Onde fica instalada a impressora no Ubuntu linux??

Iniciado por free, 23 de Junho de 2005, 08:42

tópico anterior - próximo tópico

free

com a ferramenta para comparitilhar as pastas, estou consiguindo, sera que com essa ferramenta, da para compartilhar a impressora, mais onde ela esta instalada ???

Felix

Estou usando o Gutsy (beta) então aqui é moleza...

Você pode instalar impressoras indo em:
Sistema - Administração - Impressoras

Para compartilhar a impressora:
Sistema - Administração - Impressão

Willdoidao

Se vc quer compartilhar ela é com botão direito compartilhar, ele vai perguntar como vc quer compartilhar (samba e ssh) escola o que melho se adapta a vc e pronto
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

clcampos

Você quer compartilhar impressoras com outras máquinas Ubuntu, ou com windows?

Ja experimentou ir em:

Sistema > Administração > Impressão

Clicar em Configurações e marcar a opção Compartilhar Impressoras
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

mvkako

Citação de: clcampos online 11 de Outubro de 2007, 12:20
Você quer compartilhar impressoras com outras máquinas Ubuntu, ou com windows?

Ja experimentou ir em:

Sistema > Administração > Impressão

Clicar em Configurações e marcar a opção Compartilhar Impressoras

e quando não tem a opção de Compartilhar a impressora ? A rede funciona perfeitamente: vejo as máquinas Windows, elas me vêem.
Minha impressora é uma Epson 777 e tem suporte ao Linux. Usava outra distro com KDE e nunca tive dificuldades, mas com Gnome é a primeira vez que uso.
Nem no CUPS, via browser tem a opção de compartilhar... ???

clcampos

Na tela acessada pela opção Sistema > Administração > Impressão tem quais opções?

Qual é a versão do Ubuntu que você esta usando?

Você quer fazer o compartilhamento com máquinas windows ou Linux?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

mvkako

Para não sobrecarregar o tópico, vou colocar links para as imagens.
Impressão
http://img.photobucket.com/albums/v88/mvkako/Captura_da_tela-Configuraodaimpress.png
http://img.photobucket.com/albums/v88/mvkako/Captura_da_tela-Configuraodaimpr-1.png
Quando clico em Ir ao Servidor, nada acontece.
CUPS
http://img.photobucket.com/albums/v88/mvkako/Captura_da_tela.png
No Cups não tem o Share Printers ... ???

Estou com Ubuntu 7.10, todas as atualizações em dia e estou tentando compartilhar a impressora que está no meu micro (Linux) com o restante da rede (3 máquinas Windows XP).
Eles acessam o meu /home/<user> mas em impressoras não tem nada.

Abs.

clcampos

mvkako eu vou ter que passar, ao menos até amanha, pois aqui em casa não tenho o Gutsy instalado, só no trabalho.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

adias

mvkako,

Estava com o mesmo problema . Consegui resolver usando este HOWTO: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=202605 .
Li sobre esta solução em outro tópico,  quem sugeriu foi csat.
Só segui o tópico até  a parte "2. Changing network settings in Windows" .
Como sou iniciante no linux, vou explicar de uma maneira mais detalhada (como se eu estivesse pesquisando ).
Depois de seguir o HOWTO, para " ver" e adicionar a impressora, vá no Windows em " locais de rede" e clique em exibir computadores do grupo de trabalho. Se der certo, você encontrará o PC com Ubuntu e nele a pasta partilhada e a impressora.Só é clicar na impressora que o Windows perguntará se quer instalar.
Eu disse que resolvi mas continuo com os seguintes problemas:
1- Para acessar a pasta compartilhada no PC com Ubuntu ,a partir de um PC com Windows, tenho que desabilitar no firestarter a opção "Block broadcasts from external network". Não sei se isso é problemático ( quem deu essa sugestão foi luiss).

2- A minha impressora é a HP PSC 1315.Na lista de impressoras apresentadas pelo Windows, durante a instalação, não há driver específico para esta. Tive que instalar o "generic driver". Com isso, verifiquei que não tenho como ajustar a qualidade de impressão, que está péssima .

Espero que esta sugestão resolva seu problema. Se você tiver como resolver os meus, escreva.
Qualquer dúvida , é só  perguntar.

mvkako

adias,

Obrigado pela dica. Fiz somente a primeira parte e funcionou!! Agora rede e improssora estão 100% :D