Melhorando o aspecto das fontes do Ubuntu

Iniciado por Joseph, 29 de Outubro de 2007, 17:09

tópico anterior - próximo tópico

Joseph

Dica copiada do Planeta Ubuntu Brasil, do Carlos Donisete

Configurando "fontconfig" no Ubuntu:

Existe dois tipos de fontes no sistema Ubuntu, que são chamados de Nativo e Autohinter na configuração de pacotes.

O "Nativo" é o que vem padrão do Ubuntu, com as letras finas e poucas nitidez dependendo do monitor que estiver utilizando.

Já o "Autohinter", as letras ficam mais grossas e bem nítido, que dependendo do monitor que estiver utilizando fica com um visual bem agradável de se ver.

Para deixá-lo com este visual Autohinter, vá no terminal (Aplicações> Acessórios> Terminal) e digite este comando:

sudo dpkg-reconfigure fontconfig-config

Mude de "Nativo" para "Autohinder" e dê OK.

Na próxima tela, deixa em "Automático" e dê OK.

E para finalizar, deixa na opção "NÃO" e dê OK.

Agora digite este comando para ativar a configuração:

sudo dpkg-reconfigure fontconfig

Pronto, agora dê uma reiniciada no seu sistema, veja como ficou o visual do Ubuntu.

OBS.: "Caso não gostar, é só voltar na Configuração de Pacotes e mudar de "Autohinter" para o "Nativo".

barinho

Bastante interessante :D
Vou testar aqui para ver como fica...
Conforme for eu posto minha opiniao aqui =)

[ ]s
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Ricardo Ferreira

Melhorou mesmo, as letras ficaram mais nítidas.
Esse fórum...esse Linux...
:D
Vamos lutar sempre pelo software livre!

JubaRush

barinho

Citação de: Ricardo Ferreira online 29 de Outubro de 2007, 22:17
Melhorou mesmo, as letras ficaram mais nítidas.
Esse fórum...esse Linux...
:D

To contigo e nao abro ! Esse forum .. Esse linux ;D
Bem melhor mesmo as fontes. antes elas eram embacadas...
Ta show agora !

[ ]s
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

gabriel0085

Acho que essa dica só é útil pra alguns tipos específicos de monitor, os LCD talvez.

No meu, que é CRT (com tubo de imagem), as fontes tinham excelente definição, e com a dica agora elas parecem em negrito, mas a qualidade da visualização não se modificou. Já era boa e continua boa.

Mas de qualquer forma valeu a dica, pois pelo visto, em alguns casos isso ajuda bastante.   

Felix

Citação de: gabriel0085 online 30 de Outubro de 2007, 07:58
Acho que essa dica só útil pra alguns tipos específicos de monitor, os LCD talvez.

No meu, que é CRT (com tubo de imagem), as fontes tinham excelente definição, e com a dica agora elas parecem em negrito, mas a qualidade da visualização não se modificou. Já era boa e continua boa.

Mas de qualquer forma valeu a dica, pois pelo visto, em alguns casos isso ajuda bastante.  

O meu monitor também é um CRT (ainda...), mas aqui as fontes ficaram realmente melhores, há sim o aspecto 'quase' como negrito - pra falar a verdade parece mais um meio-termo entre o normal e negrito, mas eu realmente gostei...

cadiles

O meu é um CRT e as fontes ficaram muito bonitas também.

edu.reche

opa, ficaram legais...

vou perguntar uma outra coisa pra vocês, desde que instalei o Gutsy minha fonte Monospace ficou com aspecto apagado, como se não fosse preta e sim cinza.

alguém sabe o por que? Eu uso muito essa fonte para ambientes de desenvolvimento e também para o terminal.

Eduardo

alarcon

Citação de: edu.reche online 30 de Outubro de 2007, 13:12
opa, ficaram legais...

vou perguntar uma outra coisa pra vocês, desde que instalei o Gutsy minha fonte Monospace ficou com aspecto apagado, como se não fosse preta e sim cinza.

alguém sabe o por que? Eu uso muito essa fonte para ambientes de desenvolvimento e também para o terminal.

Tenho um monitor de LCD e não fiz as dicas acima, apenas alterei certas coisas na parte relativa as fontes no Menu do Ubuntu Gutsy e realmente tive o mesmo problema seu.

O único jeito de resolver isso foi mudar a fonte de Monospace para Bitstream Vera Sans Mono, algo assim, não sei dizer agora por que não estou no Ubuntu, mas é algo com a palavra mono no nome da fonte. Agora havia instalado umas fontes novas também e não sei se foi as mudanças que fiz na janela de fontes no ubuntu ou foi depois que instalei outras fontes no sistema.

galactus

Olha, só para constar, essa dica eu já havia postado aqui no Fórum.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15548.0.html

Portanto o tópico está duplicado!  Por favor, realizem uma busca antes de postar um novo tópico!

Estarei trancando e enviando o tópico para o alcatraz mais tarde!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

celsofaf

"esse fórum... esse linux..."

Fiz o procedimento aqui no trabalho (monitor LCD) e ficou excelente. :) Depois vou testar em casa (CRT)... Valeu mesmo!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

advogama

Citação de: galactus online 30 de Outubro de 2007, 15:12
Olha, só para constar, essa dica eu já havia postado aqui no Fórum.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15548.0.html

Portanto o tópico está duplicado!  Por favor, realizem uma busca antes de postar um novo tópico!

Estarei trancando e enviando o tópico para o alcatraz mais tarde!

Legal, o tópico está duplicado, mas quem estaria procurando sobre melhorar fontes... Apenas se estivesse com problemas. A dica é muito legal, ótimo alguem ter levantado a bola, pois eu estava com problemas num monitor LCD, mas nem sonhava com estas configurações.

Eu agradeço ao autor do post. Especificamente deste post. :P

Obrigado.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.