Virtualização do WIndows, Dúvidas!!

Iniciado por costa, 09 de Outubro de 2007, 11:17

tópico anterior - próximo tópico

costa

Olá!

Pode parecer loucura, mas instalei o "Windows XP" no Ubuntu 7.04, virtualizado pelo Virtual Box.

A minha dúvida é a seguinte:

- Se caso eu venha pegar um vírus no Windows...o meu Linux sofrerá com essa "infecção" ?

Devem se perguntar:

- O cara instalou o Ubuntu e ainda usa o WIndows?!?! ??? ???

Alguns programas só tenho conhecimento no Windows( infelizmente  :-[ )

Por isso pessoal, que tenho essa dúvida. Peguei um vírus!! Vai me prejudicar no Linux???

Até!! ;)

vinicius_aleao

#1
Bom, em primeiro lugar, acho que ninguém vai lhe crucificar por usar o Windows, não! Agora, se a sua intenção é ir diminuindo aos poucos a dependência desse sistema, você pode dizer quais são os programas que você só conhece de lá e talvez possamos indicar similares do mundo linux. E quanto à sua pergunta: até onde li aqui pelo fórum, se você pegar um vírus por lá, pode ser que a sua máquina virtual -- o seu windows emulado -- tenha problemas, mas eles não passarão pro linux. O máximo que você terá que fazer é apagar o seu windows virtual e criar um novo.

Isso eu sei pelo que li por aqui, porque nunca usei máquina virtual, mas se alguém souber de algo mais... toda ajuda é bem vinda, não é mesmo?

Abraços.

costa


Milton Ferreira da Silva

Citação de: costa online 09 de Outubro de 2007, 14:45
agradeço sua resposta!
:)
Voce pode fazer uma copiar do arquivo da máquina virtual, inclusive gravar em um dvd e caso o windows fique bichado é só colocar no lugar a cópia, não precisando fazer uma nova instalação. Pode também roda-la   
em outro computador. A pasta padrão do virtual box  é oculta e fica em  /home/usuario/.VirtualBox. O nome é por exemplo windows xp.vdi ( depende do nome que você deu ao windows na criação da maquina virtual).

nichrs

#4
Bem, todos sabemos que o Win é um sistema mais inseguro do que andar em uma camada de 2 dedos de gelo, quando se trata de vírus. Eu recomendo que você faça o mesmo que eu: mantenha um bom antivírus e anti-spy sempre atualizados, dentro do Win, e tente acessar a internet por ele só em última hipótese.

Infelizmente tem vários programas que eu tenho que ainda usar no Win, como o Office (o OppenOffice quebra as formatações por completo, então profissionalmente e pra facul, sem chances de usar ele), e o Microsoft Web Expression (tá faltando editor decente de páginas pro Ubuntu, que não seja só no código ou os fraquíssimos NVU e Kompozer, mas eu acredito que ainda chegará o dia que a Adobe irá abrir o olho e lançar o Dremweaver pro Lin).

Nada disso requer que eu entre na internet. Faço o que preciso no Win via VirtualBox, transfiro os arquivos pela pasta compartilhada e pronto. Qualquer consulta etc, faço pela internet do Ubuntu (lembrando que o ctrl+v do ubuntu funciona no Win do VirtualBox e vice versa).

Nunca deu problema aqui de vírus ou spy no meu Win emulado. Mesmo assim, eu duvido muito que os vírus do Win emulado afetem seu Ubuntu.

Citação de: vinicius_aleao online 09 de Outubro de 2007, 14:15
Bom, em primeiro lugar, acho que ninguém vai lhe crucificar por usar o Windows, não!

Ninguém irá crucificar e, cá entre nós, ninguém sequer tem esse direito, a não ser no dia que o Linux estiver em pé de igualdade com o Windows em termos de softwares.

vinicius_aleao

CitarNinguém irá crucificar e, cá entre nós, ninguém sequer tem esse direito, a não ser no dia que o Linux estiver em pé de igualdade com o Windows em termos de softwares.

Muito menos nesse dia. Hoje, que somos a minoria, as pessoas crucificam. Tanto é que quando algum amigo meu fica sabendo que eu uso Linux e BrOffice, eles mostram interesse -- ou porque acham estranho, desnecessário, ou exótico. Veja o que você mesmo disse: "O OpenOffice quebra as formatações por completo", exatamente porque o que parece certo é usar o MS Office, e não o OpenOffice. Por que não dizer "O MS Office não reconhece direito as formatações do OpenOffice"? Exatamente por isso: os estranhos, os "errados" somos nós. Entenda, não estou lhe criticando, estou apenas lembrando de que toda moeda tem dois lados. Eu aposto que, se um dia o mercado estiver 50% para OpenOffice e 50% para MS Office, será normal utilizar um ou outro. Nesse dia, as pessoas irão perguntar: "Eu te mando o documento em docx ou em odt?", tudo naturalmente.

