Sobre o VirtualBox...

Iniciado por Shakmatton, 28 de Outubro de 2007, 13:51

tópico anterior - próximo tópico

Shakmatton

Peguei ele aqui, mas diz que precisa do cd do windows pra instalar...

Tenho muita dúvidas, em especial sobre este cd...

Eu tenho um windows Xp quase todo lotadão, e tenho um cd de windows 2000 e outro cd winXP ("diferente")...
O VirtualBox diz que o recomendável é deixar em 10 GB o espaço pra máquina virtual (o XP), deixei em 2 GB por enquanto (minha memória é de 512 MB), mas fiquei com receio de continuar a "instalação" porque fiquei com essa dúvida aí...

E então, alguém poderia ajudar ?

Obrigado desde já.

Rockwave

Citação de: Shakmatton online 28 de Outubro de 2007, 13:51
Peguei ele aqui, mas diz que precisa do cd do windows pra instalar...

Tenho muita dúvidas, em especial sobre este cd...

Eu tenho um windows Xp quase todo lotadão, e tenho um cd de windows 2000 e outro cd winXP ("diferente")...
O VirtualBox diz que o recomendável é deixar em 10 GB o espaço pra máquina virtual (o XP), deixei em 2 GB por enquanto (minha memória é de 512 MB), mas fiquei com receio de continuar a "instalação" porque fiquei com essa dúvida aí...

E então, alguém poderia ajudar ?

Obrigado desde já.

Cara fiquei meio confuso com o que você escreveu mas vamos lá.
O espaço que o virtual box recomenda vc deixar é para a instalação do SO e dos arquivos q estarão na maquna virtual, esse espaço é o hd da maquina virtual. A quantidade de memoria RAM que vc tem no pc não influencia no quanto vc deve deixar de espaço no "hd virtual". Entendeu?
Esse link pode te ajudar a resolver seus problemas
http://thewaka.blogspot.com/2007/05/utilizando-virtualbox.html

Abraço

Markos_BR

Se não estou enganado quando vc executa o CD de instalação do XP ele pede no mínimo 2,4GB senão a instalação não segue...

Se vc tem um bom tamanho de partição linux eu recomendo uns 4 ou 5Gb de espaço pra o XP, é mais que o suficiente pra instalar coisas básicas é claro, pq se vc quiser um XP cheio de coisas instaladas então pra que ta usando linux, vai pro XP logo ne??  ;D ;D

AquaMan

Estou com o VirtualBox em dois ambientes (micros) diferentes, um com o Gutsy outro com o Feisty, com o XP virtualizado. Num ambiente o disco virtual (que marquei para crescer à medida da necessidade) já chegou a 8Gb e no outro já passou dos 11Gb.

No primeiro tenho o Office completo (vrs 2003), e outras poucas coisas. No segundo tenho muita coisa instalada, e de peso, por isso ficou maior.

Eu sugiro deixar o disco virtual do XP com 5Gb se você não for usar muita coisa.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Shakmatton

Bom, estou com o XP emulado, deixei 3,5 GB pra ele, e tem algumas coisas estranhas com ele...

Quero usá-lo para ter alguns aplicativos, acesso ao windows media player, e os jogos que eu gosto (o resto eu posso usar linux...
(Ontem mesmo deixei "instalado" um joguinho muito legal, o Outlive, e pegou satisfatoriamente, vou tentar Warcraft depois...)

Outra, queria usar o winXP emulado como shield para vírus/spywares e outras pragas virtuais diversas (qualquer coisa seria só deletar um arquivinho não é isso que dizem ?)

O problema é para configurar tudo lá... Ele enxerga uma placa da Intel (meu pc é AMD), não enxerga dispositivos nem mídias "reais", é como se ele fingisse (não sei por que motivo) a configuração real, disfarçando com uma outra... Ainda estou vendo isso, mas tá estranho, não consigo entender isso direito...

O que eu preciso saber é sobre aquele negócio de Adicionais para Convidado, não entendi direito o que significa aquilo (será queresolve o meu problema que acabei de citar ?)

