Ligacao Remota ao Desktop

Iniciado por rseabra, 27 de Dezembro de 2005, 21:14

tópico anterior - próximo tópico

rseabra

Boas! Alguém sabe-me dizer se existe alguma forma de aceder remotamente ao meu desktop através da web?
Se tiverem outra sugestão, não se inibam!!

Quando trabalhava com ambientes windows, usava o sistema LogMeIn, que era uma verdadeira maravilha, mas agora, não encontro nada semelhante para linux!

Como é o meu primeiro post, aproveito para deixar a minha saudação a todos os elementos do forum, principalmente porque seram voces a me safarem de problemas, e espero estar brevemente em condicoes de tambem poder ajudar

Inté

agente100gelo

Seja bem-vindo.

Explica melhor o que vc quer. Vc quer entrar na parte gráfica? Usar graficamente como estivesse em casa ou apenas acessar alguns arquivos? Seu IP é válido - fixo?

Não se preocupe o Linux é bem mais preparado para este tipo de situação.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

rseabra

Cabeça a minha! Ponho um post destes sem especificar quase nada!

Pois! o meu grande problema tá aí. Como eu tenho uma ligacao ADSL, o IP é gerado por DHCP pelo meu ISP.

O LogMeIn faz isso através da instalação de um cliente na máquina a ser acedida, e depois o acesso é feito através de browser.

O que eu gostaria mesmo era poder aceder à parte gráfica, mas se não der...
Aceder ao sistema de ficheiros já é um bom principio.

Se me puderem dar umas dicas, agradeço

Inté

agente100gelo

Primeiro vc precisa de um sistema como o no-ip (http://www.no-ip.com/). É necessário criar uma conta lá. Você instalar o cliente usando synaptic ou pelo ap-get.

sudo apt-get install no-ip

O que faz? Cria um endereço virtual como meulogin.no-ip.org. Ele fica checando e atualizando o IP caso mude.

Segundo passo vc precisa criar um servidor SSH na máquina que deve ser acessada. Eu não tenho certeza se pelo SSH vc pode levantar a parte gráfica. Ou vc pode utilizar o vncserver. Nenhum dos dois eu testei para usar a parte gráfica para te passar maiores informações. Mas taí o caminho :)

Para acessar os arquivos vc pode instalar o Apache, colocar um script PHP de gerenciamento de arquivos e acessar como http://meulogin.no-ip.org/meus_arquivos/. Neste método eu posso ajudar mais.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

rseabra

Ok, o vncServer eu conhecia, mas em redes locais. Nunca o  tinha usado para fora por causa do problema do IP dinâmico. Mas agora com a dica do no-ip e do endereço virtual, penso que o meu problema fica resolvido!

Se houver alterações, eu vou postando.

Obrigado pela dica

Inté