Agora, se analisarmos tecnicamente, o "errado" seria o MS Office, porque não utiliza os padrões ISO. Veja que aí a discussão já muda de rumo completamente. Na verdade, acho que devemos bater palmas (não que você não faça, eu tenho certeza que sim) para o pessoal do OpenOffice porque o mérito de se conseguir ler arquivos em doc, xls, etc. é todo dele, porque a MS não move uma palha a respeito (óbvio).

Ainda uma outra questão técnica. Muitas vezes, o OpenOffice "bagunça" os docs porque a MS Office não possui certos recursos de formatação que o OpenOffice possui, como é o caso dos estilos de página. É por isso que quando eu preciso salvar em doc para passar para outra pessoa, eu utilizo apenas o estilo padrão de página, porque se não o MS Office vai achar que é tudo a mesma coisa, e aí a desgraça tá feita. Mas se o seu caso é só de impressão do documento em outro computador, basta fazer um pdf. Agora, se você precisa salvar em doc para que outra pessoa modifique em outro lugar, aí tudo bem, não dá para obrigar todo mundo a ajeitar os probleminhas que aparecem. Por último: se for porque você prefere mesmo o MS Office, então menos ainda: tá no seu direito e ninguém pode lhe privar de fazer o que quiser.

Abraço!

nichrs

Sempre que eu vou passar documentos já finalizados, sempre faço no Open e salvo em PDF. O problema é que tem muito documento (principalmente na facul, como trabalhos em grupo, monografias, etc) que precisam ser alterados o tempo todo, por varias pessoas, não apenas no meu pc, então tenho que usar o Office, pois se o Oppen tocar, bagunça tudo.

E eu bato palmas sim para o Oppen. Até pareceu, relendo minha mensagem, que eu sou pró Windows. Não é isso (senão o que eu estou fazendo em uma comunidade Linux? o). Eu sou um enorme admirador do Ubuntu, prefiro usar ele, tanto que hoje so tenho o Ubuntu no meu notebook, partição inteira dele, e o Win XP somente via VirtualBox. Mas por outro lado eu também não sou daqueles que fica metendo pau a torto e direito no Windows. Há casos e há casos. O Ubuntu em vários pontos é melhor que o Win, pontos estes que me fizeram ter migrado, mas ainda existem muitos pontos que o Ubuntu infelizmente é humilhado pelo Win.

Mas acredito que ainda chegará o dia que estaremos em pé de igualdade. A distância para mim hoje é muito grande entre os dois, mas o Win só terá sua nova versão em 2010. Até lá 6 versões do Ubuntu terão saído. E se for o mesmo fracasso do WinVista, pode aposentar o Win que o Ubuntu passa fácil.

vinicius_aleao

CitarMas acredito que ainda chegará o dia que estaremos em pé de igualdade. A distância para mim hoje é muito grande entre os dois, mas o Win só terá sua nova versão em 2010. Até lá 6 versões do Ubuntu terão saído. E se for o mesmo fracasso do WinVista, pode aposentar o Win que o Ubuntu passa fácil.

É verdade, é verdade. Engraçado que, se a gente for analisar, o Windows cresce aos saltos, enquanto o Linux cresce aos pouquinhos, mas sempre, como numa linha contínua.

Intruder_A6

Citação de: vinicius_aleao online 31 de Outubro de 2007, 19:25
CitarMas acredito que ainda chegará o dia que estaremos em pé de igualdade. A distância para mim hoje é muito grande entre os dois, mas o Win só terá sua nova versão em 2010. Até lá 6 versões do Ubuntu terão saído. E se for o mesmo fracasso do WinVista, pode aposentar o Win que o Ubuntu passa fácil.

É verdade, é verdade. Engraçado que, se a gente for analisar, o Windows cresce aos saltos, enquanto o Linux cresce aos pouquinhos, mas sempre, como numa linha contínua.

Nem sempre, às vezes anda para trás ( veja o caso do A Perder de Vista ).

vinicius_aleao

CitarNem sempre, às vezes anda para trás ( veja o caso do A Perder de Vista ).

??? Não entendi, Intruder. O "A Perder de Vista" era um link que não pegou?

Intruder_A6

Eu acho que o tal de Janelas "A Perder de Vista" é um retrocesso em relação ao Janelas XP.

vinicius_aleao

Ah, tá! É que, da maneira como você colocou, ficou parecendo que havia um texto sobre o Vista com esse nome, ou qualquer coisa assim.  ;D

Shakmatton

Olá.
Recentemente instalei esse VirtualBox, mas estou um tanto frustrado pelo fato de não ter acesso a quase nada dele (pra vcs terem uma idéia, ele detectou uma placa Intel - logo eu, que na verdade uso AMD) e tá assim, não consegui nem compartilhar (marquei pra compartilihar minha pasta /media/sda1 que lá dentro dá acesso ao Win Xp que tenho em Dual-boot, mas o Win xp que quero emular não reconhece nada)...
Queria saber se alguém poderia me indicar um link/tutorial/solução para o caso...

Obrigado.