Como prepara HD para Instalacao?!?

Iniciado por Xandor, 29 de Dezembro de 2005, 08:43

tópico anterior - próximo tópico

Xandor

Ola,

Sou novato no mundo Linux, porem depois de ler tanto a respeito do Ubuntu achei que seria hora de experimentar algo novo!!!  :twisted:

Apesar de ja ter lido bastante no forum sobre instalacao, ainda nao sei como fazer a reparticao do meu HD (pois possuo apenas um), ou qual programa (gratuito) posso utilizar pelo Win. para prepara o HD para instalar o Ubuntu. (infelizmente nao posso me livrar ainda o WinXP pois presiso dele no meu trabalho! :roll: )

Valeu,

Xandor

Marcus VBP

vc pode particiona-lo usando o partition magic. antes de usa-lo, libere espaço no HD e desfragmente ele.

ae o programa recomenda fazer bkp dos dados. mas eu nao fiz e foi blz.

ae vc particiona o HD, e durante a instalacao vc formata ele pra ex3 ou reiserfs

Xandor

Valeu Marcus!
vou procurar na net esse prog.

Xandor

felipefoz

uma vez eu particionei um HD usando o live-CD, com as próprias ferramentas do ubuntu, o gparted ou o qtparted, bom, é uma alternativa, que o particionador do instalador, diz ai, é soda, decepcionante para uma distro do nivel do ubuntu

LaSSarD

Mesmo usando o GParted que vem no LiveCD da versão 5.10, é extremamente recomendável que você desfragmente o Windows antes de usá-lo caso não queira perder seus dados ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Xandor

Valeu, pessoal!

ja encontrei na net o partition magic pro8, mas antes de eu iniciar a particao me resta apenas mais uma duvida:

posso acessar normalmente do Linux os meus arquivos nas pastas do Win, certo? posso entao deixar apenas 25% para o Ubuntu e os filmes e mp3s na particao maior, sem ter que removelos novamente?

obrigado

Xandor

ivan martins

Ae galera