Problemas com Compiz-Fusion no Gutsy

Iniciado por Thorn Striff, 20 de Outubro de 2007, 01:11

tópico anterior - próximo tópico

Thorn Striff

Opa,
acabei de instalar o Gutsy e fui tentar brincar um pouco com o Compiz (Detalhe, tenho uma ATI Radeon 9600XT All in Wonder...sim, eu uso aqueles malditos drivers).
Fiquei sabendo que ele já vinha com o SO e esperava que, após instalar os drivers restritos, já poderia iniciar os efeitos. Qual foi minha surpresa quando digitei "compiz --replace" no terminal e recebi a mensagem:

Checking for Xgl: not present.
Detected PCI ID for VGA: 02:00.0 0300: 1002:4152 (prog-if 00 [VGA])
Checking for texture_from_pixmap: not present.
Trying again with indirect rendering:
Checking for texture_from_pixmap: not present.
aborting and using fallback: /usr/bin/metacity

Achei estranho, ué, o XGL não veio junto do SO mas o Compiz-Fusion veio?

Tentei então usar o painel Sistema/Preferências/Aparência e ativar os efeitos por lá. Não deu certo, eu recebo sempre a mensagem "The Composite Extension is not Avaliable".

Tentei instalar o XGL, mas além do servidor x ficar muito lento recebo uma mensagem dizendo simplesmente que não foi possivel iniciar os efeitos... (não, eu não estou criando uma sessão para o XGL)

Estou perdido /o\

jomafras

Tente no Synaptic, procurar por compizconfig-settings-manager...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Thorn Striff

Instalei e agora recebo o erro:"Desktop Effects Could not be Enable" na janela "Aparência".

No terminal recebo o erro:
pedro@bluelinux:~$ compiz --replace
No whitelisted driver found

velox256

Dizer que já está instalado não significa necessariamente que vá funcionar. Pode parecer até sacanagem, mas minha FX 5200 NÃO estava instalada no sistema, aparecendo no xorg.conf como VESA e no 7.04 era NV. Aí fiz como sempre faço, baixei o Envy, fiz a alteração do Envy conforme descrito aqui ( http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26363.0.html ) e mandei instalar os drivers da NVidia. Tudo funcionou, depois foi só habilitar (é necessário habilitar) os drivers restritos no "painel de controle" a ficou tudo bão.
Tenta isso aí, o Envy também instala drivers da ATI, mas instale o Envy via gerenciador de pacotes gdeb e não usando o terminal, pois no terminal vc vai ter que baixar as dependências uma a uma e com o gerenciador ele mesmo baixa. Depois é só executar o Envy e aguardar.

Citação de: Thorn Striff online 20 de Outubro de 2007, 01:40
Instalei e agora recebo o erro:"Desktop Effects Could not be Enable" na janela "Aparência".

No terminal recebo o erro:
No whitelisted driver found

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Thorn Striff

Tudo muito desanimador :-/
Instalei os ultimos drivers da ATI (peguei no site), ativei os drivers restritos e instalei o XGL e ainda assim não obtive sucesso.
Além de ter deixado o servidor x bem mais pesado ainda recebo a seguinte mensagem no terminal:

Checking for Xgl: present.
Checking for nVidia: not present.
Checking for Xgl: present.
Starting gtk-window-decorator

Não sai dai.. nada acontece.

Pelo "Aparência" continuo com o mesmo erro do "Desktop Effects Could not be Enable".

Frustrante...

Deus Ex Machina

Olá pessoal,

estou exatamente com o mesmo problema com a minha Mobility Radeon X1600.  Alguém tem mais alguma sugestão. Ô plaquinha maldita essa ATI!

Abraços!
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

Thorn Striff

Uma pergunta a todos aqueles que conseguiram ativer o Compiz no Gutsy: Como vocês fizeram? Simplesmente instalaram o SO, ativaram os drivers restritos e pronto?

marcosalvesps

Caro amigo!
No meu caso, não uso ATI, minha placa é uma Geforce 5200 de 128 mb, eu só mandei ativar os efeitos da área de trabalho, e automaticamente o sistema detectou minha placa de vídeo, baixou e instalou o driver!

Só reiniciei o sistema e tudo funcionou que é uma beleza!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

RodrigoFSS

Beleza Thorn Striff !!!
Seguinte... no meu caso, eu instalei o ubuntu 7.10 e no primeiro boot já apareceu o ícone do Gerenciador de Drivers Restritos e procedí com a instalação do driver de vídeo por lá. Logo depois eu fui no Synaptic e instalei o compizconfig-settings-manager. Depois de instalado o compizconfig-settings-manager eu fui em Sistema > Administração > Screens and Graphis, dei uma conferida se tava tudo certo (opção de monitor, resolução e driver), logo após fui em Sistema > Preferencia > Aparencia > Efeitos Visuais e habilitei a opção Personalizado. Aí o meu Compiz-fusion estava habilitado e OK.
É bom lembrar que eu tenho uma placa de Vídeo na NVidia e ela sempre funcionou no meu sistema, desde a versão 6.10 do Ubuntu.
Com relação ao problema com a sua placa de vídeo ATI, eu infelizmente não vou poder te ajudar. Mas a resposta pra sua ultima pergunta está aí !!! Pelo menos isso né !!!  ;D
Até mais e boa sorte !!!

Thorn Striff

Complicado :-/
Achei que estava fazendo algo errado mas vejo que não :-(
Vocês não precisaram instalar o xserver-xgl? Acho que vou reinstalar o SO e ver se funciona. Caso contrário terei de esperar algum patch da Canonical para ver ser resolvem esse problema...

Malditos drivers ATI...

AfroiD

Eu tenho uma ATI RADEON 9600 no notebook, quanto instalei a versão 7.10 o compiz também parou de funcionar, instalei os drivers restritos da placa "Driver de aceleração de vídeo ATI", instalei e desinstalei varios programas, e nada dava certo até que segui os seguintes passos e tudo funcionou:
* removi o compiz e todas as suas dependências
* desabilitei os drivers restritos da placa
* instalei o compiz novamente, com todas as suas dependências

Blz, está tudo funcionando por aki.
Espero ter ajudado.
flw.