A História dos computadores

Iniciado por gabriel0085, 22 de Outubro de 2007, 21:33

tópico anterior - próximo tópico

gabriel0085

Encontrei esse site sobre a história dos computadores e resolvi compartilhar.

O site é bem resumido e provavelmente contém erros, mas como um primeiro contato com a linha do tempo da computação é uma fonte interessante.


A história dos computadores:


http://vas-y.com/dicas/historia/default.htm




Alguns trechos:

CitarEm 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las.

No início início do século XIX, mais especificamente em 1822, foi desenvolvido por um cientista inglês chamado Charles Babbage uma máquina diferencial que permitia cálculos como funções trigonométricas e logaritmas, utilizando os cartões de Jacquard. Já em 1834, desenvolveu uma máquina analítica capaz de executar as quatro operações (somar, dividir, subtrair, multiplicar), armazenar dados em uma memória (de até 1.000 números de 50 dígitos) e imprimir resultados.

Porém, sua máquina só pode ser concluída anos após a sua morte, tornando-se a base para a estrutura dos computadores atuais, fazendo com que Charles Babbage fosse considerado como o "Pai do Computador".


CitarJá no ano de 1890, época do censo dos EUA, Hermann Hollerith percebeu que só conseguiria terminar de apurar os dados do censo quando já seria o tempo de se efetuar novo censo (1900). Então aperfeiçoou os cartões perfurados (aqueles utilizados por Jacquard) e inventou máquinas (fig. 6) para manipulá-los, conseguindo com isso obter os resultados em tempo recorde, isto é, 3 anos depois.
Em função dos resultados obtidos, Hollerith, em 1896, fundou uma companhia chamada TMC - Tabulation Machine Company, vindo esta a se associar, em 1914 com duas outras pequenas empresas, formando a Computing Tabulation Recording Company vindo a se tornar, em 1924, a tão conhecida IBM - Internacional Business Machine.



CitarLogo após, em 1975, os estudantes William (Bill) Gates e Paul Allen criam o primeiro
software para microcomputador, o qual era uma adaptação do BASIC
(Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code, ou "Código de Instruções Simbólicas para todos os Propósitos dos Principiantes") para o ALTAIR. Anos mais tarde, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das mais bem sucedidas companhias de software para microcomputadores.

No ano de 1977, surge no mercado de produção em série, três microcomputadores: o Apple II, o TRS-80 da Radio Shack e o PET da Commodore. Em 1979, é lançado pela Software Arts o "VisiCalc", o qual foi o primeiro programa comercial para microcomputadores.


AquaMan

Muito bom compartilhar isso, gabriel0085!
Vou ler com calma depois, mas só estes trechos que você colocou aqui já são bem bacanas.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Jsouza

                                Sem querer ser chato e dando valor ao colega que descobriu o site que fala sobre o desenvolvimento e criação de computadores mais os computadores do jeito que conhecemos é uma criação de um outro computador que só utiliza 10% de sua capacidade: o cérebro, o mais perfeito computador que existe. Alguém discorda?

AquaMan

Citação de: Jsouza online 25 de Outubro de 2007, 09:23
                                Sem querer ser chato e dando valor ao colega que descobriu o site que fala sobre o desenvolvimento e criação de computadores mais os computadores do jeito que conhecemos é uma criação de um outro computador que só utiliza 10% de sua capacidade: o cérebro, o mais perfeito computador que existe. Alguém discorda?

Boa questão filosófica, caro Jsouza. E continuando com essa tônica, complemento com o seguinte raciocínio: não vejo o cérebro apenas como um computador, pois que ele lida também com emoções, e o computador não. Na minha humilde opinião, o cérebro transcende isso tudo, é claro.
;)

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

IgorM0L

Charles Babbage foi o primeiro inventor de um computador digital, na verdade para controlar seu tão sonhado motor analítico, mas que nunca deu certo por sua engenharia de época que era pobre demais.

Sobre o encéfalo humano, digo-lhe uma coisa, ele é o computador mais perfeito do planeta.
Simplesmente porque, já pensou nas imagem que ficam gravadas na sua lembrança, já pensou no tanto de coisas que filmamos por dia e guardamos em nossa mente, pense se fossemos colocar isso em arquivos wma, avi, mp3 ou OGG por exemplo, iria ocupar teras e teras bytes!
Pense no número de falas que usamos por dia, que escutamos por dia, o tanto de pessoas que vemos a cada dia, isso iria extourar qualquer Evolution ou lista de MSN!
Pense nos comerciais que vemos por dia em cartazes e faixas, o que escremos por dia, lemos por dia... em 24 horas teriamos muito mais que toda documentação da GNU elevada ao quadrado!
Imagine agora seu corpo inteiro sendo monitorado, cada célula, cada ramificação de nervo no seu organismo, tudo isso sendo monitorado pelo nosso computador e ainda tendo a capacidade de pensar.
Nos chegamos a usar 10% da capacidade lógico-matemática, fisicamente usamos totalmente, senão ele iria atrofiar. Mas se você treinar direto a calcular mentalmente, garanto que se esforçarmos iremos alcançar resultados incríveis.

Pegue um Intel Core 2 Duo com 1 GB de memória RAM de coloque ele para monitorar tudo acima, fora os sentimentos, ele com certeza iria TRAVAR!