Dúvidas na instalação

Iniciado por marc.cr, 26 de Outubro de 2007, 14:42

tópico anterior - próximo tópico

marc.cr

Estou querendo instalar o Ubuntu, e já comecei a ler todo o tipo de tutoriais sobre a instalação. Mas ainda ficaram muitas dúvidas.
Seguindo o tutorial desse fórum:
Citarsda1 ntfs  (primária) c/windows vista instalado
sda2 ntfs  (primária) reservado para dados/filmes, etc.
sda3 fat32 (primária) para arquivos comuns ao windows e linux
sda5 ext3 (secundária) Ubuntu Gutsy
sda6 ext3 (secundária) Kubuntu Gutsy a instalar
sda7 ext3 (secundária) /home do Ubuntu e Kubuntu
sda8 swap (secundária) 

- sda2 é fat32 porque o Linux não enxerga partições nfts, certo?
- Não entendi pra que servem as partições sda 5 e sda6. O que é Gutsy?
- sda7 é onde fica o Ubuntu, certo? (/home = C:/windows?)
- Pra que serve a partição swap? (sda8)

E eu quero instalar mantendo o windows, posso diminuir o espaço da partição windows no próprio instalador do ubuntu, ou tenho que baixar o partition magic antes?

E como faço para selecionar qual SO que quero usar na hora do boot? É algum outro programa, ou o próprio Ubuntu irá cuidar disso?

Qual versão vocês me aconselham a usar? 7.04 ou 7.10? (estava lendo sobre a 7.10, e parece que ela tem alguns problemas, e isso pode ser catastrófico pra mim, não saco muito de linux.)

Edit:
Dei uma pesquisada aqui, e vi que o Gutsy = Ubuntu 7.10. Mas eu posso ignorar a partição do Kubuntu que a figura mostra? (sda6)

Mais uma pesquisada, descobri sobre o Grub, hehe. Acho que não tinha pesquisado o suficiente  :-\
Mas como o grub funciona? Ele se instala sozinho, ou tenho que selecioná-lo na instalação?

jomafras

Vou tentar te ajudar :

1- O Linux lê mas não grava na ntfs se vc não instalar o ntfs-3g...se instalar, lê e grava.
2- O Linux grava todas as suas configurações numa Home (que vc pode criar como uma partição separada e usar inclusive para duas distros diferentes, como no exemplo...Home é do Linux, não do Windows e, a partição do Ubuntu (Gutsy) é a sda5.
3- A swap funciona como memória virtual que é utilizada caso a RAM seja toda usada (muito raro).
4- Vc pode redimensionar a sua partição do Windows usando o gParted (Live CD) ou o Partition Magic mas, antes é preciso desfragmentá-la.
5- É melhor encarar logo o 7.10, não tem problema.
6- O Grub é instalado por defaut na MBR, é só vc concordar com isso e, terá o boot do Windos também.

Bem, é isso...

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

marc.cr

Bem, eu acabei de instalar o sistema, mas agora estou com problemas  :o
O windows quer passar o scandisk a cada boot!!!
Minhas partições estão assim:

sda1 (nfts) windows (reduzi o tamanho dela pra instalar o linux, passei o defrag antes)
sda5 (reisefs) /
sda6 (swap)
sda7 (reisefs) /home

E agora? Reinstalar o windows, ou tem algum jeito de resolver isso?

jomafras

marc.cr

Acho que basta vc retirar o scandisk dos programas da inicialização do Windows.
Iniciar > Executar > msconfig.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog