glade

Iniciado por kcnp, 19 de Outubro de 2007, 14:20

tópico anterior - próximo tópico

kcnp

Gente, eu gostaria de aprender a usar bem o Glade. Eu gostaria de saber se alguem sabe onde eu posso achar um tutorial completo sobre Glade, e, além disso, vocês acham que é melhor eu aprender a usar a biblioteca gtk primeiro ou ao mesmo tempo que o glade?
Eu gostaria de um tutorial em português, de preferência.
kcnp

Darcamo

Realmente o glade2py parece ser de grande ajuda.

Quanto ao eclipse, você não precisa de nenum tutorial para instalá-lo pois ele está disponível nos repositórios do Ubuntu. É só instalar o pacote eclipse-pydev.

Mas, aproveitando aqui o tópico, conhece alguma IDE que permita fazer o debug? Colocando breakpoints, podendo executar linha por linha, ver (e talvez modificar) o valor de uma variável, etc..

Sei que o eclipse faz isso, mas queria antes verificar a existência de uma opção mais leve antes de decidir pelo eclipse. Também testei o spe e ele apresenta a funcionalidade de debug integrado como o eclipse, mas aparentemente tem algum bug e o debug dele não funciona. Testei algumas outras IDEs, várias delas muito boazinhas mas elas não tem o debug integrado.

Não testei o eric3 e até acho que ele deva ter essa funcionalidade, mas se for para usar uma ide em QT acho melhor ir para o eclipse mesmo.

ps: na verdade não é nem para mim, já que prefiro o emacs mesmo, mas vou fazer um trabalho da faculdade em grupo e estava sugerindo fortemente aos colegas para fazermos em python. Como sou eu quem está sugerindo me sinto na obrigação de ao menos apresentar boas sugestões de IDE para o pessoal.

alarcon

Citação de: Darcamo online 20 de Outubro de 2007, 12:52
Realmente o glade2py parece ser de grande ajuda.

Quanto ao eclipse, você não precisa de nenum tutorial para instalá-lo pois ele está disponível nos repositórios do Ubuntu. É só instalar o pacote eclipse-pydev.

Mas, aproveitando aqui o tópico, conhece alguma IDE que permita fazer o debug? Colocando breakpoints, podendo executar linha por linha, ver (e talvez modificar) o valor de uma variável, etc..

Sei que o eclipse faz isso, mas queria antes verificar a existência de uma opção mais leve antes de decidir pelo eclipse. Também testei o spe e ele apresenta a funcionalidade de debug integrado como o eclipse, mas aparentemente tem algum bug e o debug dele não funciona. Testei algumas outras IDEs, várias delas muito boazinhas mas elas não tem o debug integrado.

Não testei o eric3 e até acho que ele deva ter essa funcionalidade, mas se for para usar uma ide em QT acho melhor ir para o eclipse mesmo.

ps: na verdade não é nem para mim, já que prefiro o emacs mesmo, mas vou fazer um trabalho da faculdade em grupo e estava sugerindo fortemente aos colegas para fazermos em python. Como sou eu quem está sugerindo me sinto na obrigação de ao menos apresentar boas sugestões de IDE para o pessoal.

Voce já usou o IDLE?

ele está nos repositórios do Ubuntu, mas como não programo (só algumas coisas em Shell script) não sei se é exatamente isso que você está procurando.

Darcamo

Dei uma olhada nele. É regular, mas ainda tem um debug tão bom quanto o do eclipse.

O fato é que devido ao fato de python ser uma linguagem interpretada, eu achei que a flexibilidade para debug nele fosse bem maior do que o que eu faço em C++. Algo como o debug do matlab no qual posso marcar um breakpoint e com o programa parado no breakpoint eu posso mudar os valores das variáveis e até mesmo executar algum código no prompt e o efeito desse código vale quando eu continuar o programa.

Por exemplo, marco um breakpoint em uma linha
resultado = sin(theta)
Com o programa parado nessa linha, percebo que em nenhum lugar eu disse o valor de theta e portanto essa variável nem existe ainda. Se continuar o programa ele vai dar erro. Posso então (no matlab), com o programa parado, escrever theta=30 e só então mandar o programa continuar, que irá rodar sem problemas.

Um efeito semelhante pode ser obtido simplesmente executando o programa linha por linha no prompt do python, mas não é nada prático. Acredito que deva ser possível fazer isso em alguma IDE.

ps: No caso do eclipse (pydev), não tem um prompt integrado do python?

kcnp

Vocês conhecem tutorias para glade em c? Gostei da dica em python, valeu. Tô afim de aprender python, e saber que posso usar o glade com python me deixou animado.
kcnp