Tentei compartilhar pastas mas parece que tem que fazer um comando bem complicado, parece que tem que saber por exemplo o local do ponto de montagem... entre outros... ou baixar o tal Adicionais  para Convidado... ele pede para baixar de cd ou da Internet...

Bom, finalmente tentei jogar aquele pinballzinho que vem no windows, não consigo nem lançar a bola, parece que a captura de teclado é muito eficiente, a ponto de não me possibilitar segurar a barra de espaços para lançar a bola... Existe alguma maneira de controlar a sensibilidade da captura do teclado ?

Bom, no mais, está melhor que no Wine (esse eu realmente não estou conseguindo fazer muita coisa...), assim, a tendência é começar a usar cada vez mais esse virtualbox, isso se eu conseguir configurar ele direitinho pra pelo menos jogar alguma coisa decente, usar o windows media player - pois os player do Linux são bons mas o wmp ainda é mais universal... - e ter conexão com a internet, mas só para poder testar um download (se está bichado ou não), pois para internet o Linux é bem superior...

Obrigado.

Markos_BR

No VirtualBox os dispositivos são emulados, ou seja, o XP não vai detectar o hardware original, mas sim o que o VirtualBox diz que existe...

Se quiser rodar jogos 3D desista pq o dispositivo de placa de vídeo que o Virtualbox emula e instala drivers não tem aceleração 3D.

Rockwave

Vamos por partes:

"Outra, queria usar o winXP emulado como shield para vírus/spywares e outras pragas virtuais diversas (qualquer coisa seria só deletar um arquivinho não é isso que dizem ?)"

No caso de vc pegar algum virus/spyware na sua maquina virtual é só apaga-la e criar uma nova, mas esse virus/spyware não vai atacar o linux, vai ficar restrito na maquina virtual

"O que eu preciso saber é sobre aquele negócio de Adicionais para Convidado, não entendi direito o que significa aquilo"

O adicionais para convidado instala alguns drivers (pelo menos no meu caso eu notei o da placa de video) e permite que você faça o compartilhamento de pastas entre a maquina virtual e o linux de maneira muito simples

"Tentei compartilhar pastas mas parece que tem que fazer um comando bem complicado, parece que tem que saber por exemplo o local do ponto de montagem... entre outros... ou baixar o tal Adicionais  para Convidado... ele pede para baixar de cd ou da Internet..."

Para instalar os adicionais para convidado é só vc montar um arquivo de imagem chamado guestadditions (ou algo assim), ai para fazer o compartilhamento é só vc ir no menu escolher algo do genero "pastas compartilhadas" e selecionar a pasta que vc quer compartilhar, depois é só executar um comando no "executar" do win, olha no manual do virtual box (em "folder sharing") para saber exatamente qual é o comando mas não é nada muito complicado

Shakmatton

Bom, só pra esclarecer... eu estou com o Gutsy como hospedeiro, e como sistemas convidados (emulados) tenho o Xp e recentemente o Ubuntu Feisty (pra poder treinar sem medo de detonar com tudo...tipo, ver com meus próprios olhos aquele tal comando que apaga tudo, acho que é sudo rm rf , algo do tipo...)

Notei que minhas máquinas ficam sumindo quando entro no Virtualbox... é assim mesmo ? Agora o xp tá lá mas meu ubuntu feisty sumiu... parece que tá instalado (assim como o xp), mas tenho que "recriar" a máquina...

