Compilar ou usar já compilado: Performance

Iniciado por K-23, 21 de Outubro de 2007, 14:38

tópico anterior - próximo tópico

K-23

Boas. Antes de mais não sei se este é o sítio certo para postar, por isso desde já peço desculpa se não for.
A minha duvida é a seguinte: existe alguma diferença na performance de um software se este for copiado de um live cd ou se for instalado a partir de um .deb em relação à instalação através do codigo fonte compilando-o?
Ajude os desenvolvedores e a comunidade do Ununtu. Teste o Hardy Heron e reporte os bugs.

Syph0s

na minha experiência com o Gentoo, onde tudo é compilado para sua máquina, só reafirmou a minha tese: O tempo perdido não vale o pouco de performance ganho. No Gentoo ainda tem o portage para ajudar, direto do codigo fonte é mais demorado ainda. Para aprender como a coisa funciona é positivo instalar pelo código fonte, mas se for só para usar como um mero ser humano esse trabalho todo eu acho em vão. Se estiver usando Ubuntu mude de distro, o Ubuntu não é muito inidicado para fazer isso.

IgorM0L

Eu aprendi que isso é muito relativo.
Isso varia muito quando a estrutura de seu processador é muito diferente das intruções do processador que o tal programa foi compilado.
Como os padrões de hoje da Intel e AMD estão muito difundidos e semelhantes, o ganho de desempenho é muito pequeno.

carlosaluisio

Ganho muito pequeno.

E o Gentoo é uma das distros mais buguentas que existe.

O ubuntu, sinceramente, não me lembro de um bog aqui comigo.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

celsofaf

Você pode, sim, ter um ganho notável de desempenho caso vá compilando os programas apenas com os recursos que realmente irá precisar usar de cada um deles. Mas não compensa o esforço, para quem não usa o computador com alguma finalidade bastante específica.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

biohazard

Citação de: carlosaluisio online 21 de Outubro de 2007, 22:54
Ganho muito pequeno.

Carlos

discordo totalmente fui usuario gentoo por um bom tempo, e nada eh mais estavel do que ele.

unico "problema" eh que para manter o sistema atualizado da um trabalhaoo

Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

alexmatos

Acredito que compilar programas para ganho de desempenho era relevante quando os computadores não eram tão potentes. Hoje em dia o ganho que você consegue é irrelevante.

ppfb

Além do mais, lembre-se que compilando por você mesmo, ninguém vai fazer árvore de dependencias...você mesmo terá que procurar todas as bibliotecas necessárias pra se compilar um programa...enquanto que num apt-get ou Synapctic sua vida fica MUITO mais fácil! hehehe

Abraços

s4suk3

Citação de: ppfb online 22 de Outubro de 2007, 04:45
Além do mais, lembre-se que compilando por você mesmo, ninguém vai fazer árvore de dependencias...você mesmo terá que procurar todas as bibliotecas necessárias pra se compilar um programa...enquanto que num apt-get ou Synapctic sua vida fica MUITO mais fácil! hehehe

Abraços
Pra isso que serve o Ports, o PkgSrc, o ABS, o Portage =) E por aí vai ;]
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

carlosaluisio

Citação de: biohazard online 22 de Outubro de 2007, 00:12
Citação de: carlosaluisio online 21 de Outubro de 2007, 22:54
Ganho muito pequeno.

Carlos

discordo totalmente fui usuario gentoo por um bom tempo, e nada eh mais estavel do que ele.

unico "problema" eh que para manter o sistema atualizado da um trabalhaoo

Vai nessa...
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Obake

De todos que compilei nunca senti aumento de performance consideravel.

IgorM0L

Desempenho não é o único fato que faz você decidi por compilar.
Mesmo como eu havia dito os padrões estarem cada vez mais aplicados, não podemos esquecer que você compilando é possível você decidir quais packs vai instalar, se vai adminsitrar tal área ou não. É você quem manda.

Eu penso assim:
* TEM MAIS EXPERIENCIA?
      SIM:
        TEM TEMPO?
          SIM: COMPILE
          NÃO: Use APT-GET

* NÃO: Use o APT-GET