Controle Arcade no ubuntu 7.04 Fiesty Fawn

Iniciado por Anti-Exorcism Body, 12 de Outubro de 2007, 13:15

tópico anterior - próximo tópico

Anti-Exorcism Body

Começo minha segunda contribuição para a comunidade Ubuntu com um tópico que foi de minha dúvida à algumas horas atrás. Estava pensando em jogar os clássicos de arcade no meu lindo(e perfeito, diga-se de passagem) controle arcade de 10 botões mas logo veio a dúvida: "Como fazer tal proeza?"
Após uma noite mal dormida consegui fazer o Ubuntu identificar e calibrar o controle de arcade. Nada de extrema dificuldade. Eu agi da seguinte maneira:

1. Conectei o adaptador que acompanhava o controle arcade na porta paralela(a porta da impressora) juntamente com o controle.

2. Abri um terminal e digitei os seguintes comandos:

sudo rmmod lp
sudo modprobe gamecon  map=0,7,0,0,0,0

OBS.: O primeiro comando é para carregar o módulo da porta paralela. Já o segundo é para carregar o módulo que mapeia os controles na porta paralela.

3. Testei o controle via o comando abaixo:

jstest /dev/input/js0

OBS.: Quando fiz isso aqui no meu PC não funcionou de primeira. Dizia que eu teria que instalar um programa via apt-get. Não me preocupei com o problema e fiz o que o erro me indicava a fazer. Tipo, tive que fazer o download de um programa para fazer o teste do controle mas não se preocupem pois ele dá o comando necessário para você baixar o programa via terminal.

4. Depois disso você calibra o controle e pronto! Você já pode usar o controle arcade em seus emuladores.

Algumas considerações

Para deixar permanentemente os módulos carregados, você teria que editar o arquivo /etc/modules. Comente a carga do módulo "lp" e inclua o módulo gamecon mapeando quantos tipos de gamepad precisar, no meu caso eu instalei somente um gamepad de playstation, já que o meu controle de arcade foi fabricado nessa arquitetura.

Aqui seguem os comandos para tornar permanente o carregamento dos módulos:

Para vc editar o arquivos /etc/modules:

sudo gedit /etc/modules

Comente o módulo lp para liberar a porta paralela e inclua o módulo gamecon:

#lp
gamecon map=0,7,0,0,0,0

Para quem desconhece o adaptador do qual eu me refiro, vide imagem abaixo:

Bem pessoal, foi isso que eu fiz para conseguir jogar com o meu controle de arcade no Ubuntu 7.04 Fiesty Fawn. Espero ter ajudado e se tiver mais informações sobre o tema eu postarei aqui. Agradeço desde já comentários sobre o meu post! ;D
"Liberto o que jamais esteve encarcerado"