Problema na atualização e instalação de pacotes.

Iniciado por Vasconcellos, 05 de Novembro de 2007, 13:00

tópico anterior - próximo tópico

Qual a solução para o error code(2) do dpkg ?

não sei 1
0 (0%)
não sei 2
0 (0%)

Total de membros que votaram: 0

Vasconcellos

Sempre que tento atualizar ou instalar pacotes, por qualquer meio (linha de comando ou aplicativos), recebo a mensagem de erro abaixo:

dpkg: syntax error: unknown user `amavis' in statoverride file
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (2)

Em conseqüência não é possível atualizar ou instalar nenhum pacote. Como solucionar esse problema ?

Antecipadamente agradeço qualquer ajuda.

csat

Amavis é um anti-virus.  Ao que parece ele está atuando e te informando um erro ou bloqueio da ação.  Tente localizar o processo do Amavis e retirá-lo para ver se funciona a instalação.  Se for isso realmente precisa verificar como mantê-lo ativado sem que te dê a mensagem de erro ou que te impeça de atualizar os pacotes.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Vasconcellos

O Amavis já havia sido removido antes do problema. Mas eu também pensei como você e "matei" (kill) todos os processos "*amav*" (qualquer coisa que tivesse 'amav' no nome), entretanto não resolveu o problema.
Convém dizer que foi feita a atualização do SO da versão 7.04 para a versão 7.10. Foi a partir daí que alguns problemas começaram a ocorrer. Um outro exemplo, além desse do dpkg, é que o jogo GL-117 não roda mais.
Continuo aguardando a solução. De qualquer forma obrigado pela atenção.

Vasconcellos

Encontrei a solução!
Observe que a própria mensagem de erro dá uma dica.
Se o anti-vírus foi desinstalado não havia porque estar no arquivo statoverride.
A solução é bem simples: basta editar o arquivo /var/lib/dpkg/statoverride e apagar as entradas do Amavis (anti-vírus). Vale ressaltar que esse arquivo não pode conter linhas em branco.
Pronto, resolvido o problema.