Taxa de atualização do monitor (RESOLVIDO)

Iniciado por Redley, 03 de Novembro de 2007, 13:36

tópico anterior - próximo tópico

Redley

Oi galera!
Eu instalei o driver de aceleração Nvidia aqui pelo add/remover aplicativos e selecionei o modo gráfico "normal", beleza. A resolução esta em 1024x768 (correta) mas a taxa de atualização está em 50hz, pra mim o visual ta otimo, mas se eu mudar pra 72hz (que é o maximo q aparece na caixinha de seleção) melhora mais ou pode dar problemas??????

O fabricante do meu monitor recomenda usar em 1024x768 na taxa de 85hz.
Meu monitor é um Samsung Syncmaster 794V

Obrigado!

Skid Vicious

Usa o maximo que seu monitor permitir!   A vista agradece. ;)

Redley

Pô, eu escolhi o maximo q tem na caixinha de seleção que é 72hz e quando resetei a maquina voltou pra 50hz.

Como faço pra q fique em 72hz direto???

VB5

Citação de: Redley online 04 de Novembro de 2007, 16:29
Pô, eu escolhi o maximo q tem na caixinha de seleção que é 72hz e quando resetei a maquina voltou pra 50hz.

Como faço pra q fique em 72hz direto???

Depende... qual é sua placa de vídeo?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Junior_Sampa

Aqui em casa tenho um LCD Samsung 740Bplus que rola a 1280x1024 em 60 ou 75Hz. No ubuntu fica com as opções 50 ou 51hz, no entanto se entro nas informalçoes da frequencia utilizada no painel de controle do próprio monitor (botões do monitor) vejo que 50hz do linux equivale a 60hz do monitor (real) e 51hz fica em 75hz... vai entender...

Se seu monitor for LCD faça este teste tbm...

Abrs.
Junior

Redley

Têm razão! aqui no caso é Nvidia, entaum digitei no terminal nvidia-settings e vi q estava em 70hz mas no gnome esta em 50hz e pelo q andei lendo o q vale é o q a Nvidia informa.
A minha dúvida é se posso colocar em 85hz na Nvidia, o meu medo é dar algum problema de incompatibilidade e ferrar o monitor ou o sistema.
O fabricante do meu monitor recomenda a taxa em 85hz, apesar desta q esta agora (70hz) naum estar me incomodando em nada.

Abraços!

Junior_Sampa

Citação de: Redley online 05 de Novembro de 2007, 00:05
Têm razão! aqui no caso é Nvidia, entaum digitei no terminal nvidia-settings e vi q estava em 70hz mas no gnome esta em 50hz e pelo q andei lendo o q vale é o q a Nvidia informa.
A minha dúvida é se posso colocar em 85hz na Nvidia, o meu medo é dar algum problema de incompatibilidade e ferrar o monitor ou o sistema.
O fabricante do meu monitor recomenda a taxa em 85hz, apesar desta q esta agora (70hz) naum estar me incomodando em nada.

Abraços!

Pode ficar tranquilo, pois o que deve ser levado em conta é a informação do monitor via Nvidia-Settings que também pode ser visto via menu monitor (pelo menos LCD dá)

Abrs.
Junior

Redley

Ai galera, o problema continua...

Dou um sudo nvidia-settings e la esta a taxa de atualização como "auto", eu mudo pra 85hz e clico pra salvar no X. Quando reinicio a taxa volta pra "auto".

Alguem sabe o pq?

obs:eu instalei pelo driver restrito.

Obrigado!

Redley

É o seguinte, o driver restrito é o mesmo driver instalado pelo envy, o proprietário, logo, o lance é se guiar pelas configurações em:

nvidia-settings

Como o driver está certo naum preciso me preocupar.

Problema resolvido.