Partição windows com problemas, como formato?

Iniciado por Razien, 01 de Novembro de 2007, 13:20

tópico anterior - próximo tópico

Razien

Eu tenho um segundo hd com windows (ntfs) instalado. Como eu só podia ler os arquivos dele, dei uma procurada e instalei o ntfs3g (acho que era esse o nome) e blz pude editar arquivos dele também.

mas do nada o windows deixou de aparecer no linux. Quer dizer, qd eu vou la em media, até aparece o windows, mas não tem nada dentro dele. E qd eu montava denovo usando o ntfs3g dava erro.

Dai eu fiquei sabendo pela msg de erro do ntfsfix, baixei e dei um fix, a msg mudou dizendo que pelo fato do windows estar hibernando nao podia ser montado direito... Tudo bem, fui la e aproveitei pra ver os arquivos que eu tinha salvo nele, mas para minha surpresa ele não abria as pastas que eu editei. desliguei o computador e consegui acessar o windows pelo linux, mas as pastas em que meus arquivos estão salvos não abre... o.o

Alguem ai sabe como eu conserto isso?
E depois de consertado qual o melhor jeito pra mim formatar e deixar o hd compativel com linux (sem nenhum SO, quero só salvar arquivo nele)

yari yari...

jomafras

As pastas não abrem porque?
Qual a mensagem que aparece?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Razien

Agora ja era u.u

Depois que eu entrei no windows denovo ele fez um chdsk e apago a pasta o.o
ainda bem que nao era nada tão importante...

Fica valendo só a segunda pergunta, quero formatar o hd e deixar só pra guardar arquivo agora.
yari yari...

jomafras

Se é só pra  Windows : NTFS.
Se é só pra Linux : Ext3 ou ReiserFs.

Se é pra usar com Windows e Linux ao mesmo tempo :

1 - Fat32, vc lê e grava pelos dois (não precisa mudar nada).
2 - NTFS,  vc lê e grava pelo Windows mas, tem que instalar o ntfs-3g para poder gravar pelo Linux.
Canal do YouTube - Blog

Razien

Eh soh com linux, eu vou apagar o windows ^^

quais as diferenças entre ext3 e reiserfs?
eu sei que o meu ta usando ext3 hhehe

yari yari...

jomafras

Canal do YouTube - Blog

Razien

Wahhhhhhhhh num intendi quase nada =p

Acho que vou continuar com o ext3 mesmo... soh falta formatar o windows agora, mas como eu faço isso no linux? XD

*indo pro google*
yari yari...

jomafras

Ext3 é mais segura...reiserfs é mais rápida...acho que é isso.
Para formatar use o gParted do Ubuntu.

sudo apt-get install gparted
Depois :
sudo gparted

Se tiver o Live CD é melhor, usa direto.
Pelo Ubuntu vc tem que desmontar a partição primeiro, pelo Live CD não precisa.
Canal do YouTube - Blog

Razien

eu num tenho cd disponivel u.u

pra desmontar eu clico no hd e mando desmontar neh?

vou instalar esse gparted depois ^^
vlw \o
yari yari...

Razien

Olha eu denovo ^^
(tudo bem eu postar no dia seguinte com minha msg em cima?)

Baixei o gparted...
Escolhi o hd com o windows, deletei a partiçao, criei uma nova, e formatei pra ext3... soh que ele fez tudo isso em uns 5min o.o
ao que eu to acostumado levaria pelo menos uns 20 30min pra formatar...

Outra coisa é que ele manteve o nome "windows" que eu usava pra definir o drive c: no windows, alem de ta marcando 400mb de espaço sendo usados.

Eu fiz algo de errado?

------------------

Consegui mudar o nome do hd editando o fstab, e agora o hd ja monto certinho no desktop (ainda nao sei pq tem 400mb ocupados x.x)

pergunta nova XD
Como eu mudo as permissões pra mim poder gravar coisa no hd?
No momento fica marcando que soh o root eh o dono do arquivo (esse root egoista x.x)

yari yari...

Razien

Alooo

eskeceram de mim aqui?
Eu fiz algo de errado com o hd?? ta formatado certinho mesmo com os 400mb ocupados?
Como eu mudo a permissão pra montar ele? como eu mudo o nome dele no nautilus (aparece 18,6 gb volume)?

Me ajudem plz *-*
yari yari...

VB5

Razien,
se não tem o LiveCD, recomendo que se possível baixe a imagem do Parted Magic e a queime em um CD ( são só uns 50 MB, é rápido!) e dê boot com ele. Assim você tem certeza de não estar com nenhuma partição montada ( não faz muito apanhei bastante por causa disso ao mover minha /home...  ;D) e poderá remover completamente essa partição W$. O espaço liberado pode ser transformado em uma nova EXT3, ou simplesmente acrescentado ao Ubuntu já existente. Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Razien

Hmmm o cd do kurumim vem com um particionador nao??
vou ver c ele tem e faço isso com ele...

Mas como eu faço depois pra ter permissão de editar os arquivos do hd? Pq qd eu clico nele fala que soh o root pode montar e gravar arquivos.
yari yari...

VB5

Calma, calma...  :D uma coisa de cada vez!... é provável que o CD do Kurumim tenha um particionador, sim; mas lembre-se, tem que dar o boot pelo CD para não montar as partições do HD.

Quanto a à questão de direitos, apenas digite

sudo nautilus

no terminal. O Nautilus vai abrir com direitos de root, e então vocÊ pode mudar as permissões que quiser.  Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Razien

WAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Eu não entendo isso x.x
Olha só:

rodei o kurumin, entrei no gparted, escolhi o segundo hd, exclui a partição, criei uma nova em ext3... e mandei aplicar, blz ele fez tudo isso rapidinho.... depois que ele cria a nova partiçao fala que ta usando uns 300mbs, fica uma pasta la dentro "Lost e Found", acredito que isso seja do sistema de arquivos correto?

Bom, fechei tudo e voltei pro ubuntu
Se eu entro no nautilus como root não aparece os atalhos para home, cd, ou o segundo hd que eu quero montar... Dai não sei onde monta e nem como editar permissão por la.

O meu fstab ta assim

# /etc/fstab: static file system information.
#
#  -- This file has been automaticly generated by ntfs-config --
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc /proc proc defaults 0 0
# Entry for /dev/sda1 :
UUID=30e5398d-34fb-475d-8e6b-46a4f7c47af0 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
# Entry for /dev/sda5 :
UUID=bc1c5528-a552-4ccb-b786-e0fb7339d7f5 none swap sw 0 0
/dev/hdd /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0
/dev/sdb /media/Multimedia ext3 umask=0222,utf8 0 0

Essa ultima linha eh onde tava o windows, eu renomei a pasta e depois coloquei ai como multimedia e o sistema de arquivo novo.

Eu ja procurei google afora como configurar fstab, como formatar e particonar certo, mas soh falam de apagar linux pra voltar pro windows, de configurar um hd com windows no linux....
quer dizer, soh o contrario daquilo que eu quero x.x

yari yari...