TvTime parou de funcionar

Iniciado por f.viana, 06 de Outubro de 2007, 10:51

tópico anterior - próximo tópico

f.viana

Tenho uma ATI-AIW que nunca funcionou no Linux (Ubuntu 7). Então, comprei uma PixelView (que coisa, né!) para poder continuar usando o Linux e não ter que voltar para o Windows. Depois de muuuuiiiitos problemas e dificuldades, a bichinha (PixelView) passou a funcionar (menos o rádio, que não teve como. O FM-Radio Tuner do gnome não deu conta). Bom, o jeito era tocar o barco.

Porém, de uma hora para outra, o TvTime parou de funcionar. Abre e, de imediato, fecha. Se você tenta abri-lo pelo terminal, aparece a seguinte mensagem:

A correr tvtime 1.0.2.
     A ler a configuração de /etc/tvtime/tvtime.xml
     A ler a configuração de /home/francisco/.tvtime/tvtime.xml
     xvoutput: No XVIDEO port found which supports YUY2 images.

Além disso, fala que, se estiver usando uma ATI, devo buscar os drives do site "Gatos".

Pois bem, depois de desinstalar o TvTime e reinstalá-lo, e de repetir o procedimento que dera certo uma vez, tudo continuou na mesma. Nada de TvTime.

Aproveitei para instalar, pelo Synaptic, os drives "Gatos". Nada mudou. Nem ATI nem PixelView.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

mstr

f.viana,

para funcionar o tvtime perfeitamente vc tem que ter instalado e funcionando uma placa de vidio

a resposta esta na propria mensagem de erro
xvoutput: No XVIDEO port found which supports YUY2 images.

o tvtime usa um suporte YUY2 que só fica ativo com os drives 3d da placa de video

este gatos não é um drive e sim um emulador, nunca usei, mas tem bastante informação na internet

jomafras

Já tentou o KDE TV pra ver se dá o mesmo problema?

sudo apt-get install kdetv
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

f.viana

Ao Mstr:
   Não existe apenas "uma" placa de TV, mas "duas". A placa de vídeo é uma ATI All-in-wonder 9700, com capturadora, TV e rádio. A PixelView é uma placa de TV-Rádio-Capturadora isolada, comprada especialmente para esse fim, uma vez que o Ubuntu não reconhece o chip Theater da ATI, mas reconhece o bt878 da PixelView. E esta última estava funcionando (apenas a TV) direitinho, e assim ficou durante mais ou menos um ano. De uma hora para outra, começou o problema narrado aqui. O TVtime abre e fecha de imediato dizendo que não encontrou a placa etc. E aqui o driver 3D da ATI é que está funcionando. Aliás, o Google Earth que era uma verdadeira carroça passou a voar de verdade depois da instalação desse driver proprietário. Será que ele está impedindo o funcionamento da TV?

Ao Pintinho:
   Vou tentar o KDE TV, apesar de usar o Gnome do Ubuntu. Depois digo o resultado.

mstr

ja vi varias pessoas com essa placa de video ATI com o mesmo problema

parece que ela esta (instalada) mas na realidade acho que não esta, pois esse problema com tvtime é falta do modulo de video

e não esqueça que o ubuntu também faz atualizações, numa dessas atualizações eu fiquei sem o protetor de tela e não tenho a menor ideia de como consertar

tenta o xawtv quem sabe funciona quem usa o gnome opta por este

pega a configuração dele aqui http://www.forumdebian.com.br/topico-3616.html&highlight=

f.viana

O problema foi localizado, embora não saiba como resolvê-lo :-\

Desabilitei o driver acelerador de vídeo da ATI para experimentar, e realmente tudo voltou ao normal com a PixelView. Ou seja, com ele tenho uma performance muitíssimo melhor, mas não consigo ver TV. É uma escolha de Sofia  :-[

mstr

faz um script

quando vc quer a tv, primeiro habilita a placa de video e quando fechar o tvtime desabilita a placa de video

f.viana

OK, mstr, mas você há de convir que essa é uma solução um tanto capenga. Não me parece correto ter de ficar usando artifícios assim. Se o Linux já se vê como um sistema maduro também para as massas, é preciso eliminar a incompatibilidade, e não contorná-la.

Como meus conhecimentos são realmente insignificantes na área, não sei nem mesmo como avisar os desenvolvedores acerca dessa incompatibilidade. Você poderia me dizer como faço?

mstr

Citação de: f.viana online 13 de Outubro de 2007, 08:18
OK, mstr, mas você há de convir que essa é uma solução um tanto capenga. Não me parece correto ter de ficar usando artifícios assim. Se o Linux já se vê como um sistema maduro também para as massas, é preciso eliminar a incompatibilidade, e não contorná-la.

Como meus conhecimentos são realmente insignificantes na área, não sei nem mesmo como avisar os desenvolvedores acerca dessa incompatibilidade. Você poderia me dizer como faço?
o linux tem muitos problemas e geralmente com equipamentos de empresas que fazem drives apenas para windows e não abrem o codigo para que a comunidade os faça funcionar
e existem sites que aconselham os usuarios que desejam usar linux a não comprarem determinados equipamentos pora não passarem por estes problemas
então contornar já é uma grande evolução

f.viana

OK!

Obrigado pela atenção. Você foi muito solícito, e vejo que realmente marca presença no fórum ajudando todo mundo. É o grande trunfo do Linux. Entendo seu ponto de vista sobre fazer o que é possível, mas lembro que, apesar de ter uma ATI 9700 com receptora de TV (AIW), comprei uma PixelView (Prolink com chip bt878), placa de TV muito comum nesse meio, para continuar no Linux. Ou seja, fiz exatamente o que você está recomendando. Só que, posteriormente, ao instalar o driver acelerador da ATI para melhorar a performance da placa de vídeo (faz uma diferença brutal!), a PixelView deixou de funcionar. E essa incompatibilidade pode ser uma bobagem, um problema de configuração, mas eu não sei resolvê-lo. Como outras pessoas podem passar pelo mesmo problema (há muita gente com PixelView/Prolink no Linux, e muitas delas podem querer usar o driver da ATI), seria legal levar a questão à comunidade de desenvolvedores do Linux, ou do Ubuntu. Algo como o wiki do OpenOffice. Gostaria de saber como fazer.

Um abraço,

Intruder_A6

Infelizmente o driver 3D da ATI tem muito que evoluir, e dá muita dor de cabeça ( já foi muito pior ). Foi por coisas deste tipo que eu me desfiz de uma ATI 9800 Pro AIW ( eu gostava muito dela, mas como eu também uso o Linux sofria também muito no Linux ), e atualmente só compro placas de vídeo da nVidia sem captura incorporada ( já tive muita dor de cabeça com isto ).

f.viana

Pois é, Intruder, mas agora não dá pra trocar minha ATI. Mas certamente não comprarei uma quando trocar de micro. Quem migrou do Windows não sabe as agruras que alguns hardwares podem trazer no Linux. Uma situação que certamente mudará no futuro, com a consolidação e massificação do pingüim.