A quantas anda o kernel livre GNU Hurd

Iniciado por gabriel0085, 22 de Outubro de 2007, 20:50

tópico anterior - próximo tópico

gabriel0085

Pra quem se interessa pelo assunto , vale a pena também ler os comentários da notícia no Br-linux. A rivalidade "kernel linux" Vs. "Kernel HURD" ainda gera polêmica.


Fonte: http://br-linux.org/linux/a-quantas-anda-o-kernel-livre-gnu-hurd





A quantas anda o kernel livre GNU Hurd



O Linux4Coffee publicou um breve artigo sobre o GNU Hurd, o projeto de kernel livre iniciado em 1990 (um ano antes da primeira versão do Linux).

Embora em 2002 Richard Stallman tenha anunciado a possibilidade de o kernel estar pronto para produção ainda naquele ano, a profecia não se cumpriu, e ainda há uma série de bugs e recursos faltantes, embora desde 2005 já seja possível rodar programas simples (como o Hello World, em C) no ramo de desenvolvimento do Hurd que adota o L4 como microkernel. Em 2006 e 2007 houve esforços também para adotar o Coyotos como o microkernel do Hurd.

Trata-se de um projeto interessante como estudo de caso. O artigo informa: "O GNU Hurd é um kernel projetado e mantido pelo projeto GNU. De acordo com o website do projeto, o kernel não está pronto para uso em produção, mas mesmo assim trata-se de uma tentativa muito interessante de substituir o kernel do Unix e pode em breve prover uma alternativa ao kernel Linux para o sistema operacional GNU. A palavra HURD é um acrônimo para 'HIRD of Unix-Replacing Daemons', e HIRD também é um acrônimo para 'HURD of Interfaces Representing Depth', o que torna o nome um acrônimo co-recursivo.

Saiba mais (linux4coffee.wordpress.com).

celsofaf

Pago para ver.

A idéia de um microkernel livre é muito boa, a princípio. Não sei dizer o que foi que faltou para o Hurd vingar até agora: impecilhos técnicos, falta de liderança e/ou comprometimento ou falta de interesse... De qualquer maneira, ainda acredito num bom futuro para ele.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil