Duvida sobre como formatar hd

Iniciado por nanirf, 06 de Novembro de 2007, 02:25

tópico anterior - próximo tópico

nanirf

Olá, sou novo na comunidade e tenho pouca experiente com informatica. Tenho um note ACER 5670 com 120 de HD e comprei um HD de 500gb e uma gaveta para usá-lo como externo. Antes de formatá-lo e passar as coisas do meu note que está com windowsXP, para formatá-lo e instalar o Linux, dei uma olhada pela net, e li que o Linux nao pode ser formatado em NTFS. será que alguem poderia me ajudar a formatar o HD, já que usarei como externo para meu note com Linux e vez ou outra usarei em pcs com windows tambem?
Note ACER Aspire 5670
Core Duo 1.66 T2300
2GB RAM   
ATI Radeon X1600 UP TO 512mb
HD 120GB interno / 500GB externo

alexcosta67

Olá Nanirf, Seja bem vindo ao fórum.

Vou tentar te ajudar, mas seu texto está um pouco confuso, não sei se entendi direito.

Você quer formatar esse hd externo de 500GB para colocar seus arquivos,
está correto?

Se for isso você pode formatar em NTFS pelo windows mesmo, o ubuntu reconhece normalmente.

E no  hd de 120 você quer instalar o Ubuntu, é isso mesmo?

Não se esqueça de fazer backup dos seus arquivos antes.

Abraço.

P.S.: Se eu não entendi direito me desculpe.(pelo menos deu um up no tópico).

abraço

nanirf

é isso mesmo que quero fazer. o hd interno do note é de 120gb, e vou instalar o
linux nele. Mas antes vou formatar o hd que vou usar externamente para passar as coisas que tenho nesse HD do note antes de foratá-lo, e guardar sempre minhas coisas alí, e deixar o note limpo sempre, com isso nao precisaria do backup, certo? e sempre que quiser guardar alguma coisa plugo a gaveta e passo pro externo, e quando precisar usar algum trabalho em outro pc que esteja com windows esse hd externo tem de ser aceito no linux e no windows, por isso minha duvida.
Note ACER Aspire 5670
Core Duo 1.66 T2300
2GB RAM   
ATI Radeon X1600 UP TO 512mb
HD 120GB interno / 500GB externo

clcampos

Posso dar um palpite?

Formate este HD externo como fat32. Assim fica mais fácil para você ter acesso a ele para alteração no Ubuntu, sem perder sua compatibilidade com máquinas windows.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

fabio_k

dá até pra fazer em ntfs, já que agora a versão 7.10 tem suporte ateh a escrita em ntfs :)

clcampos

Citação de: fabio_k online 06 de Novembro de 2007, 18:47
dá até pra fazer em ntfs, já que agora a versão 7.10 tem suporte ateh a escrita em ntfs :)

Até dá, mas Fat32 fica muito mais fácil, ainda mais porque tenho visto muitos usuários do Gutsy tendo problemas com suas partições NTFS.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!