O comando 'su' não funciona, mas...

Iniciado por pcassiano, 30 de Outubro de 2007, 23:13

tópico anterior - próximo tópico

pcassiano

Olá a todos.

Estou lendo um livro onde o autor diz que o comando 'su' funciona no Ubuntu. Bem, só se for no sistema dele, pois no meu não funciona!  >:(

O comando 'sudo su', esse sim, funciona. Agora, o que ele tinha na cabeça quando escreveu essa bobagem?

Ou será que de fato o comando 'su', puro, no Ubuntu funciona? Eu garanto que digitei com calma, e testei diversas vezes...

Será que o autor errou?

Forte abraço,

VB5

Para executar qualquer comando em particular com direitos de root, digite:

sudo <comando>

A sequência

sudo su

serve para que todos os comandos subsequentes na sessão sejam executados com pivilégios de root.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

celsofaf

Acho que isso é devido a que o usuário root não vem habilitado no Ubuntu. Em qualquer outra distro (ou seja, com usuário root), uso o comando 'su' normalmente.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

marcosalvesps

Vai em sistema - administração - usuários e grupos, selecione a conta root e clique em propriedades.

Na aba conta, recoloque sua senha só pra confirmar (parece que às vezes ela é modificada). Na aba previlégios de usuário,  marque todos os ítens.

Repita a mesma operação com a sua conta (a que vc usa como login). Nas vezes que não funcionou o comando su comigo fiz isto e deu certo! Sinceramente não sei se é porque eu redigitei a senha, que parecia estar diferente (com mais caracteres) ou se é pq eu marquei todos os ítens, mais fazendo isso funcionou.

Testa aí e posta o resultado.

Abraço
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

pinduvoz

Para habilitar a conta de root no Ubuntu:

sudo passwd root

Forneça a senha para o root e pronto, o comando "su + senha do root", que funciona exatamente como o "sudo su + sua senha", passa a funcionar.

Para desabilitar, ou seja, voltar ao padrão do Ubuntu:

sudo passwd -l root

Fonte: http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaFeisty#head-f02256a22a206b4a8374d1b64844f45b32ca598d
:: Linux Registered User nº 439378 ::

alessandro_ufms

Fiz o comando "su":

an@alessandro-desktop:~$ su
Senha:
root@alessandro-desktop:/home/alessandro#

Agora "sudo su":

an@alessandro-desktop:~$ sudo su
[sudo] password for an:
root@alessandro-desktop:/home/alessandro#

Dei certo nos dois modos. Será que é porque estou no 7.10?

O "su" serve para trocar de usuário sem deslogar o atual. Quando su está sem parametro, por default ele tenta logar como root. Mas se pode fazer assim:

an@alessandro-desktop:~$ su jn
Senha:
jn@alessandro-desktop:/home/alessandro$