Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos

Iniciado por nuno_nunes, 05 de Novembro de 2007, 19:31

tópico anterior - próximo tópico

Rvos

Amigo Darcamo,

Muito obrigado, consegui fazer o scrip e executar ele conforme vc indicou, porém persisto com o problema dos load cicle...

A mensagem no terminal é que ele seta o hdparm em 128.

Na tmp eu vejo o arquivo foo.txt

O que posso fazer? acho que ele roda o load cicle antes de ler o arquivo.

Grande abraço.

Rafael Oliveira.
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Darcamo

A idéia do script é que ele mantem o HD ocupado e a "agulha" nunca estaciona. Em um mundo perfeito ela deveria estacionar e ficar lá um tempo voltando quando o HD fosse utilizado. Não sei ao certo quanto tempo sem atividade cada HD entende que deve estacionar a agulha, mas aqui na tentativa e erro vi que "mexer no HD" a cada 7 segundos era suficiente para que ela nunca estacionasse (evitando completamente os load cycles). Se mesmo enquanto o script esta rodando você ainda vê os load cycles aumentarem você pode tentar reduzir esse tempo pois seu HD pode ser ainda mais agressivo no gerenciamento de energia do que o meu. Aqui se eu usar um valor maior que 7 os load cycles aumentam.

Rvos

Vou diminuir então...

Agora fazendo um teste, no W7 é a mesma coisa os loads cicles....

Abraços.

Rafael Oliveira.
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Alyscom

Isso vale só para notebook... Ou também para desktop??

[]'s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

Rvos

Citação de: Alyscom online 05 de Janeiro de 2010, 06:28
Isso vale só para notebook... Ou também para desktop??

[]'s

Alyscom

Só para Notebook...

Abraços.

Rafael Oliveira.

caraitaliano

Gostaria de saber se tudo que foi dito aqui sobre o Ubuntu pode ser usado tambem em outras distribuicoes Linux, como por exemplo o Linux Mint, que eu pretendo instalar em breve. Quero dizer, esses scripts todos usados para diminuir a agressao ao HD.

Bom, e aproveitando, para nao ter que abrir outro topico com uma pergunta tao simples: Eu to querendo trocar o Ubuntu pelo Mint. Meu notebook tem dual boot Windows 7 e Ubuntu Karmic. Eu posso simplesmente formatar a particao do Ubuntu e instalar o Mint nela, sem que isso cause nenhum tipo de problema (por exemplo, problemas no GRUB)?

Andreson Goveia

Citação de: caraitaliano online 20 de Janeiro de 2010, 20:31
Gostaria de saber se tudo que foi dito aqui sobre o Ubuntu pode ser usado tambem em outras distribuicoes Linux, como por exemplo o Linux Mint, que eu pretendo instalar em breve. Quero dizer, esses scripts todos usados para diminuir a agressao ao HD.

Bom, e aproveitando, para nao ter que abrir outro topico com uma pergunta tao simples: Eu to querendo trocar o Ubuntu pelo Mint. Meu notebook tem dual boot Windows 7 e Ubuntu Karmic. Eu posso simplesmente formatar a particao do Ubuntu e instalar o Mint nela, sem que isso cause nenhum tipo de problema (por exemplo, problemas no GRUB)?

Pode sim.
E pode ser aplicado tudo que você viu ou verá neste forum no Linux Mint, pois ele é baseado no Ubuntu e 100% compativel com seus pacotes.

RxDx

Tenho um notebook HP e o Ubuntu realmente nao danifica mais o HD, mas o Windows7 ainda tem esse problema.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

mickeyknox

CaraItaliano, fiz esse mesmo procedimento numa máquina aqui e deu certinho, mas quanto ao Grub é difícil ter certeza, eu deixaria o Mint reinstalá-lo depois de fazer um backup (mas não sei se esse conselho presta pra ser bem honesto)! Mas deixa o Ubuntu instalado em alguma máquina porque a moderação do fórum pega pesado com usuários de outras distrôs, mesmo Ubuntu-based. rsrsrsrs
Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..

clcampos

Citação de: mickeyknox online 09 de Fevereiro de 2010, 04:36
CaraItaliano, fiz esse mesmo procedimento numa máquina aqui e deu certinho, mas quanto ao Grub é difícil ter certeza, eu deixaria o Mint reinstalá-lo depois de fazer um backup (mas não sei se esse conselho presta pra ser bem honesto)! Mas deixa o Ubuntu instalado em alguma máquina porque a moderação do fórum pega pesado com usuários de outras distrôs, mesmo Ubuntu-based. rsrsrsrs

Tem gente que fala sem saber né. Tá ai a nova seção: Distribuições Derivadas do Ubuntu

Se eu usar uma distro baseada no Ubuntu eu vou procurar o fórum próprio, dando assim mais força a comunidade da distro, porém se quiser usar o Mint e ainda ter suporte por aqui já existe uma seção.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

diego_fernandes05

CitarIsso vale só para notebook... Ou também para desktop??

[]'s

Alyscom

Só para Notebook...

Abraços.

Rafael Oliveira.

Ufaaa...já estava suando frio... mal começo a usar e já vem uma notícia dessas =P

Danne

Mesmo para notebooks, diego, o problema não mais ocorre.
Ubuntu Netbook Remix
Asus Eee pc 1000h

EdiiSato

parece que não ficou claro se as distros mais atuais tem esse problema...
eu uso a 10.04 será que o problema foi corrigido?
caso não...porque não??

RonaldoRG

Eu uso o ubuntu 9.10, aqui só conta um ciclo quando ligo o notebook. Desse problema tô livre.
Ubuntu 12.04

rodpaulo

Citação de: EdiiSato online 09 de Julho de 2010, 00:14
parece que não ficou claro se as distros mais atuais tem esse problema...
eu uso a 10.04 será que o problema foi corrigido?
caso não...porque não??
Para quem usa e faz testes ficou claro sim.
Esse problema não existe mais