolver ferramentas para ONGs ou outros tipos de projetos de cunho social sendo que a utilidade e veracidade dos mesmo tem sido cada vez mais questionados pelos estudiosos do assunto. Devemos pensar num mundo coolaborativo, onde todos pudessem se unir pra resolver problemas em comum e compartilhar o conhecuimento, pois a mudança de paradigma do conhecimento restrito pro conhecimento distribuido está inteiramente conectado ao desenvolvimento colaborativo e é através desses dois pontos de partida podemos, em verdade, mduar o mundo.
Tenho muito mais a falar sobre isso e se alguém tiver interesse no assunto pode entrar em contato.

Pois é, a pouco li outro texto seu aqui, falando do seu longo envolvimento com o SL.

Eu trabalho com SL a algum tempo, e vivo tendo de falar ao público (nem que seja no meu trabalho), devido a eterna necessidade de convencimento, além de sempre estar justificando a opção de uso do SL  e também todos os ganhos obtidos por conta desta opção.

Bem, chega de enrolar né, primeiro quero parabenizá-la pelo seu trabalho e também por todo o seu envolvimento com SL, e queria saber se em todas estas palestras você tem algum material sobre o ganho do uso do software livre na sua área, que poderia ser interessante para uso em palestras sobre o tema (quando falamos de casos de sucesso) que pudesse disponibilizar.

Desculpe o incomodo e desde já grato pela atenção.

[]'s

Cristiano.

obs.: O compartilhamento de casos de sucesso é benéfico para todos os envolvidos nesta área. Como nós, usuários de SL, temos sempre que estar provando a sua viabilidade (uma vez que ainda é algo novo para muitos) saber (e poder) listar casos de sucesso sempre é um bom argumento.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!