Configurando Samba

Iniciado por vaguinho-ituacu, 29 de Outubro de 2007, 15:05

tópico anterior - próximo tópico

vaguinho-ituacu

Boa Tarde, minha net e compartilhada e nao consigo acessar a rede atraves do meu ubuntu 7.04
alguema ai poderia dar uma forcinha??
Quando vou acessar pede tal de uma senha, mas so que nao sei que senha he essa
tenho que configurar algumac coisa?
vlw

Razien

Caramba, achar meus tpcs aqui eh horrivel u.u

Bom, eu não entendi =P

Qd vc vai acessar pelo ubuntu o pc com windows é que pede a senha? ou eh qd vc vai acessar o ubuntu pelo windows que pede senha?

Aqui em casa ao instalar o ubuntu ele ja estava em rede e eu enxergava normalmente o pc windows, inclusive editando arquivos.

Veja se isso ajuda
http://www.4newbies.com.br/?artigo&ver=62

foi o mesmo link que me passaram XD
yari yari...

vaguinho-ituacu

Eu uso o linux ! e a galera que dividi a net comigo usa Windows, eu vou em   Locais/rede. ai eu vejo as maquinas rede windows, abro e vejo as maquinas  grupo,home,casa,fulano....
mas quando eu clico aparece uma tela falando assim:

you must log in to access guest@fulano

nome de usuario:         fox
dominio:                       mshome
senha:

e essa senha ai que eu nao sei qual he!
e quando eu fecho essa janela aparece assim:

o conteudo da pasta nao pode ser exibido

lborges

Acho que você deve estar vendo a pastas C$, ou algo assim, que representa a unidade C: da máquina que está acesando, vc não tem acesso a ela há não ser que a mesma esteja compartilhada na rede. 

Razien

Se ta pedindo senha qd vai ver pastas no windows, então tem que configurar a rede no windows pra não usar senha ou adicionar um usuario pra vc entrar.
yari yari...

lr.gamito

no seu smb.conf

[compartilhamento]                      # nome do compartilhamento
comment = Diretorio Servidor       # comentário (óbvio)
path = /home/servidor                 #caminho completo da pasta do compartilhamento
public = yes                                  # deixa o compartilhamento visivel a todos
read only = no                              # somente leitura como NÃO
writeable = yes                            # possibilita escrita no compartilhamento
create mask = 0777                     # esse é importante, escolha o modo de criação, 777 é direito full pra todos
guest ok = yes                             # esse tbm é importante, possibilita convidado

Essa configuração no smb.conf é para o compartilhamento ficar como o do windows, sem senha, e convidado faz tudo... dai vc fecha as permissões como bem entender.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

isdiru

Citação de: vaguinho-ituacu online 29 de Outubro de 2007, 17:17
Eu uso o linux ! e a galera que dividi a net comigo usa Windows, eu vou em   Locais/rede. ai eu vejo as maquinas rede windows, abro e vejo as maquinas  grupo,home,casa,fulano....
mas quando eu clico aparece uma tela falando assim:

you must log in to access guest@fulano

nome de usuario:         fox
dominio:                       mshome
senha:

e essa senha ai que eu nao sei qual he!
e quando eu fecho essa janela aparece assim:

o conteudo da pasta nao pode ser exibido

Boas,veja se isso resolve:

" Ir ao terminal e colocar:
"sudo smbpasswd -a" e na frente do "-a" o nome do SEU usuário. Logo após ele pedirá a senha do super usuário, insira ela e logo após insira a senha desejada.

vaguinho-ituacu

Respondendo Iborges:

Realmente eu vejo as pasta assim: C$, pra mim era uma pasta ! obrigado ai

Respondendo Razien:

como assim adiciona um usuario pra eu entrar?

Respondendo Ir.gamito:

Ir.gamito, vc pode detalhar onde fica esse diretorio? É pq eu sou novo aqui e nao sei muito onde fica os diretorios !

Respondendo Isdiru:

Fiz como vc falou, abrir o terminal fiz tudo o que vc mandou, mas mesmo assim pediu a senha ! mas so apareceu a pasta C$ conforme iborges comento, vou esperar meu colega chegar para ele compartilhar uma pasta ver e consigo a cessar.

obrigado a todos

golfinho

vaguinho, seu problema é na hora de acessar a rede do windows

a configuração tem q ser feita NO windows e não no seu linux, a configuração do linux é pra maquina do windows acessar seu pc

faz o seguinte, vai lá no pc que tem o windows clica com o butão direito na pasta(c:) vai em propriedades e depois em compartilhamento, ai vc vai ter algumas opçoes:
1- ou cria um usuario pra vc acessar pelo linux
2- ou liberta todas as permissões pra todos os usuarios(não é seguro, mas... o windows é seguro?)
3- tente configurar em algum lugar do windows as pastas compartilhadas, pra não ter autenticação e liberar permissões(não sei onde fazer isso, mas deve ter um lugar já que no windows tudo é facil pro usuario certo?)

:)
boa sorte