Vou ver com calma essa das pastas compartilhadas, como falei o que eu penso em fazer é usar os sistemas emulados como shield para testes de download, etc...

zackshinra

Olá, segui o tutorial do http://thewaka.blogspot.com/2007/05/utilizando-virtualbox.html . Porém não estou conseguindo compartilhar  arquivos entre Host e Guest. É dito que no windows eu devo deixar a rede com opção NAT.
Citar"Pessoal, nas configurações do guest vão na configuração de rede e selecionem a opção "NAT", se não o guest não vai ter acesso ao host, somente à rede externa. E instalem os addons!"
Quando vou em configuração de rede, aparece um assistente para configuração de rede, nele não achei nenhuma referência sobre NAT. Como eu faço isso?
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Shakmatton

Citação de: Shakmatton online 08 de Novembro de 2007, 00:21
Bom, só pra esclarecer... eu estou com o Gutsy como hospedeiro, e como sistemas convidados (emulados) tenho o Xp e recentemente o Ubuntu Feisty (pra poder treinar sem medo de detonar com tudo...tipo, ver com meus próprios olhos aquele tal comando que apaga tudo, acho que é sudo rm rf , algo do tipo...)

Notei que minhas máquinas ficam sumindo quando entro no Virtualbox... é assim mesmo ? Agora o xp tá lá mas meu ubuntu feisty sumiu... parece que tá instalado (assim como o xp), mas tenho que "recriar" a máquina...

Vou ver com calma essa das pastas compartilhadas, como falei o que eu penso em fazer é usar os sistemas emulados como shield para testes de download, etc...

Quanto ao sumiço, não se preocupem, eu estava esquecendo que devia executar em terminal a chamada ao virtualbox como root, isso explica tudo.

Vou ver como faço pra arranjar esse tal VBoxGuestAdditions.iso ...

Rockwave

Citação de: Shakmatton online 08 de Novembro de 2007, 13:15
Citação de: Shakmatton online 08 de Novembro de 2007, 00:21

Quanto ao sumiço, não se preocupem, eu estava esquecendo que devia executar em terminal a chamada ao virtualbox como root, isso explica tudo.

Vou ver como faço pra arranjar esse tal VBoxGuestAdditions.iso ...

O Vbox..... é uma imagem que você deve montar, ele ja vem no programa.
É só vc mandar o virtualbox montar um cd e escolher a imagem o Vbox...
Não sei se ficou muito claro, qualquer coisa pergunte.

Shakmatton

eu vou lá em Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidado, e aí o Vbox pergunta -> Não foi possível encontrar o arquivo de imagem do CD dos adicionais para convidado em usr/lib/virtualbox/VboxGuestAdditions.iso ou usr/lib/virtualbox/additions/VboxGuestAdditions.iso.
Deseja baixar a imagem de CD da internet ?

Clico em Sim, aí ele tenta progradir, mas não sai de 0 %, e acaba não conseguindo fazer o tal download...
Estou usando net discada. Seria o caso de tentar buscar isso por banda larga ?

Tentei pegar direto no endereço http://www.virtualbox.org/download/1.5.0_OSE/vboxguestadditions_1.5.0_OSE.iso, que é a resposta da mensagem de erro, que não pôde baixar...

Não entendi, vc disse que já está lá (no Vbox) tudo o que preciso ?
Poderia explicar melhor ?

zackshinra

Citação de: Shakmatton online 09 de Novembro de 2007, 00:22
eu vou lá em Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidado, e aí o Vbox pergunta -> Não foi possível encontrar o arquivo de imagem do CD dos adicionais para convidado em usr/lib/virtualbox/VboxGuestAdditions.iso ou usr/lib/virtualbox/additions/VboxGuestAdditions.iso.
Deseja baixar a imagem de CD da internet ?

Clico em Sim, aí ele tenta progradir, mas não sai de 0 %, e acaba não conseguindo fazer o tal download...
Estou usando net discada. Seria o caso de tentar buscar isso por banda larga ?

Tentei pegar direto no endereço http://www.virtualbox.org/download/1.5.0_OSE/vboxguestadditions_1.5.0_OSE.iso, que é a resposta da mensagem de erro, que não pôde baixar...

Não entendi, vc disse que já está lá (no Vbox) tudo o que preciso ?
Poderia explicar melhor ?

No meu caso, o VboxGuestAdditions.iso não estava no local indicado pelo tutorial. Tente usar a ferramente pesquisar, e veja se este é mesmo o caminho correto para esse arquivo.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano