Metodologia de Instalação (Apache, PHP, etc)

Iniciado por Paulo Ricardo, 21 de Outubro de 2007, 00:20

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Ricardo

Prezados,

Gostaria de receber dicas de como me dar bem na instalação destas ferramentas que fazem parte de meu cotidiano. Primeiramente, eu sei que poderia usar o Synaptic e me despreocupar com isso, mas o "problema" é que como desenvolvedor gosto de me atualizar sempre para curtir/testar as novidades dos softwares que utilizo. Isto é, pode sair uma versão alpha do PHP que eu estou lá baixando para testar as novidades do changelog. É um hábito que eu tinha no Windows (onde cheguei até criar um arquivo de lote para automatizar todo processo, he he he) e gostaria de mantê-lo no Ubuntu. Para tal, preciso obter algumas respostas para minhas dúvidas, cabeludas por sinal (rs). Estou num período de adaptação (acabei de largar aquela droga) e estou encontrando algumas dificuldades. Até cheguei a baixar os sources do Apache, PHP e MySQL e instalá-los aqui, mas depois me surgiu na cabeça a questão da atualização. Fazer backup das configurações, desinstalar, instalar a nova versão e copiar as configurações anteriores. É... Como marinheiro de primeira viagem, já vi que não dará certo recorrer ao ./configure make make install. Cheguei a ler sobre o checkinstall, o que me dizem sobre ele? Seria a melhor opção? E outra coisa, não estou tão familiarizado com as localidades (de diretórios) do Linux... Como fica a instalação destes softwares, em geral? Na instalação de teste que fiz ficou /usr/local/apache2, /usr/local/mysql e /usr/local/php. É assim mesmo?

Obrigado,
[]'s
Linux registered user #456504 and registered machine #364686.
Ubuntu registered user #18232.

Paulo Ricardo

Ah, outra coisa, aqui o diretório de arquivos do Apache ficou /usr/local/apache2/htdocs. O diretório comum seria o /var/www, correto? Neste caso, é só criá-lo e alterar o httpd.conf, certo?

Grato,
[]'s
Linux registered user #456504 and registered machine #364686.
Ubuntu registered user #18232.